Texto: As várias formas de comunicação
Ruth Rocha e Otávio Roth
Quando uma abelha quer contar às outras
onde ela encontrou uma porção de flores, cheinhas de mel, executa uma espécie
de dança, que é a forma que ela usa para se comunicar.
Os animais, embora não falem, têm
formas sofisticadas de comunicação.
As baleias, por exemplo, emitem um
canto prolongado, que atravessa os oceanos.
Os cães conseguem não só comunicar-se
entre si, como até mesmo comunicar-se com seus donos.
As crianças também se comunicam, antes
mesmo de saber falar, por gestos, por ruídos, por expressões.
O adulto, mesmo sabendo falar, também
se comunica por gestos. O gesto de levantar ou abaixar o polegar é compreendido
por todos, desde o tempo dos romanos. O aceno de quem vai embora, o sorriso, o
abanar da cabeça, para dizer sim ou não, são formas de comunicação que
dispensam a palavra, embora variem de significado, de um povo para outro.
Os surdos-mudos possuem dois tipos de
linguagem. Ambas se valem de gestos das mãos.
Não são apenas os gestos que comunicam
sem palavras.
Até a maneira de uma pessoa se vestir
ou se enfeitar pode ser considerada uma forma de comunicação.
A música é uma outra forma de
comunicação. Ela transmite estados de espírito: alegria, tristeza, romantismo
ou entusiasmo.
Quando a música é acompanhada de letra,
pode emitir uma mensagem específica, que vai desde as ingênuas canções infantis
até os mais exaltados hinos patrióticos.
O sonho do entendimento universal está
ainda longe de se realizar.
No entanto, a busca de uma linguagem
que possa ser compreendida por todos é constante.
Hoje, em todas as cidades do mundo,
encontramos sinais de trânsito, avisos que proíbem o fumo, indicações para
toaletes masculinos ou femininos, praticamente iguais.
Adaptado de: Ruth
Rocha & Otávio Roth. O livro dos gestos e dos símbolos. São Paulo:
Melhoramentos, s.d.
Fonte: Português –
Palavra Aberta – 5ª série – Isabel Cabral – Atual Editora – São Paulo, 1995. p.
21-23.
Entendendo o texto:
01 – Leia, com atenção, as
seguintes frases. Reescreva os trechos, substituindo as palavras destacadas por
outra de sentidos equivalentes:
a) Os animais têm formas sofisticadas de comunicação.
Aprimoradas.
b) Os dois tipos de linguagem dos surdos-mudos se valem de gestos das mãos.
Utilizam.
02 – “Quando a música é
acompanhada de letra, pode emitir
uma mensagem específica, que
vai desde as ingênuas canções
infantis até os mais exaltados
hinos patrióticos.”
a) Quando alguém emite uma mensagem, está mandando ou recebendo a mensagem?
Mandando.
b) O contrário de mensagem específica é mensagem geral. Tente explicar o significado de específica.
Uma mensagem específica é mais determinada.
c) A palavra exaltado apresenta vários significados. Escolha uma que melhor substitui exaltado no texto.
Vivo, ardente.
d) Escreva duas frases, usando a palavra exaltado com sentidos diferentes do texto.
Resposta pessoal do aluno.
03 – De acordo com o texto,
podemos afirmar que apenas os seres humanos se comunicam? Justifique sua
resposta.
Não. “Os animais,
embora não falem, têm formas sofisticadas de comunicação.”
04 – “O gesto de levantar ou abaixar o polegar é compreendido por todos,
desde o tempo dos romanos.” Na época dos romanos, há muitos séculos,
existiam muitos jogos, em grandes estádios, parecidos com os estádios de
futebol de hoje. Só que, em vez de jogarem uma bola, alguns romanos lutavam
para todos assistirem. No final da luta, o perdedor dependia do gesto de “levantar
ou abaixar o polegar” do imperador. Se o imperador abaixasse o polegar, o
perdedor deveria morrer. Se o imperador levantasse o polegar, o perdedor
poderia viver. E hoje? Qual é o significado desses dois gestos?
Positivo e
negativo.
05 – “Até a maneira de uma pessoa se vestir ou se enfeitar pode ser
considerada uma forma de comunicação.” Que tipo de informação podemos ter a
respeito de uma pessoa pela observação de suas roupas?
O seu jeito de
ser, a sua situação sócio econômica, se segue ou não a moda, se é ou não mais
tímida, etc.
06 – O texto “As várias formas de comunicação” é um
exemplo de comunicação através da linguagem verbal escrita. Em seu caderno, dê
exemplos de situações em que a comunicação é feita através da linguagem verbal
escrita.
Resposta pessoal
do aluno.