quinta-feira, 31 de agosto de 2017

OS DEZ MANDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

OS DEZ MANDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL


        Caro estudante, a leitura de um texto não é um mero ato de decifrar símbolos.        O ato de ler envolve não apenas a decodificação da mensagem, mas também a interação com o texto, produzindo sentidos durante a leitura. É nesse processo que se estabelece a interpretação textual, habilidade muito exigida pelo Enem e a chave para um bom resultado nesse exame. Muitas vezes, os elementos necessários para a resposta certa de uma questão encontram-se no próprio enunciado e, por nervosismo ou açodamento, o candidato não os percebe e erra. Faltam-lhe hábito de leitura e discernimento para enfrentar as questões com desembaraço e eficiência.

        Para interpretar bem um texto, o candidato precisa tirar o maior rendimento possível da leitura. O Enem é elaborado nessa perspectiva, pois a competência leitora é o que mais se exige do candidato.
        Sabe-se que não existe fórmula mágica para garantir uma boa interpretação de texto. Ler qualitativamente e manter-se atualizado acerca dos fatos nacionais e internacionais é um excelente exercício. O Enem também demanda a capacidade de ler gráficos, imagens, mapas e tabelas e de extrair desses elementos os dados para responder à certas questões. Mas a leitura do texto literário representa um desafio maior, naturalmente por ter uma linguagem própria, que exige sensibilidade e angústia especiais do candidato. Por isso é fundamental acostumar-se a ler textos literários em prosa e em versos a fim de aguçar a percepção e a sensibilidade. Apresentamos a seguir os dez mandamentos da interpretação textual elaborados pelo estudioso da nossa língua e gramático Evanildo Bechara.

Os dez mandamentos para análise de textos.

1 – Ler duas vezes o texto. A primeira para tomar contato com o assunto; a segunda para observar como o texto está articulado, desenvolvido.

2 – Observar que um parágrafo em relação ao outro pode indicar uma continuação ou uma conclusão ou, ainda, uma falsa oposição.

3 – Sublinhar, em cada parágrafo, a ideia mais importante (tópico frasal).

4 – Ler com muito cuidado os enunciados das questões para entender direito a intenção do que foi pedido.

5 – Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto, etc. Para não se confundir no momento de responder a questão.

6 – Escrever, ao lado de cada parágrafo ou de cada estrofe, a ideia mais importante contida neles.

7 – Não levar em consideração o que o autor quis dizer, e sim o que ele disse, escreveu.

8 – Se o enunciado mencionar tema ou ideia principal, deve-se examinar com atenção a introdução e ou a conclusão.

9 – Se o enunciado mencionar argumentação, deve preocupar-se com o desenvolvimento.


10 – Tomar cuidado com os vocábulos relatores (os que remetem a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, etc.).

EXERCÍCIOS SOBRE ESTRUTURA DAS PALAVRAS - COM GABARITO


EXERCÍCIOS  SOBRE ESTRUTURA DAS PALAVRAS

1. Assinale a opção em que há erro na identificação do elemento mórfico grifado:

a) compost
as: desinência de feminino;
b) 
quadrar: radical;
c) adot
ei vogal temática;
d) parec
eram: vogal temática;
e) influência: desinência de feminino.

2. Vocábulo onde existe desinência de gênero:

a) segredo;
b) curiosidade;
c) força;
d) verbo;
e) alheia.

3. Assinale a alternativa sem desinência temporal:

a) aplaudias;
b) acordou;
c) faltarás;
d) vivam;
e) cobrasses.

4. Na língua portuguesa é o elemento que contém o significado básico da palavra:

a) prefixo
b) tema
c) radical
d) desinência
e) Vogal temática

5.  Assinalar a alternativa correta. Na palavra “
EMPEDRAMENTO”:

a) o sufixo é ENTO
b) o prefixo é EMPE
c) o tema é PEDRA
d) o radical é EMPED.
e) o prefixo é MENTO

6. Assinale a opção em que se caracterizou ERRONEAMENTE o elemento mórfico em destaque.

a) Ameaçam – 
M – desinência número-pessoal
b) Seja – 
A – desinência modo-temporal
c) Maneira – 
A – desinência de gênero.
d) Informe – 
IN – prefixo.
e) Pode – E – vogal temática

7. Os elementos mórficos sublinhados estão corretamente classificados nos parênteses, EXCETO em:

a)  aluna (desinência de gênero);
b)  estudássemos (desinência modo-temporal);
c)  reanimava (desinência número-pessoal);
d)  deslealdade (sufixo);
e)  agitar (vogal temática).

8. “Achava natural que as gentilezas da esposa CHEGASSEM a cativar um homem”. Os elementos constitutivos da palavra destacada estão analisados corretamente, EXCETO:

a)  CHEG – radical;
b) A – vogal temática;
c)  CHEGA – tema;
d)  SSE – sufixo formador de verbo;
e)  M – desinência número-pessoal.
9. O elemento mórfico sublinhado NÃO é desinência de gênero, que marca o feminino, em:

a) tristonha;
b) rico;
c) telefonema;
d) perdedoras;
e) loba.

10. Assinale a opção em que nem todas as palavras são de um mesmo radical:

a) noite, anoitecer, noitada
b) luz, luzeiro, alumiar
c) pedra – pedreira - Pedro
d) festa, festeiro, festejar
e) riqueza, ricaço, enriquecer



TEXTO LITERÁRIO / TEXTO NÃO LITERÁRIO E GÊNERO LITERÁRIOS- QUESTÕES OBJETIVAS COM GABARITO

TEXTO LITERÁRIO / TEXTO NÃO LITERÁRIO E GÊNERO LITERÁRIOS


Gênero literário é uma categoria de composição literária. A classificação das obras literárias pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais e outros.
Na história, houve várias classificações de gêneros literários, de modo que não se pode determinar uma categorização de todas as obras seguindo uma abordagem comum. A divisão clássica é, desde a Antiguidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático.

O gênero lírico trata-se da manifestação de um eu lírico que expressa seu mundo interior, suas emoções, ideias e impressões. E um texto subjetivo, com predominância de pronomes e verbos em 1° pessoa e se faz, na maioria das vezes, em versos e explora a musicalidade das palavras.

Gênero Épico - O texto épico relata fatos históricos realizados pelos seres humanos no passado nas composições desse gênero há a presença de um narrador, que quase sempre conta uma história que envolve terceiros, os verbos e pronomes quase sempre estão na 3° pessoa, porque a história contada trata "dele" ou "deles" geralmente são longos e narram histórias de um povo e uma nação geralmente apresentam um tom de exaltação, de valorização de heróis e seus feitos, os poemas épicos intitulam-se epopeias um dos mais renomados poetas da nossa cultura é Luiz de Camões
Gênero Dramático enquanto o gênero épico valoriza seus heróis e feitos o gênero dramático expõe os conflitos da humanidade e a manifestação da miséria humana esse gênero foi feito para ser atuado e não narrado a historia e mostrada no palco o texto se desenvolve em diálogos, obrigando a uma sequência rigorosa das cenas e das relações de causa e consequência
 Gênero narrativos começaram a surgir no final da idade média, e começaram a ganhar mais prestigio com o declínio da epopeia, pode se dizer que todos os textos do gênero narrativo moderno são da família do gênero épico pois os dois se prestam a contar uma história ficcional qualquer um destes tem como enredo, as personagens, o espaço, o tempo, o ponto de vista da narrativa. Eles vão se diferenciar por critérios como origem, tamanho, tempo, espaço narrativo, número de personagens, etc.

Seguem, abaixo, modalidades textuais pertencentes ao gênero narrativo.

·   Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil.
·         Fábula: é um texto de carácter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
·       Epopeia ou Épico: é uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo. Três belos exemplos são Os Lusíadas, de Luís de Camões, Ilíada e Odisseia, de Homero.
·         Novela: é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevidade do conto. O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situações. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Kafka.
·     Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral e Boccaccio foi o primeiro a reproduzi-lo de forma escrita com a publicação de Decameron.  
·   Crônica: é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.
·       Ensaio: é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.
O que um texto literário e um texto não literário?

     Texto literário é todo aquele que contém conotações, ou seja, pode ser entendido e interpretado por diversos sentidos diferentes como é o caso da poesia, conto, crônica, novela, romance, teatro, etc...
     Já o não literário contém denotações, ou seja, o que está escrito é no sentido de dicionários, não permite outras interpretações. É o caso das notícias de jornal, os manuais de instrução, as bulas de remédios, esta explicação que estou dando, etc...
RESUMO

 Bom os textos literários, são aqueles que, em geral, têm o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética. Em geral, ocorre o predomínio da função emotiva e poética.
Exemplos de textos literários: poemas, romances literários, contos, telenovelas.
Os textos não literários pretendem informar o leitor de forma direta e objetiva, a partir de uma linguagem denotativa. A função referencial predomina nos textos não-literários.
Exemplos de textos não-literários: notícias e reportagens jornalísticas, textos de livros didáticos de História, Geografia, Ciências, textos científicos em geral, receitas culinárias, bulas de remédio. E gêneros literários são a classificação das obras literárias que pode ser desde gênero lírico que nada mais e do que uma expressão do mundo inteiro das suas ideias e impressões , ou do gênero épico que nada mais é do que uma narrativa de um história que pode ser desde um povo as guerras, viagens e etc., também tem o gênero dramático que e mais usado em peças teatrais e que contam fatos tristes como a miséria humana e por último o gênero narrativo que é o mais novo e o mais comum hoje em dia que simplesmente retrata novelas e histórias fictícias.


Texto Literário:
Poemas, romances literários, contos, lendas etc.

Características:
Linguagem conotativa (sentido figurado);
Presença da Função Poética (centra-se na mensagem e preocupa-se com a arrumação das palavras);
Presença da Função Emotiva (expressa sentimentos);
Presença de figuras de linguagens;
Musicalidade.

Texto não literário:
 Reportagens, receitas, livros didáticos etc.

Características:
Linguagem denotativa (sentido real);
Predomínio da Função Referencial (linguagem direta centrada na informação);
Linguagem impessoal (sem traços particulares, escrita em 3ª pessoa);
Fatos reais


GÊNEROS LITERÁRIOS - EXERCÍCIOS
Segundo o site Wikipédia:

01) O gênero lírico na maioria das vezes é expresso pela:

a) Poesia.
b) Jornal.
c) Cinema.
d) Show.
e) Novela.


02) O gênero dramático geralmente é composto de textos que foram escritos para serem encenados em forma de:

a) Música.
b) Peça de teatro.
c) Poesia.
d) Novela.
e) Cinema.


03) Soneto é um texto em poesia com:

a) 10 versos.
b) 12 versos.
c) 13 versos.
d) 14 versos.
e) 11 versos.


04) A sátira é um texto de caráter ridicularizador, podendo ser também uma crítica indireta a algum fato ou a alguém. Segundo o site, um bom exemplo pode ser:

a) Canção.
b) História.
c) Piada.
d) Filme.
e) Teatro.


05) Geralmente a fábula tem por finalidade transmitir:

a) Alguma lição de moral.
b) Alguma crítica.
c) Alguma estória.
d) Alguma mensagem.
e) Algum elogio.


06) Segundo Aristóteles, os gêneros literários são geralmente divididos em:

a) Real, ficção e comédia.
b) Narrativo, lírico e dramático.
c) Circo, Novela e teatro.
d) Real, sonho e filme.
e) Narrativo, subjetivo e adjetivo.


07) No gênero narrativo, as narrativas utilizam-se de diferentes linguagens. São elas:

a) Gestual, conto e romance.
b) Verbal, novela e crônica.
c) Romance, epopeia e novela.
d) Crônica, fábula e conto.
e) Verbal, gestual e visual.



08) Leia abaixo um soneto de Gregório de Matos:

"Um soneto começo em vosso gabo;
Contemos esta regra por primeira,
Já lá vão duas, e esta é a terceira,
Já este quartetinho está no cabo.

Na quinta torce agora a porca o rabo:
A sexta vá também desta maneira,
na sétima entro já com grã canseira,
E saio dos quartetos muito brabo.

Agora nos tercetos que direi?
Direi, que vós, Senhor, a mim me honrais,
Gabando-vos a vós, e eu fico um Rei.

Nesta vida um soneto já ditei,
Se desta agora escapo, nunca mais;
Louvado seja Deus, que o acabei".

Assinale a alternativa incorreta:

a) A sátira é um gênero que pretende despertar o riso do público.
b) Além do divertimento, a sátira pretende moralizar a sociedade.
c) Podemos afirmar que este gênero é conservador.
d) O conservadorismo da sátira está no fato que pretende punir, através do ridículo, aqueles que transgridem as leis sociais.
e) A sátira é um gênero revolucionário que pretende abolir as instituições estabelecidas como a Igreja e a Monarquia.


09) Ainda sobre o soneto acima, assinale a alternativa incorreta:

a) O poeta faz uma brincadeira com as próprias regras do soneto.
b) O personagem é satirizado pois não tem nenhuma qualidade digna de louvor, por isso, compor o poema é algo penoso e difícil para o poeta.
c) O personagem é cheio de virtudes, o que tornar extremamente difícil fazer-lhe um elogio à altura de suas qualidades.
d) O personagem é vítima da sátira, pois pretende obter honrarias (no caso um soneto) em sua homenagem para as quais ele não é digno.
e) Ao ridicularizar o personagem, o poeta mantém uma posição conservadora, pois repõe a ordem social no lugar.


10) O gênero épico é formado por obras (em verso ou em prosa) de extensão maior, em que um narrador apresenta personagens envolvidas em situações e eventos. As grandes navegações portuguesas a partir do século XVI também foram representadas em versos escritos na literatura portuguesa do século XVI. Qual o nome mais importante dessa época na literatura portuguesa?

a) José Saramago
b) Eça de Queiroz
c) Luís Vaz de Camões
d) Carlos Drummond de Andrade
e) Paulo Leminski

11) (Enem 2011)  É água que não acaba mais

Dados preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apontaram o Aquífero Alter do Chão como o maior depósito de água potável do planeta. Com volume estimado em 86 000 quilômetros cúbicos de água doce, a reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá. Essa quantidade de água será suficiente para abastecer a população mundial durante 500 anos, diz Milton Matta, geólogo da UFPA. Em termos comparativos, Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água do Aquífero Guarani (com 45 000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era a maior reserva subterrânea do mundo, distribuída por Brasa, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Época. Nº623. 26 abr. 2010.
Essa notícia, publicada em uma revista de grande circulação, apresenta resultados de uma pesquisa cientifica realizada por uma universidade brasileira. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial da linguagem predomina, porque o autor do texto prioriza
a) as suas opiniões, baseadas em fatos.   
b) os aspectos objetivos e precisos.   
c) os elementos de persuasão do leitor.   
d) os elementos estéticos na construção do texto.   
e) os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.   
 Gabarito!
A função referencial é determinada pela situação do discurso: o emissor tem a intenção de informar, de referir, de descrever uma situação, um estado de coisas, um acontecimento. No artigo, há o objetivo de informar o leitor sobre a importância da dimensão do Aquífero Alter do Chão, assim, o autor faz uso da  linguagem mais objetiva e precisa, como se afirma em [B]. 

PROFESSORES LISTAM ASSUNTOS QUE PODEM SER TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM

Professores listam  assuntos que podem ser tema da redação do Enem

Legado das Olimpíadas

A educadora Andrea Ramal, autora do livro 'Redação Excelente', aposta no tema, 
porque, além de ser uma questão de ampla discussão na sociedade, esta é a última
oportunidade de debatê-lo na prova antes que os jogos aconteçam. 
Uma sugestão é abordar exemplos concretos de outros países que já sediaram 
as olimpíadas.


Violência nos Estádios

Professora de redação do Colégio Pensi, Carolina Pavanelli considera
a violência nos estádios um tema latente. Ela sugere que o candidato 
analise as causas dessa violência e utilize exemplos para fundamentar 
argumentos e propor soluções. Problematizar o assunto proposto e 
sugerir soluções são exigências da prova aos candidatos, previstas no
edital.

Liberdade de Expressão

"A lei garante liberdade de expressão, mas é legitimo publicar o que se 
pensa mesmo ferindo crenças alheias?" A educadora Andrea Ramal
destaca que, apesar de a questão ter vindo à tona devido a um fato 
internacional (o atentado à revista "Charlie Hebdo", na França), 
liberdade de expressão é tema recorrente. Por isso, pode aparecer 
no Enem.

Redução da maioridade penal

O assunto é discutido no Congresso e nas ruas. Mas não se trata de 
um tema novo. Por isso, o estudante deve ter maturidade para 
dissertar a respeito, aposta Andrea Ramal. Segundo ela, é preciso
abordar a problemática que leva o menor ao crime. E não se deve
trazer convicções que firam direitos humanos, como defesa da pena
de morte.

Maus tratos aos animais

Questão difundida nas redes sociais. A professora Carolina Pavanelli, 
do Pensi, aconselha os alunos a abordar o tema de maneira criativa,
falando não só sobre animais domésticos, mas também citando
tráfico de animais silvestres e as condições de abate a que são submetidos 
animais criados para consumo. Sempre se atendo ao texto referência.

Justiça no Brasil




Emmeio a crise política e casos de linchamento,
 Carolina Pavanelli, professora do Pensi, aposta que o tema "justiça" pode ser cobrado. Ela sugere que o candidato escreva sobre investigações de corrupção como a operação Lava-Jato, mas também a 
deturpação da ideia de 'justiça' por pessoas que tentam punir supostos 
criminosos com as próprias mãos.


MÚSICA: ETNIA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

 MÚSICA : ETNIA

                

Somos todos juntos uma miscigenação
E não podemos fugir da nossa etnia
Índios, brancos, negros e mestiços
Nada de errado em seus princípios
O seu e o meu são iguais
Corre nas veias sem parar
Costumes, é folclore é tradição
Capoeira que rasga o chão
Samba que sai da favela acabada
É hip-hop na minha embolada.

É o povo na arte
É arte no povo
E não o povo na arte
De quem faz arte com o povo.
Por trás de algo que se esconde
Há sempre uma grande mina de conhecimentos
E sentimentos.

Não há mistérios em descobrir
O que você tem e o que gosta
Não há mistérios em descobrir
O que você é e o que você faz.

Maracatu psicodélico
Capoeira da pesada
Bumba meu rádio
Berimbau elétrico
Frevo, samba e cores
Cores unidas e alegria
Nada de errado em nossa etnia.

                                      Composição de Chico Science e Lucio Maia.
                               In: Chico Science & Nação Zumbi. Afrociberdelia.
                                                                                Sony Music, 1996.

1 – A letra dessa música fala de algumas manifestações culturais folclóricas brasileiras. Você consegue identifica-las?
      Maracatu, capoeira, bumba meu boi, frevo, samba, embolada.

2 – A música também afirma que folclore é tradição. Mas, ao mesmo tempo, mistura estas manifestações tão tradicionais, como maracatu, bumba meu boi, frevo, samba, com outras bem atuais. Quais os trechos em que essa mistura aparece?
      “Bumba meu rádio / Berimbau elétrico / É hip-hop na minha embolada.

3 – Misturar o importado com o nacional, o antigo com o moderno para resultar em algo diferente. Isso lhe lembra alguma coisa?
      Educador, recorde com os alunos o conceito de “antropofagia” estudado anteriormente.

4 – A antropofagia foi um conceito que se difundiu durante os anos 1920 com o Modernismo. Mas e atualmente? Será que ainda existem movimentos ou manifestações artísticas com esta característica?
      Levante possibilidades do repertório de conhecimento dos alunos. Em seguida, explique que a letra que eles acabaram de ler é um exemplo disso. Uma mistura de diferentes influências culturais tanto brasileiras como estrangeiras junto com rimas variadas, utilizando instrumentos antigos e modernos, manufaturados e tecnológicos.


                          

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

SIMULADO: NATURALISMO/REALISMO - COM GABARITO

01 – (PUC-RS):
               “... uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas, apregoava em tom arrastado e melancólico: “Fígado, rins e coração.” Era uma vendedeira de fatos de boi. (...) os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos, movimentos irascíveis, mordiam o ar, querendo morder os mosquitos.”
Nesse texto naturalista, Aluísio Azevedo enfatiza a:
      a) Patologia social.
      b) Brutalidade do quotidiano.
      c) despreocupação ética.
      d) Força da hereditariedade.
      e) Ação do meio social.

02 – (ITA-SP):
                        “Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “Olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. (...) deixou-se fitar e examinar. Só me perguntara o que era, se nunca os vira; eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra ideia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...”
O excerto acima faz pare do romance _______, cuja personagem feminina é____________.
     a) Memórias póstumas de Brás Cubas – Virgília.
     b) Dona Flor e seus dois maridos – Dona Flor.
     c) Dom Casmurro – Capitu.
     d) O cortiço – Rita Baiana.
     e) Senhora – Aurélia.

03 – (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de O Ateneu.
     a) Devido a apresentar uma estrutura bastante eclética, não se trata de um romance que tem uma classificação rigorosa como representante de uma ou outra tendência literária.
     b) Tem um narrador em primeira pessoa, Sérgio, que relata fatos ocorridos com ele no passado.
     c) A ação deste romance transcorre no ambiente fechado de um internato, onde convivem crianças, adolescentes, professores e empregados.
     d) A maioria das personagens do romance é apresentada de uma forma caricatural, realçando seus aspectos negativos.
     e) Em função de uma narrativa mais dinâmica, o autor abre mão da análise psicológica de personagens.

04 – (PUC-SP):
                         Ao leitor
        Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adorei a forma livre de um Sterne ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado.
         (...)
         ... evito contar o processo extraordinário que empreguei na composição destas Memórias, trabalhadas cá no outro mundo. Seria curioso, mas nimiamente extenso, e aliás desnecessário ao entendimento da obra. A obra em si mesma é tudo se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus.
                                                                                                     Machado de Assis.
     Indique três procedimentos empregados no processo de composição de Memorias póstumas de Brás Cubas, a partir da afirmação feita pelo narrador de que se trata de uma obra difusa e marcada pela forma livre.
                 1) Narração em primeira pessoa.
2) Capítulos curtíssimos.
3) Não-obediência à linearidade.

05 – (FEI-SP) Qual a obra da qual foi extraído o seguinte fragmento e quem a escreveu?
              “Ideia só! ideia sem pernas! As outras pernas não queriam correr nem andar. Muito depois é que saíram vagarosamente e lavaram-me à casa de Capitu. Quando ali cheguei, dei com ela na sala, na mesma sala, sentada na marquesa, almofada no regaço, cosendo em paz. Não me olhou no rosto, mas a furto e a medo, ou, se preferes a fraseologia do agregado, oblíqua e dissimulada.”
       a) Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas.
       b) Raul Pompéia – O Ateneu.
       c) José de Alencar – Senhora.
       d) Machado de Assis – Dom Casmurro.
       e) Visconde de Taunay – Inocência.

06 – (MACK-SP) O romance naturalista de Aluísio Azevedo, em sua busca de verossimilhança, baseou-se, mais de uma vez, em fatos realmente ocorridos. O “caso Capistrano” foi um crime que frequentou a crônica policial carioca da época, ocorrido por questões de honra.
Tal fato teria sido explorado em:
a) O mulato.
b) Uma lágrima de mulher.
c) Casa de pensão.
d) A mortalha de Alzira.
e) O cortiço.

07 – (UCS-RS) Embora tradicionalmente se considere o ano de 1893 como data final do realismo e suas manifestações no Brasil, sabe-se que, na verdade, durante os primeiros vinte anos do século XX, essa estética desenvolveu-se paralelamente:
a) Ao Romantismo e ao Parnasianismo.
b) Ao pré-Modernismo e ao Modernismo.
c) Ao Simbolismo e ao Modernismo.
d) Ao Simbolismo e ao Pré-Modernismo.
e) Ao Parnasianismo e ao Modernismo.

08 – (ITA-SP) Marque a opção que identifica autor e obra a que pertence o seguinte excerto:
               “(...) a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código.
               Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito do abastado e tísico, - uma pérola.”
a) José de Alencar – Senhora.
b) Raul Pompéia – O Ateneu.
c) Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha.
d) Jorge Amado – Jubiabá.
e) Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas.


09 – (FEI-SP) Observe o fragmento abaixo, pertencente à conhecida obra naturalista:
               “Uma escrava cafuza, a quitandeira Bertoleza, que lhe fornecia a comida, tendo perdido o homem com quem vivia amigada, recebe bem a aproximação de João Romão, logo tornado seu procurador e conselheiro.”
        Estamos nos referindo a:
a) Aluísio Azevedo – O cortiço.
b) Aluísio Azevedo – Casa de pensão.
c) Aluísio Azevedo – O mulato.
d) Machado de Assis – Quincas Borba.
e) Raul Pompéia – Canções sem metro.

10 – (MACK-SP) Sobre Dom Casmurro é correto afirmar que:
a) A partir dos ciúmes de Sancha, Escobar deixa de frequentar a casa de Betinho e Capitu.
b) Ezequiel, sem qualquer sombra de dúvida, apresenta semelhança física com Escobar.
c) Toda a narrativa é parcial, pois se desenvolve a parir da ótica da personagem-narrador, ou seja, Betinho.
d) Capitu, devido a seus “olhos de ressaca”, deixa claro o adultério cometido.
e) Dona Glória, mãe de Betinho, devido aos conselhos de José Dias, não chega a mandar o filho ao seminário.

11 – (MACK-SP):
               “Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça e, com certeza, a mais voluntariosa.”
Virgília, descrita acima, é personagem do romance machadiano, introdutor do Realismo no Brasil:
a) Memórias póstumas de Brás Cubas.
b) Dom Casmurro.
c) Memorial de Aires.
d) A mão e a luva.
e) Nenhuma das anteriores.


12 – (PUC-RS):
                      “Em vez de ir ao espelho, que pensais que fez Capitu? não vos esqueçais que estava sentada de costas para mim. Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos para ampará-la; o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela, rosto a rosto, mas trocados, os olhos de um na linha da boca do outro. Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. Cheguei a dizer que estava feia; nem esta razão a moveu.”
Na fase da análise psicologia e social, a ficção de Machado de Assis salienta, como ilustra o texto transcrito, a:
a) Hipocrisia social.
b) Vaidade egoísta.
c) Ambiguidade feminina.
d) Impossibilidade amorosa.
e) Insanidade velada.

13 – (PUC-RS):
                     “Ela saltou em meio da roda, com braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça (...) numa sofreguidão (...) carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante: já correndo de barriga empinada, já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite em que se não toma pé e nunca se encontra o fundo.”
O vocabulário do texto salienta os traços do:
a) Romantismo.
b) Realismo.
c) Naturalismo.
d) Impressionismo.
e) Modernismo.


14 – (MACK-SP):
           Em certa casa da Rua Cosme Velho
           (Que se abre no vazio)
           Venho visitar-te; e me recebes
           Na sala trastejada com simplicidade
           Onde pensamentos idos e vividos
           Perdem o amarelo
           De novo interrogando o céu e a noite.
           (...)
           Conheces a fundo
           A geologia moral dos Lobo Neves
           E essa espécie de olhos derramados
           Que não foram feitos para ciumentos.
           (...)

No poema de onde foi extraído o trecho acima, Carlos Drummond de Andrade rende sua homenagem a um outro autor, a quem ele carinhosamente chama de bruxo.

De quem se trata?
a) Mário de Andrade.
b) Machado de Assis.
c) Oswald de Andrade.
d) Manuel Bandeira.
e) José de Alencar.

15 – (UNICAMP-SP) A conhecida ironia de Machado de Assis fica evidente na seguinte passagem do romance Memórias póstumas de Brás Cubas:
            “... Marcela amou-se durante quinze meses e onze contos de réis (..)”.
Nesse, como em muitos outros trechos de seus romances, o escritor usa com maestria as palavras, obtendo, através de sua combinação, o efeito irônico desejado. Diga qual é a ironia presente na passagem citada e explique de que maneira Machado consegue obter o efeito irônico através das relações de significação que se estabelecem entre as palavras que ele escolheu.
      Verifica-se ironia no uso do verbo “amar” significando “por dinheiro”. As relações de significado entre as palavras escolhidas: número de meses e número de contos de réis.

16 – (FGV-SP) Brás Cubas, personagem central de Memórias póstumas de Brás Cubas, reencontra, a certa altura de sua vida, um velho amigo, antigo colega de escola, outrora rico e cheio de boas maneiras, agora em lastimável estado de miséria, a ponto de ser obrigado a viver nas escadarias de uma igreja.
            a)De quem se trata?
               Quincas Borba.
b)Que aconteceu no abraço de despedida entre ambos?
Quincas Borba rouba o relógio de Brás Cubas.

17 – (FGV-SP) Em O primo Basílio, Eça de Queirós faz uma crítica severa da sociedade lisboeta, salientando os defeitos de uma classe desta sociedade.
           a)Qual a classe descrita?
A classe burguesa.
b)Indique alguns dos defeitos apontados.
     Gente que vive de aparências; pessoas que prezam o luxo; mulheres fúteis; homens luxuriosos.

18 – (FEI-SP) Observe as afirmações abaixo e assinale as alternativas corretas:
I – O Realismo teve sua origem na França e foi apenas uma renovação no campo literário.
II – O escritor realista deve estudar o exterior dos indivíduos, interroga-los, analisar o meio e depois transcrever suas observações procurando ser, rigorosamente, impessoal.
III – Para o escritor realista o que importa é o que está fora de nós, o objeto captado pelos sentidos.
IV – O Realismo é uma obra de ataque à mentalidade burguesa, à ordem social, clerical e monárquica.
Podemos afirmar que:
a) I e IV estão corretas.
b) Somente IV está correta.
c) II, III e IV estão corretas.
d) Todas estão corretas.
e) N. D. A.

19 – (MACK-SP) Sobre Eça de Queirós, é incorreto afirmar que:
a) Em boa parte de sua obra, tem a intenção de oferecer um variado painel da sociedade portuguesa da época.
b) Seu romance O prima Basílio narra a inquietude de um personagem que, farto de civilização, resolve assumir uma vida mais simples.
c) Sua evolução como escritor também pode ser presenciada em alguns contos, verdadeiros modelos do gênero.
d) Sua prosa coloca-se como uma espécie de divisora linguística entre a tradição e a modernidade.
e) Com a publicação de O crime do padre Amaro, inicia-se a segunda fase de sua carreira, na qual expõe o ideário da geração de 70.


20 – (FUVEST-SP) Ao criticar O primo Basílio, Machado de Assis afirmou:
“(...) a Luísa é um caráter negativo, e no meio da ação ideada pelo ator, é antes um títere que uma pessoa moral”. Títere é um boneco mecânico, acionado por cordéis controlados por um manipulador. Nesse sentido, as personagens que, principalmente, manipulam Luísa, determinando-lhe o modo de agir, são:
a) Basílio e Juliana.
b) Jorge e Justina.
c) Jorge, Conselheiro Acácio e Juliana.
d) Basílio, Leopoldina e Conselheiro Acácio.

e) Jorge e Leopoldina.