sábado, 13 de agosto de 2022

ROMANCE: MÃOS DE CAVALO / "O CICLISTA URBANO" - (FRAGMENTO) - DANIEL GALERA - COM GABARITO

 Romance: Mãos de cavalo / “O Ciclista Urbano” – Fragmento

                   Daniel Galera

          Capa do livro Mãos de cavalo, de Daniel Galera. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Nessa obra, um cirurgião lembra fatos marcantes de sua infância e adolescência, em que se cruzam as sensações de heroísmo e covardia, e os associa ao presente, no qual ainda busca sua identidade.

        [...]

        Após esses segundos iniciais de avaliação do percurso, [...], o Ciclista Urbano se joga ladeira abaixo pedalando numa velocidade suicida que deixa perplexo qualquer observador.

        Com um punhado de giros nos pedais, a velocidade cresce tanto que a trepidação das rodas contra as pedras da rua se torna quase insuportável. Mas o Ciclista conhece bem aquele trecho e sabe que precisa aguentar com os pulsos firmes por mais alguns instantes até que, numa manobra angulosa para a esquerda que pareceria loucura a um ciclista comum, ele salta sobre o canteiro central da rua do Canteiro aproveitando um ponto rebaixado do meio-fio, cruza a pista oposta, sobe na calçada em trajetória diagonal por uma rampa de garagem e maneja com destreza o guidom da bicicleta para fazer uma rápida correção da roda para a direita, bem a tempo de evitar o choque frontal com um muro de cimento sem reboco cuja superfície parece bastante aderente a pedaços de pele e carne humana. É o primeiro ponto delicado, de um total de cinco, no percurso que ele completará hoje, supondo, é claro, que não haja surpresas. Atravessa agora as calçadas de cinco casas em sequência, sem grandes desníveis ou mudanças de terreno, de modo que o Ciclista se sente à vontade para relaxar por alguns segundos, reacomodar a palma das mãos nos manetes, afrouxar a tensão dos joelhos e cotovelos e apreciar rapidamente a vista até que o olhar trave na água do Guaíba lá longe, salpicada do branco das velas dos veleiros. À sua direita, agora, os quarteirões são ocupados por casas construídas há não mais de um ano, várias delas com a pintura e as telhas ainda imaculadas, separadas entre si por miniaturas de matas fechadas. À sua esquerda predomina um terreno árido coberto por longas faixas de areia dura, alaranjada e erodida que se estendem em declive até a base do morro e dão lugar a uma zona plana onde ruas rigorosamente retas delimitam quarteirões retangulares subdivididos em lotes à venda. [...]

GALERA, Daniel. Mãos de cavalo. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 11-12. (Fragmento).

      Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 303-4.

Entendendo o romance:

01 – Os demais capítulos do livro apresentam a narrativa em 1ª pessoa. Como o leitor reconhece, nesse capítulo, que o relato dos fatos se faz em 3ª pessoa?

      Pela flexão dos verbos, principalmente.

02 – Releia os três primeiros períodos do texto. Que efeito o narrador obtém com o uso da 3ª pessoa para referência a suas próprias ações, já que ele é o Ciclista Urbano?

      O uso da 3ª pessoa faz dele um personagem, aproximando o relato de suas experiências ao relato de aventuras ou ações dos personagens de ficção.

03 – No primeiro período, qual verbo sugere que o movimento feito com a bicicleta é extremamente rápido? Que outra expressão confirma essa característica?

      A forma verbal joga sugere rapidez, confirmada pela expressão velocidade suicida.

04 – O terceiro período é o mais longo do trecho. Qual foi o critério para a segmentação, isto é, para marcar seu começo e seu fim?

      O terceiro período agrupa todas as ações feitas para superar um determinado trecho do percurso, que é considerado “delicado”.

05 – Releia o seguinte trecho do mesmo período: “[...] ele salta sobre o canteiro central da rua do Canteiro [...], cruza a pista oposta, sobe na calçada em trajetória diagonal por uma rampa de garagem e maneja com destreza o guidom da bicicleta para fazer uma rápida correção da roda para a direita, bem a tempo de evitar o choque frontal [...]”. A escolha do tempo verbal descreve uma ação anterior, simultânea ou posterior ao momento da fala?

      Os verbos no presente do indicativo descrevem uma ação simultânea ao momento da fala.

06 – Que efeito se obtém com essa referência temporal?

      Os verbos no presente dão dinamismo às ações e levam o leitor a compartilhar as emoções do personagem.

07 – Compare agora o trecho lido com outra sequência do texto: “[...] o Ciclista se sente à vontade para relaxar por alguns segundos, reacomodar a palma das mãos nos manetes, afrouxar a tensão dos joelhos e cotovelos e apreciar rapidamente a vista”. Que impressão o conjunto dos verbos cria? Como ela contrasta com os verbos anteriores?

      Esses verbos criam a impressão de ações menos vigorosas, mais descontraídas, o que contrasta com a tensão do bloco anterior.

08 – A sequência de orações iniciadas por verbos no infinitivo, nesse trecho, sugere ações simultâneas ou progressivas? Como ela contribui para criar um ritmo diferente do que havia na narrativa?

      Sugere ações simultâneas e ajuda a criar um ritmo mais distenso, menos acelerado, que contrasta com o anterior.

09 – Releia os dois últimos períodos do texto. Que palavra indica que o Ciclista continua em movimento? Justifique.

      A palavra agora, que sugere uma mudança em relação ao momento e à paisagem anteriores.

10 – Por que o leitor tem a impressão de que o ritmo diminuiu?

      Porque o texto passa a descrever detalhadamente o cenário.

11 – Divida mentalmente o texto em duas partes: uma antes do verbo atravessar e outra depois. Em que se concentra o protagonista em cada uma delas?

      Na primeira parte, ele se concentra na condução da bicicleta; na segunda, um trecho menos acidentado, ele se concentra na paisagem.

12 – De que posição o leitor “vê” o protagonista: está longe ou próximo dele? Justifique sua resposta.

      O leitor está bastante próximo, parecendo acompanhá-lo na bicicleta, visto que experimenta rapidez e tensão, na primeira parte, bem como o relaxamento e a contemplação da paisagem, na segunda parte.

 

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