domingo, 7 de agosto de 2022

NOTÍCIA: CIENTISTA PORTUGUÊS CRIA SISTEMA PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA - GILBERTO COSTA - COM GABARITO

 Notícia: Cientista português cria sistema para facilitar a comunicação de pessoas com deficiência motora

              Gilberto Costa

        Lisboa – Um recurso tecnológico desenvolvido pelo engenheiro eletrônico do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra (UC), Gabriel Pires, permite que pessoas com deficiência, que perderam a mobilidade nos braços e nas pernas, resgatem a possibilidade de se comunicar usando apenas o movimento das pálpebras.

        A interface é formada por um computador portátil ligado a eletrodos que captam as ondas cerebrais acionadas com o piscar dos olhos. Os sinais são amplificados e reconhecidos por um software especial. A tecnologia permite ao usuário formar palavras e frases usando um sistema que mostra as letras de forma aleatória, escolhidas com o movimento das pálpebras.

        “É como se fosse uma antiga máquina de escrever”, esclarece Gabriel Pires. Segundo ele, o dispositivo ainda permite ao usuário ligar a televisão e as luzes, acionar alarmes via telefone, conduzir uma cadeira de rodas e realizar outras tarefas cotidianas, como conversar pelo computador ou enviar um e-mail.

        “É um novo canal de comunicação que se abre para pessoas sem mobilidade e que, apesar da deficiência, estão com a capacidade cognitiva intacta.”

        A interface já está sendo produzida por uma empresa austríaca e o ISR trabalha agora no aperfeiçoamento da tecnologia para “diminuir o tempo de comunicação e aumentar a usabilidade”. A pesquisa aproxima Portugal de centros de excelência para pesquisa neurocientífica, como os que existem na Alemanha e nos Estados Unidos.

        No Brasil, segundo dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 2% da população é formada por pessoas com deficiência motora severa, como tetraplégicos, com paralisia cerebral ou esclerose lateral amiotrófica. Essas pessoas têm direito a linhas de financiamento para aquisição de produtos e serviços de acessibilidade, conforme o “Programa Viver sem Limite”. 

        Disponível em: Agência Brasil: http://agenciabraasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-03/cientista-portugues-cria-sistema-para-facilitar-comunicacao-de-pessoas-com-deficiencia-motora. Acesso em: 9 jan. 2013.  

               Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 285-6.

Entendendo a notícia: 

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Interface: meio de que dispõe a pessoa para interagir com um programa ou sistema operacional; área compartilhada por dois dispositivos, sistemas ou programas que trocam dados ou sinais.

·        Eletrodo ou elétrodo: condutor que pode ser metálico pelo qual a corrente elétrica pode sair ou entrar em um sistema; cada uma das placas de um capacitor.

·        Software: qualquer programa de computador.

·        Capacidade cognitiva: capacidade de aquisição de conhecimento.

·        Esclerose lateral amiotrófica: doença que degenera os neurônios motores – células do sistema nervoso central que controlam os movimentos dos músculos.

02 – Copie no caderno a alternativa que classifica adequadamente o gênero do texto que você leu:

a)    Artigo de divulgação científica: tem o objetivo de divulgar informações científicas para o público em geral, e não para a comunidade científica especificamente.

b)    Artigo de opinião: defende o direito de pessoas com dificuldade motora a ter acesso a novas tecnologias.

c)    Notícia: divulga o desenvolvimento de um recurso tecnológico com o objetivo de auxiliar pessoas com deficiência motora.

d)    Relatório: apresenta dados e resultados de pesquisa a respeito do uso de recurso tecnológico especial para pessoas com deficiência motora.

Alternativa C. O texto é uma notícia divulgada no site Agência Brasil.

03 – No caderno, marque V para as alternativas que interpretam o texto adequadamente e F para as alternativas incorretas.

a)   O aparelho capta ondas cerebrais acionadas com o movimento das pálpebras. (V).

b)   O aparelho supre a perda cognitiva do usuário. (F).

c)   O aparelho permite que o usuário se comunique e realize algumas tarefas cotidianas. (V).

d)   O aparelho já está disponível no mercado para ser comercializado. (F).

      É necessário que a pessoa esteja com a capacidade cognitiva completa para fazer uso do aparelho. Não há texto referente à comercialização do aparelho.

04 – No lugar onde você vive, os serviços de acessibilidade estão garantidos para pessoas com deficiência? O que falta para que esses direitos sejam garantidos?

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Você já deve ter observado que algumas palavras se referem a outras, citadas anteriormente, para evitar repetições desnecessárias. A quais termos a palavra que se refere no trecho a seguir?

        “Um recurso tecnológico [...] permite que pessoas com deficiência, que perderam a mobilidade nos braços e nas pernas, resgatem a possibilidade de se comunicar usando apenas o movimento das pálpebras.”

      A palavra que se refere a pessoas com deficiência.

06 – Releia os trechos abaixo e identifique a que termo(s) cada que destacado se refere.

a)   A interface é formada por um computador portátil ligado a eletrodos que captam as ondas cerebrais acionadas com o piscar dos olhos.

Eletrodos.

b)   A tecnologia permite ao usuário formar palavras e frases usando um sistema que mostra as letras de forma aleatória, escolhidas com o movimento das pálpebras.

Um sistema.

c)   É um novo canal de comunicação que se abre para pessoas sem mobilidade [...].

Canal de comunicação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário