quarta-feira, 15 de maio de 2024

ORTOGRAFIA: AFIM / A FIM - COM ATIVIDADES GABARITADAS

 ORTOGRAFIA: AFIM / A FIM

Afim ou a fim? Essa é uma dúvida que surge quando precisamos usar um desses termos. Além de serem escritos de formas diferentes, eles também têm sentidos diferentes. Desse modo, afim” é um adjetivo e significa “semelhante”, já a fim de” é uma locução prepositiva e indica finalidade. Além disso, “afim” tem como plural “afins”, ao passo que “a fim de” é invariável.

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5S-VW7LoElVr-kSyC0j4NBOyH_aJuwhC2GI9xnjLrPCWglrgg8STc2Sh7300ULSl-7xRUI_6xw00lLfI85AT8vXoE9B9cnSl6oEMXeNoOltXVy8nXx6ZIutdrcBj_SW-IhcJWn_LOGL_cT-emTXYAuIHeldszvRcS6EYfAouo7xqKO9_Lu2l-uS3hpUQ/s320/a-fim-ou-afim-qual-e-a-diferenca.jpg

Quando usar “afim”?

O termo “afim” é um adjetivo, portanto, caracteriza um substantivo. Seus sinônimos são: semelhante, igual, análogo, parecido.

Observe os seguintes exemplos:

Tínhamos uma sensibilidade afim, mais um sinal de que podíamos viver juntos.

Ou seja: Tínhamos uma sensibilidade semelhante, mais um sinal de que podíamos viver juntos.

Sua vida era afim com a daqueles de seu tempo.

Isto é: Sua vida era parecida com a (vida) daqueles de seu tempo.

Quando usar “a fim”?

A expressão “a fim de” é uma locução prepositiva. É usada para indicar uma finalidade, um objetivo. Pode ser substituída pela preposição “para”.

Veja os seguintes exemplos:

A fim de impedir a greve dos servidores, a governadora reuniu-se com os líderes da classe.

Ou seja: Para impedir a greve dos servidores, a governadora reuniu-se com os líderes da classe.

Eu estou muito a fim de conhecer a cultura ianomâmi.

Isto é: Eu (quero muito, tenho o objetivo de) conhecer a cultura ianomâmi.

ATIVIDADES

01. Complete as frases com afim ou a fim.

     a) Os alunos esforçaram-se  a fim de conseguir a aprovação.

     b) Não éramos  a fim  daquele tipo de música.

     c) A viagem foi realizada  a fim  de promover um acordo entre os países.

     d) Nossas intenções foram afins, mas tudo mudou.

     e) A professora insistiu no silêncio a fim de iniciar a aula.

 

02. Quais das alternativas possuem o uso correto dos termos afim e a fim de?

     I- Tínhamos ideias a fins. Viajei afim de reencontrá-lo.

    II – Tínhamos ideias afins. Viajei a fim de reencontrá-lo.

   III – Tínhamos ideias afins. Viajei afim de reencontrá-lo.

   VI – Tínhamos ideias a fins. Viajei a fim de reencontrá-lo.

 

03. Reciclar os dejetos oriundos das criações e dos refugos das plantações deve ser encarado não como custo ou gasto “a mais”, mas sim como uma excelente oportunidade de gerar toda ou parte da energia necessária para executar as atividades econômicas (…) O termo em negrito pode ser substituído, sem prejuízo do sentido e da correção, por:

a) afim

b) a fim de

c) afins

d) a fins de

e) afim de 

 

04. Todas as alternativas seguintes empregam o uso adequado dos termos “afim”, “afins” e “a fim”, com exceção de:

a) Estou muito a fim de tomar sorvete com você, mas tem que ser de morango.

b) Não podemos condená-lo por estar afim de sair de um casamento tão infeliz.

c) Os formulários são afins, não vejo por que ela deveria preencher os dois.

d) Os operários compartilham sentimento afim no tocante à redução dos salários.

e) A fim de chamar sua atenção, acabei comportando-me de forma tão desprezível. 

05. Use os termos “afim”, “a fim” ou “afins” para preencher as lacunas do texto seguinte.

Lívio sabia que, ______ de comprar uma passagem para Portugal, seu amigo Rodolfo trabalhara em vários lugares. Os empregos, no entanto, eram ______, pois Rodolfo não podia afastar-se de sua grande paixão: a comida. Assim, trabalhou em um restaurante, em uma pizzaria, em uma sorveteria e até em um sushi bar. E quando chegou à terra de Camões, a primeira coisa que fez foi comer uma bacalhoada, ______ de sentir o sabor lusitano do qual sua mãe portuguesa sempre falava. A sequência correta de preenchimento das lacunas é:

a) afim, afins, a fim.

b) a fim, afim, afins.

c) afim, afim, afim.

d) a fim, afins, a fim.

e) afim, afins, afim.

 

 

ORTOGRAFIA: SENÃO / SE NÃO - COM ATIVIDADES GABARITADAS

 ORTOGRAFIA:  SENÃO / SE NÃO

SENÃO – é usado equivalendo a:

·        do contrário.

Saía daí, senão vai se molhar.

·        a não ser.

Não faz outra coisa senão reclamar.

·        mas sim.

Não tive a intenção de exigir, senão de pedir.

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8Owzv3dPWC1Be9I_TeaEF07ozPlWAJGAXobXz4FQ3kRnZBO6U0a9yw0H4SDy89myK2NelUMHyri_Qny0NydN6cOtSgHtbDW6hO5pP_0P_P9GC2yGhKt4IWgmxJpCmaMQMYVkL52Pg6VANmY5PXiJCTcVooqQNdcXGT3RgjRrqyv_w8hYMJMMoLzEMVgQ/s320/senao.png

SE NÃO – é usado equivalendo a caso não.

                  Esperarei mais um pouco; se não vier, irei embora.

Fonte: Gramática: Teoria e Exercícios.– Paschoalin & Spadoto – Teoria – São Paulo: FTD, 1996. p.392-3.

ATIVIDADES

01. Complete as frases com senão ou se não.

a.   Chorarei muito ______________ voltares. se não

b.   Corre, ___________ ele te acerta. senão

c.   Não faz nada _________ estudar. senão

     02. Assinale a opção que completa as frases adequadamente:

           I. Se não
          II. Senão

          a) ( I ) _______________ estudar, não será aprovada.

          b) ( II ) Estude, ____________ será reprovada.

          c) ( II ) Ande logo, __________você vai se atrasar.

          d) ( I ) Iremos à praia _____________ chover.

          e) ( I ) ___________ forem à praia, avise-me.

 

 

 

terça-feira, 14 de maio de 2024

CLASSIFICAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES E COMPOSTO - COM GABARITO

 CLASSIFICAÇÃO DO PERÍODO

 

SIMPLES -  De acordo com o número de orações o período pode ser quando possui apenas uma oração.

Oração: O bandido da moto nos incomodou na sala de aula.

Verbo: incomodou

Oração: Uma forte chuva vai cair daqui a pouco.

Locução verbal: vai cair

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqO76RP1EOZTfYOY2Nr3W-MSsVcCc1zkmtUZtBT_-HjozUJIu_UtHwjLH5U1q01Ys9itZYSP68N2zeU178UrXZmgye7KTQONbJz874RlYO7JjFCcWtdsOMuxPfTODKyfdoDXtMvRbfzku17NoO8ApVlxjpb1l3qCrUDbnB8ApzJTZUp7ZxbBs7J9oqFwI/s1600/PERIODO.jpg


COMPOSTO – quando possui duas ou mais orações.

Oração: As crianças pularam/ quando foi marcado o gol.

1ª oração – verbo

2ª oração – locução verbal

Oração: Era madrugada/não havia gente na rua/começava a garoar.

1ª oração – verbo

2ª oração – verbo

3ª oração – locução verbal

Fonte: Gramática: Teoria e Exercícios.– Paschoalin & Spadoto – Teoria – São Paulo: FTD, 1996. p.170- 171.


ATIVIDADES

01. Forme frases organizando os seguintes conjuntos de palavras:

a.   alunos os saíram todos cedo

Todos os alunos saíram cedo.

b.   escola na lançaram novo um jornal

Lançaram um novo jornal na escola.

c.   criação homem do linguagem a é

A linguagem é criação do homem.

02. Construa uma frase contendo as duas palavras de cada item. Resposta pessoal

a. tesoura / desenho

b. povo / eleição

   c. prefeito / avenida

   d. homem / guerra

        03. Frase declarativa afirmativa: Sorriram para mim. Transforme a mesma frase em:

          - frase declarativa negativa; Não sorriram para mim.

        - frase interrogativa; Sorriram para mim?

         - frase exclamativa; Sorriram para mim!

         - frase imperativa. Sorriram para mim.

04. Classifique as frases abaixo de acordo com a entonação.

        a. Quem está aí? Interrogativa

        b. Que tamanho de lua! Exclamativa

        c. por favor, quietos! Imperativa

        d. Não foi esta a palavra dita. Declarativa negativa.

        e. Fique tranquilo. Imperativa.

        f. Já para cama, menino! Imperativa.

05. Assinale as frases nominais.

      a. Encantadora a menina.

      b. O sol surgiu radiante.

      c. Ninguém viu o acidente.

      d. Que noites difíceis!

      e. Maravilhoso o lugar.

06. Transforme as frases nominais em frases verbais, acrescentando-lhes verbos.

          Modelo: Belo som. / Ouvi um belo som.

a.   Barulho infernal. Fizeram um barulho infernal.

b.   Fantástico gol. Marcaram aquele fantástico gol.

c.   Fogo. Gritou-se fogo.

d.   Calor intenso. Faz calor intenso.

  07. Transforme as frases verbais em frases nominais.

        a. O dia está quente. O movimento é intenso. Homens, mulheres e crianças andam pelas calçadas. Os carros, nas ruas, buzinam.

             Dia quente. Movimento intenso. Homens, mulheres e crianças nas calçadas. Buzinas de carros nas ruas.

       b. A população comemorava na praça grande era a festa, o amarelo da camisa da seleção era o mesmo amarelo das bandeiras que se agitavam.

            A população na praça: grande festa, o amarelo da camisa da seleção, o mesmo amarelo das bandeiras agitadas.

c.A chuva caía pesada, o céu estava escuro, mas era riscado por bonitos e assustadores relâmpagos.

            A chuva pesada, o céu escuro, mas riscado por bonitos e assustadores relâmpagos.

    08. Identifique os verbos e classifique cada período em simples ou composto.

     a. As crianças descobrem mundos fascinantes na leitura.

          Período Simples

     b. O sindicalista fez um bonito discurso no Dia do Trabalho.

          Período Simples

      c.“Conceição, porém, nunca vira o afilhado”. (Raquel de Queirós) Período Simples

     d. “O prato ficou sublime.” (Mário de Andrade) Período Simples

     e. “Parece desligado, e observa tudo.” (Carlos Drummond de Andrade)  Período Composto

     f. ”Dormia-se a sono solto por todas aquelas casa.”(Trindade Coelho) Período Simples

     g. “Ninguém se lembrava que tivesse dado folhas nem flor, a árvore enorme que havia séculos servia de forca...” (Raul Brandão)

       Período Composto

     h. “Fui eu que vi o Cruzeiro erguer-se do mar e mais tarde chegar até o horizonte de minha varanda.” (Rubem Braga)

      Período Composto

segunda-feira, 13 de maio de 2024

POEMA: PRECISA-SE - ISAAC LIBERMANN - COM GABARITO

 POEMA: Precisa-se

      Isaac Libermann    

            
De pessoas que tenham os pés na terra e a cabeça nas estrelas.
Capazes de sonhar, sem medo dos sonhos.
Tão idealistas que transformem seus sonhos em metas.
Pessoas tão práticas que sejam capazes de transformar suas metas em realidade.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHYWJ_qjZcPLX30abmnoy-4gVjQ88rwdx0x-7zDoYkhnGvUiu8wkBb1qsZbN4V1KrX6pZNdzg5V1X7caw52mvEo8-pjGa5bfm85QlXOQD1kE0Au4TeVcTd927s09e4mBlfmKABys8E77ANNvUtnCCu85h09a2H2g-6nKCvU3pi5Ofv7-mkeFz0v65nPck/s1600/PESSOAS.jpg

Pessoas determinadas que nunca abram mão de construir seus destinos e arquitetar suas vidas.
Que não temam mudanças e saibam tirar proveito delas.
Que tornem seu trabalho objeto de prazer e uma porção substancial de realização pessoal.
Que percebam, na visão e na missão de suas vidas profissionais, de suas dedicações humanistas em prol da humanidade, um forte impulso para sua própria motivação.
Pessoas com dignidade, que se conduzam com coerência em seus discursos, seus atos, suas crenças e seus valores.
Precisa-se de pessoas que questionem, não pela simples contestação, mas pela necessidade íntima de só aplicar as melhores ideias.
Pessoas que mostrem sua face de parceiros legais. Sem se mostrarem superiores nem inferiores. Mas... iguais.
Precisa-se de pessoas ávidas por aprender e que se orgulhem de absorver o novo.
Pessoas de coragem para abrir caminhos, enfrentar desafios, criar soluções, correr riscos calculados. Sem medo de errar.
Precisa-se de pessoas que construam suas equipes e se integrem nelas.
Que não tomem para si o poder, mas saibam compartilhá-lo.
Pessoas que não se empolguem com seu próprio brilho. Mas com o brilho do resultado alcançado em conjunto.
Precisa-se de pessoas que enxerguem as árvores. Mas também prestem atenção na magia das florestas.
Que tenham percepção do todo e da parte.
Seres humanos justos, que inspirem confiança e demonstrem confiança nos parceiros.
Estimulando-os, energizando-os, sem receio que lhe façam sombra, mas sim se orgulhando deles.
Precisa-se de pessoas que criem em torno de si um ambiente de entusiasmo
De liberdade, de responsabilidade, de determinação,
De respeito e de amizade.
Precisa-se de seres racionais. Tão racionais que compreendam que sua realização pessoal está atrelada à vazão de suas emoções.
É na emoção que encontramos a razão de viver.
Precisa-se de gente que saiba administrar COISAS e liderar PESSOAS.
Precisa-se urgentemente de um novo ser.

 

Entendendo o texto

01. Qual é o tema principal do poema "Precisa-se" de Isaac Libermann?

       a) A importância do trabalho em equipe.

       b) As qualidades desejáveis em indivíduos para construir um mundo melhor.

       c) A busca por realizações pessoais.

       d) A valorização da razão sobre a emoção.

02. O que o poema destaca como características desejáveis nas pessoas descritas?

       a) Praticidade e ausência de sonhos.

       b) Coragem para enfrentar desafios.

       c) Superioridade em relação aos outros.

       d) Resistência a mudanças.

03. Como as pessoas ideais descritas no poema lidam com suas metas?

       a) Transformam sonhos em obstáculos.

       b) Transformam metas em desistências.

       c) Transformam sonhos em metas e metas em realidade.

       d) Ignoram sonhos e metas.

04. Segundo o poema, qual é a importância da emoção na vida das pessoas ideais?

       a) A emoção é irrelevante para a realização pessoal.

       b) A realização pessoal está atrelada à expressão das emoções.

       c) As emoções devem ser ignoradas para o sucesso profissional.

       d) A razão é mais importante do que as emoções.

05. Como as pessoas descritas no poema devem se conduzir em relação aos outros?

         a) Demonstrando superioridade.

         b) Questionando constantemente as ideias dos outros.

         c) Conduzindo-se com dignidade e respeito.

         d) Ignorando as equipes.

 

06. O que o poema enfatiza sobre a importância do trabalho das pessoas ideais?

        a) Deve ser apenas uma obrigação.

        b) Deve ser um objeto de prazer e realização pessoal.

        c) Deve ser encarado com indiferença.

        d) Deve ser motivo de orgulho pessoal.

07. Qual é a principal mensagem transmitida pelo poema em relação às relações interpessoais?

       a) As pessoas ideais devem se isolar.

       b) As pessoas ideais devem liderar sem compartilhar o poder.

       c) As pessoas ideais devem criar um ambiente de entusiasmo e amizade.

       d) As pessoas ideais devem evitar a confiança nos parceiros.

08. Como as pessoas ideais devem lidar com suas emoções, segundo o poema?

      a) Ignorá-las completamente.

      b) Administrá-las de forma racional.

      c) Deixar que as emoções dominem suas ações.

      d) Manter distância das emoções.

09. O que o poema sugere sobre a relação entre a realização pessoal e a percepção do todo?

      a) A realização pessoal não está relacionada à percepção do todo.

     b) A percepção do todo é crucial para a realização pessoal.

     c) A realização pessoal depende apenas das coisas materiais.

     d) A percepção do todo é irrelevante para a realização pessoal.

10. Qual é o apelo final do poema em relação à busca por um "novo ser"?

      a) Um apelo por conformidade.

      b) Um apelo por mudança e melhoria pessoal.

      c) Um apelo por isolamento.

      d) Um apelo por resistência às transformações.