terça-feira, 30 de agosto de 2022

NOTÍCIA: COMO NÃO PERDER OS GUIMARÃES ROSA DA INFÂNCIA - (FRAGMENTO) - PATRÍCIA GOMES - COM GABARITO

 Notícia: Como não perder os Guimarães Rosa da infância – Fragmento

             Patrícia Gomes

        Um dia, o neto do educador Severino Antônio o puxou para fora de casa. Queria se deitar no chão de braços abertos para ver o céu estrelado. Intrigado com o que via, virou-se para o avô e perguntou: “Quem é a peixa mãe de todas as estrelas?”. Se o céu é um mar, o menino estava mais do que certo de ter essa dúvida. “Isso é Guimarães Rosa puro”, emociona-se o avô. “Nas minhas aulas, pego frases ditas por crianças e atribuo a um grande autor. Ninguém duvida que eu esteja falando a verdade”, diz ele, que é professor de redação e leitura, literatura, poesia [...].

        “Todas as crianças são questionadoras, filosóficas e poéticas. Elas não são folhas em branco, são seres em formação”, diz Antônio. Mas os sistemas escolares e até mesmo os professores acabam inundando alunos muito novos com modelos pré-moldados que os desestimulam a agir conforme sua natureza, acredita. “É comum crianças perguntarem coisas como: ‘quem é o Deus de Deus?’ ou ‘quando nasceu o mundo?’. São questionamentos levados pela mais alta filosofia. Não podemos deixar que isso se perca.”

        [...]

GOMES, Patrícia. Publicada em: 7 maio 2013. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/educacao/como-nao-perder-os-guimaraes-rosa-da-infancia,f95ce42f44f7e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html.  Acesso em: 5 nov. 2015. (Fragmento).

      Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 254.

Entendendo a notícia:

01 – Com base no texto, caracterize a produção literária do escritor modernista mineiro Guimarães Rosa (1908-1967).

      Segundo o texto, Guimarães Rosa é um autor “questionador”, “filosófico” e “poético”, qualidades atribuídas às crianças, com as quais foi comparado.

02 – Que função tem o artigo os no título do texto?

      Com o artigo, o substantivo próprio torna-se comum e passa a designar não uma pessoa específica, mas sim um tipo de pessoa: aquela que é criativa e poética.

03 – Explique a analogia (comparação) feita pelo neto do educador.

      A criança comparou o céu a um mar e imaginou que as estrelas surgissem a partir de um ser, “a peixa mãe”.

04 – Por que essa analogia autoriza uma relação entre a criança e Guimarães Rosa?

      Essa analogia mostraria uma visão inusitada e poética do mundo, semelhante às que aparecem nas obras do autor mineiro.

05 – Peixe é um substantivo epiceno. Que recursos linguísticos o garoto empregou para indicar um peixe do sexo feminino?

      A indicação do sexo feminino deu-se com o uso do artigo feminino a, do emprego de uma desinência nominal de feminino acrescentada ao radical da palavra peixe e do acompanhamento desta pelo termo mãe, de gênero feminino, usado como determinante.

06 – Identifique no caderno a função do artigo indefinido em um dia e relacione-a ao uso comum dessa expressão.

      O artigo indefinido um é usado para indicar indeterminação, sugerindo que um dia é “qualquer dia”.

07 – Existe diferença de sentido entre as expressões nas minhas aulas, usada pelo educador, e em minhas aulas? Justifique.

      Não; trata-se de uma simples questão estilística, uma vez que o pronome possessivo já determina o substantivo, e o uso do artigo antes dele é opcional.

08 – Releia a frase que inicia o segundo parágrafo: “Todas as crianças são questionadoras, filosóficas e poéticas”. No português contemporâneo brasileiro, qual das formulações a seguir é mais adequada como equivalente da expressão destacada: toda a criança, toda criança ou ambas? Justifique sua resposta.

      No português contemporâneo do Brasil, a equivalência mais adequada com a expressão todas as crianças se dá com a formulação toda criança, uma vez que esta também contém a ideia de generalização. Já toda a criança equivale mais usualmente a “a criança inteira”.

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