Editorial: Atenção ao pedestre – Fragmento
Pesquisa mostra pico de movimento às
12hs e, SP, com 52% de deslocamentos a pé
A cena tornou-se comum em locais de São
Paulo com concentração de arranha-céus comerciais [...]: por volta do meio-dia,
milhares de pessoas descem à rua para almoçar. Muitos vão ao banco, à escola
dos filhos ou tratar de outros compromissos e problemas do cotidiano. [...]
Nada menos que 5,2 milhões de pessoas
iniciam viagens entre as 12hs e as 13hs. Se isso não chega a causar os maiores
congestionamentos do dia, é porque as movimentações são de curta duração e em
grande número feitas a pé.
O troféu dos engarrafamentos ainda
permanece com o horário das 7hs. Como muitas das viagens em curso nesse momento
começaram bem antes, os cidadãos em trânsito geram cifras ainda mais espantosos
– 6,9 milhões de pessoas transitando ao mesmo tempo.
De toda maneira, o novo pico das 12hs
merece entrar no foco do poder público. Uma das razões é a predominância de
pedestres. Se ao longo do dia os deslocamentos a pé perfazem32% do total, na
hora do almoço eles somam 52%.
Não raro essa grande concentração de
gente a andar extravasa a superfície da calçada, que se torna pequena para
acomodar a todos. As pessoas passam a descer para o leito carroçável da via, com
o que se expõem a risco maior de atropelamento e contribuem para conturbar o
trânsito de veículos.
Parece evidente que, onde houver
gargalos, o poder público deve considerar a ampliação dos passeios e a melhoria
dos pisos. Medidas para acalmar ou restringir o tráfego de automóveis também
podem impor-se como soluções locais.
Outra providência possível seria
aumentar o tempo de travessia nas faixas com semáforos para pedestres. Quem anda
a pé pela cidade já teve a experiência de precisar correr para completar o
percurso até o lado oposto, tão exíguos são os intervalos reservados para os
bípedes atravessarem a pista. [...].
ATENÇÃO ao pedestre.
Folha de S. Paulo, 6 jul. 2019. Dispensável em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/07/atencao-ao-pedestre.shtml.
Acesso em: 13 jul. 2019.
Entendendo o editorial:
01 – Qual é o principal pico
de movimento de pedestres em São Paulo mencionado no editorial?
O principal pico de movimento de
pedestres em São Paulo ocorre ao meio-dia, entre as 12hs e as 13hs, quando
milhares de pessoas saem às ruas para almoçar e resolver outros compromissos.
02 – Quantas pessoas iniciam
viagens entre as 12hs e as 13hs em São Paulo?
Entre as 12hs e
as 13hs, 5,2 milhões de pessoas iniciam viagens em São Paulo.
03 – Qual horário é mencionado
como o de maior congestionamento em São Paulo?
O horário das 7hs
é mencionado como o de maior congestionamento em São Paulo.
04 – Quantas pessoas estão em
trânsito ao mesmo tempo durante o horário das 7hs em São Paulo?
Durante o horário das 7hs, 6,9 milhões de
pessoas estão em trânsito ao mesmo tempo em São Paulo.
05 – Qual a porcentagem de
deslocamentos a pé ao longo do dia em São Paulo e qual a porcentagem durante o
horário do almoço?
Ao longo do dia, 32% dos deslocamentos em
São Paulo são feitos a pé, enquanto durante o horário do almoço essa
porcentagem sobe para 52%.
06 – Quais medidas o editorial
sugere para melhorar a segurança dos pedestres durante o pico das 12hs?
O editorial
sugere que o poder público deve considerar a ampliação dos passeios, a melhoria
dos pisos, medidas para acalmar ou restringir o tráfego de automóveis e
aumentar o tempo de travessia nas faixas com semáforos para pedestres.
07 – Por que a concentração de
pedestres nas ruas durante o horário do almoço é um problema, segundo o editorial?
A concentração de
pedestres durante o horário do almoço é um problema porque a superfície da
calçada se torna insuficiente para acomodar todos, fazendo com que muitos
pedestres desçam para o leito carroçável da via. Isso os expõe a maior risco de
atropelamento e contribui para conturbar o trânsito de veículos.