Música(Atividades): Lindo
Balão Azul
Carinha
de Anjo
Eu vivo sempre no mundo da Lua
Porque sou um cientista
O meu papo é futurista
É lunático
Eu vivo sempre no mundo da Lua
Tenho alma de artista
Sou um gênio
Sonhador e romântico
Eu vivo sempre no mundo da Lua
Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo
Ao infinito
Eu vivo sempre no mundo da Lua
Porque sou inteligente
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato
Pegar carona
Nessa cauda de cometa
Ver a Via Láctea
Estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde
Numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul
Pegar carona
Nessa cauda de cometa
Ver a Via Láctea
Estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde
Numa nebulosa
Voltar pra casa o nosso lindo balão azul
Pegar carona
Nessa cauda de cometa
Ver a Via Láctea
Estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde
Numa nebulosa
Voltar pra casa o nosso lindo balão azul
Pegar carona
Nessa cauda de cometa
Ver a Via Láctea
Estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde
Numa nebulosa
Voltar pra casa o nosso lindo balão azul
Nosso lindo Balão Azul
Lindo
Nosso lindo balão azul
Lindo, balão
Balão azul
Nosso lindo balão azul
Lindo, balão
Balão azul
Nosso lindo balão azul
Oh, oh, oh
Nosso lindo balão azul
Lindo, balão
Balão azul
Nosso lindo balão azul.
Entendendo a canção:
01 – Separe as sílabas das
palavras e classifique os encontros consonantais em ditongo ou hiato.
a.
Sou = sou - ditongo
b.
Gênio = gê-nio -
ditongo
c.
Aventureiro = a-ven-tu-rei-ro
- ditongo
d.
Primeiro = pri-mei-ro
- ditongo
e.
Cauda = cau-da -
ditongo
f.
Láctea = lác-te-a –
hiato
g.
Via = via - ditongo
h.
Tão = tão - ditongo
i.
Balão = ba-lão –
ditongo.
02 – Grife os verbos na
estrofe a seguir e indique se eles estão no presente, no passado ou no futuro.
Eu
vivo
sempre no mundo da Lua
Porque sou um cientista
O meu papo é futurista
É lunático.
Todos estão no
presente.
03 – “... Eu
vivo sempre no mundo da Lua...” a palavra destacada no verso é:
a. (X) um pronome
b. ( ) um verbo
c. ( ) um adjetivo
d. ( ) um substantivo.
04 – Na estrofe a seguir
grife quatro substantivos e
circule os adjetivos.
Tenho alma de artista
/Sou um gênio
Sonhador
e romântico
Eu vivo sempre no mundo da Lua
Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo
Ao infinito
05 – Analise a estrofe a
seguir e grife os verbos que estão no infinitivo:
Porque sou inteligente
Se você quer
vir com a gente
Venha que será um barato
Pegar carona
Nessa cauda de cometa
Ver
a Via Láctea
Estrada tão bonita
Brincar
de esconde-esconde
Numa nebulosa
Voltar
pra casa nosso lindo balão azul.
06 – Separe as sílabas das
palavras a seguir e classifique-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou
polissílaba.
a. Venha = ve-nha - dissílaba
b. Barato = ba-ra-to - trissílaba
c. Bonita = bo-ni-ta - trissílaba
d. Esconde = es-con-de - trissílaba
e. Nebulosa = ne-bu-lo-sa - polissílaba
f. Nosso = nos-so - dissílaba
g. Lindo = lin-do - dissílaba
h. Estrada = es-tra-da - trissílaba
i. Casa = ca-as - dissílaba
j. Numa = nu-ma - dissílaba
k. Inteligente = in-te-li-gen-te - polissílaba
l. Que = que - monossílaba
m. Sou = sou - monossílaba
07 – Explique porque a
personagem da música vive no mundo da lua?
Porque ele é um
cientista e estuda o universo.
08 – Quais são as qualidades
da personagem da história da música?
Ele é cientista,
futurista, lunático, artista, gênio, romântico, aventureiro e inteligente.
09 – As palavras que você
escreveu no exercício anterior são chamadas de:
a. (X) adjetivos.
b. ( ) substantivos.
c. ( ) pronomes
d. ( ) verbos
10 – Você conhece essa
música? Você gosta desse estilo? Comente o que você entendeu com a leitura da
música? Qual é a mensagem que ela transmite?
Resposta pessoal. A música traz uma
mensagem positiva e, convida as pessoas a viver a vida, brincar e se divertir.