Poema: Tempo
Elias José
Passou o tempo
de roubar amoras,
mangas , goiabas e mexericas
no quintal dos vizinhos.
mangas , goiabas e mexericas
no quintal dos vizinhos.
Passou o tempo de sonhar vitórias,
com sorriso de campeão
de futebol, basquete ou corrida de carro.
Passou o tempo de empinar pipas
e dar asas aos olhos e ao corpo
para soltar-me no espaço com elas.
Passou o tempo de não ter vergonha
de ser rei dos castelos de areia
ou de esconder tesouros de figurinhas,
bolinhas de gude e pedras preciosas.
Passou o tempo de caçar briga,
chamar pro braço ou xingar a mãe
e a raça toda do amigo-inimigo.
Chegou um tempo de sonhar com a noite
na cidade, com todas as luzes e sons
que ainda amedrontam quando chamam.
Chegou o tempo de brigar com o mundo,
sentir sufoco, calor nas mãos
e asas nos pés que querem sumir,
sair de casa e ganhar o mundo.
Chegou o tempo de pensar em namoradas
e sonhar com corpos e beijos
que vivem mais nos poemas que no real.
Cantigas de adolescer: 7 ed. São Paulo. Atual, 1993. p.40-1.
Fonte: Livro:
Português Linguagens – 6º ano – São Paulo: Atual, 2002. p.177-8.
Entendendo o poema:
01 – O poema intitula-se
“Tempo” e está organizado em duas partes: a primeira trata das lembranças do
passado e a segunda descreve o presente.
a)
Que estrofes do poema formam a primeira
parte?
A primeira parte
é formada pelas 1°, 2°, 3°, 4° e 5° estrofes.
b)
Quais estrofes formam a segunda parte?
A segunda parte é formada pelas 6°, 7° e 8°
estrofes.
c)
Em cada uma das partes, um único verbo inicia
todas as estrofes. Que verbos se repetem nas partes?
A primeira parte é iniciada pelo verbo passou e a segunda, pelo
verbo chegou.
02 – Compare as ações do eu
lírico na infância com as da atualidade, e responda:
a)
Em qual dos dois tempos o poeta tinha ou tem
uma relação mais concreta e direta com o mundo? Qual a razão disso?
No primeiro (passado), onde ele retrata a infância dele. Nela ele
não "tinha vergonha de ser rei dos castelos", por exemplo,
demonstrando que sua relação com o mundo, era mais direta.
b)
Em qual dos tempos o poeta tinha ou tem uma
relação com o mundo mais abstrata e indireta? Justifique a sua resposta.
No segundo (presente), onde as próprias ações indicam uma relação
mais abstrata com o mundo: sonhar com a noite, brigar com o mundo, sonhar com
namoradas irreais.
03 – O primeiro verso da primeira
estrofe de cada parte se repete quase inteiro nas estrofes seguintes. De uma
estrofe para outra, alteram-se apenas o segundo verbo e o objeto. Observe os
versos iniciais das duas primeiras estrofes.
·
Passou o tempo
de roubar amoras.
·
Passou o tempo
de sonhar vitórias.
Note que, nesses dois versos, os verbos são
transitivos diretos e seus complementos são objetos diretos.
Com os versos iniciais das estrofes seguintes, faça
um quadro semelhante em seu caderno. A seguir:
a)
Verifique, em
cada verso, se o segundo verbo é transitivo direto ou indireto.
Na primeira parte, o segundo verbo do primeiro
verso é sempre transitivo direto; na segunda parte, transitivo indireto.
b)
Verifique se o
complemento do segundo verbo é objeto direto ou objeto indireto.
Na primeira parte, é sempre objeto direto; na
segunda parte, objeto indireto.
c)
Conclua: Na
primeira parte predominam verbos transitivos diretos ou indiretos? E na
segunda?
Na primeira parte predominam verbos transitivos
diretos; na segunda parte, transitivos indiretos.
04 – No poema,
as relações do eu lírico com o mundo e o emprego de objetos podem ser
esquematizados desta forma:
Eu --- mundo= no passado – relação mais direta
– predomínio de verbos transitivos diretos.
Eu --- mundo = no presente – relação indireta
– predomínio de verbos transitivos indiretos.
De acordo com o texto e com o esquema,
quais das afirmativas seguintes correspondem a conclusões a que esse estudo do
poema possibilita chegar?
a)
Na primeira parte
do texto, que trata da infância, o poeta tem uma relação mais direta com o
mundo; na construção do texto, igualmente, predominam verbos transitivos
diretos e objetos diretos.
b)
Na primeira
parte do texto, que trata da infância, o poeta tem uma relação indireta e
abstrata com o mundo. Os verbos utilizados para construir essa ideia são,
predominantemente, transitivos diretos, e seus complementos são objetos
diretos.
c)
Na segunda parte
do texto, que trata da adolescência, o poeta tem uma relação mais indireta e
abstrata com o mundo. Os verbos utilizados para construir essa ideia são,
predominantemente, transitivos indiretos, e seus complementos são objetos
indiretos.
d)
Na segunda
parte do texto, que trata da adolescência, o poeta tem uma relação indireta e
concreta com o mundo; a estrutura do texto é construída, predominantemente, a
partir de verbos transitivos diretos e objetos diretos.