Tirinha: Sapo virando príncipe
Fernando Gonsales.
Níquel Náusea. Sapo virando príncipe.
Fonte: Língua
Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2
Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 350-1.
Entendendo a tirinha:
01 – A tira estabelece
intertextualidade com uma história infantil tradicional. Qual?
O conto de fadas
“A princesa e o sapo”.
02 – A princesa recorreu à
palavra bah! para
expressar sua frustração. A que classe gramatical essa palavra pertence? Como o
uso específico dessa classe se relaciona ao caráter apressado da princesa?
Trata-se de uma interjeição, classe
gramatical que expressa uma reação imediata, o que condiz com a ideia de
que a princesa é apressada.
03 – O humor da tira se dá
pela contraposição de dois campos distintos no que diz respeito à compreensão
da transformação do sapo. Quais são eles? Como se caracterizam?
A referência ao conto alude ao campo da
ficção (ou magia), em que a transformação do sapo em príncipe seria
imediata; e a referência à metamorfose do animal remete ao campo da ciência (ou
realidade).
04 – A qual desses campos se
vincula a conclusão do príncipe na última fala? Por quê?
Ao campo da ciência, já que ele se refere
à questão do estudo e do conhecimento teórico acerca dos sapos.
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