quarta-feira, 28 de junho de 2023

CARTA ABERTA A UM JOVEM (ESTUDANTE) - BEATRIZ SOFIA ALVES - COM GABARITO

CARTA ABERTA A UM JOVEM (ESTUDANTE)

Querido Estudante,

Não sei qual foi o motivo que te levou a ter curiosidade em ler esta carta. Talvez tenha sido o título, talvez tenha sido uma recomendação, talvez tenha sido o tédio ou talvez tenha sido o mero acaso. De qualquer forma, confesso que não me interesso particularmente pelo caminho que percorreste até chegar aqui. Importa-me, sim, o que poderás percorrer depois desta leitura.

Acho curioso falar de estudantes e de caminhos no mesmo parágrafo. Curioso mas, ao mesmo tempo, inevitável. Afinal, que outra palavra é capaz de descrever “estudante” melhor do que “viajante”? Espero que esta carta constitua um oásis revitalizante na tua jornada.

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Devo começar sem dúvida por te dar os parabéns. Aquilo a que estás sujeito diariamente é muitíssimo difícil de suportar. A matéria, os testes, os colegas, o clima à tua volta, o clima dentro de ti... Tenho a certeza de que já te aconteceu, por várias vezes, chegar a casa esgotado ao fim do dia e perguntares-te a ti mesmo, consumido pelo desespero: “Porque é que eu não consigo lidar com isto? Qual é o meu problema? O que é que eu faço?”. Agora, pela primeira vez, obterás respostas às tuas perguntas.

Por vezes não consegues lidar com esta vida de estudante por um motivo simples e que te é completamente alheio. Tu não és apenas um estudante: és um jovem. Isto é um problema? Não! Pelo contrário, é uma fase lindíssima e inesquecível da tua vida. O único problema é que há muitas coisas no nosso sistema de educação que se esquecem deste pequeno “detalhe”.

Enquanto estudante, é esperado que sejas capaz de definir equações cartesianas ao mesmo tempo que, enquanto jovem, é esperado que tenhas a capacidade de definir a tua personalidade. Enquanto estudante, é-te exigida uma análise demorada e cautelosa a excertos de Garrett acerca de corações partidos; enquanto jovem, tu próprio trazes dentro de ti, em algum momento, um coração partido que necessita de tempo e de cuidados. Enquanto estudante, vês-te obrigado a decorar como é o mundo. Mas, enquanto jovem, só queres uma pequena oportunidade para poder olhar para ele e compreender como funciona (não só o mundo exterior como também o mundo interior que tem vindo a florescer dentro de ti, de forma tão bonita e inexplicável). 

O teu problema? O teu problema é pura e simplesmente achares que tens um problema. Ultrapassado esse obstáculo e aceites os teus limites, serás capaz de ir muito mais além do que julgavas conseguir. Como mencionei há pouco, um novo mundo está a surgir dentro de ti, e é natural que este pareça demasiado complexo para se encaixar na superficialidade que te rodeia.

Os teus sonhos e as tuas ambições, a tua complexidade e as tuas asas...talvez os testes não sejam capazes de as reconhecer agora, mas não as cortes por isso. Elas permitirão ao futuro brindar-te com momentos maravilhosos, que te farão olhar para trás e compreender que tudo isto valeu a pena. É certo que não é nada fácil alimentar o presente tumultuoso com um futuro eventualmente feliz...mas está provado que tu és bem capaz de aceitar grandes desafios. Aceita só mais este, pois pode fazer-te muito bem.

O que é que fazes? Como é que superas toda esta realidade afinal? Simples: sonha. Vê cada um dos dias difíceis como uma oportunidade de tornar o futuro mais simples. Constrói sobre cada barreira uma ponte e uma janela, para que possas olhar para trás e relembrar-te do que superaste. Acredita em ti, reconhece o teu valor. Afinal, há valores muito mais importantes do que os que aparecem no cabeçalho das folhas de teste...quantas pessoas além de ti se podem orgulhar de os ter?

Espero que estas palavras te possam acompanhar durante muito tempo e que, de alguma forma, te tenham dado sentido e te tenham feito sentir alguma coisa. Como o bom estudante que és, tenho a certeza que as compreendeste.
Agora é hora de ser um bom jovem e de as colocar em prática.

ALVES, Beatriz Sofia. Carta Aberta a um jovem (estudante). Inspiring Future, Portugal. Disponível em:

<https://inspiringfuture.pt/articles/carta-aberta-a-um-jovem-estudante>. Acesso em: 20 jun. 2018.

Fonte: Livro – Português – Conexão e Uso -7º Ano – Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho, Editora Saraiva, 1ª ed., São Paulo, 2018.p.272-4.

Exploração do texto

01.  A carta aberta que você leu é dirigida a um único destinatário? Por que isso acontece?

Não, é dirigida a qualquer jovem que a tenha em mãos. Isso acontece porque a carta aberta é de interesse coletivo e busca atingir o maior número de pessoas que possam se sentir atraídas pelo assunto que aborda.

02.  Qual é o assunto da carta?

A carta é constituída de conselhos a jovens alunos que têm dificuldade para lidar com questões relacionadas aos estudos

ou à própria vida.

03.  Uma carta aberta tem como principal finalidade expor um posicionamento perante um tema. Qual é o ponto de vista da autora da carta diante do tema que aborda?

A autora acredita que os desafios dos jovens de hoje podem ser superados e levar a momentos compensadores no futuro.

04.  Há outros objetivos para se escrever uma carta aberta. Anote no caderno quais dos relacionados a seguir se referem ao texto que estamos analisando.

 

a)   Alertar para um problema que envolve um indivíduo, um grupo de pessoas ou toda uma comunidade.

b)   Reivindicar mudança de uma situação a alguém que tenha poder de resolvê-la.

c)   Sensibilizar e levar um público maior a apoiar o ponto de vista defendido na carta.

    d) Servir como forma de protesto contra a situação abordada.

    e) Denunciar um fato ou uma situação, sugerir e reivindicar soluções.

     f) Levar os leitores a modificar uma maneira de pensar ou um comportamento.

 

05.  Seria possível motivar o jovem de outra forma? Responda dando um exemplo.

Resposta pessoal.

  

quinta-feira, 22 de junho de 2023

POEMA (FRAGMENTO): MANHÃ DE VERÃO - OLAVO BILAC - COM GABARITO

 POEMA(FRAG.): MANHÃ DE VERÃO

               Olavo Bilac

[…]

 

Diz a palmeira: “Invejo-a! ao vir a luz radiante,

Vem o vento agitar-me e desnastrar-me a coma:

E eu pelo vento envio ao seu cabelo ondeante

Todo o meu esplendor e todo o meu aroma!”

 

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E a floresta, que canta, e o sol, que abre a coroa

De ouro fulvo, espancando a matutina bruma,

E o lírio, que estremece, e o pássaro, que voa,

E a água, cheia de sons e de flocos de espuma,

 

Tudo, – a cor, o dano, o perfume e o gorjeio,

Tudo, elevando a voz, nesta manhã de estio,

Diz: “Pudesses dormir, poeta! no seu seio,

Curvo como este céu, manso como este rio!”

 

BILAC, Olavo. Alma inquieta. Belém: Núcleo de Educação a Distância da Universidade do Amazonas.

Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000245.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2018.

Fonte: Livro – Português – Conexão e Uso -7º Ano – Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho, Editora Saraiva, 1ª ed., São Paulo, 2018.p.268.

ENTENDENDO O POEMA

01. Sobre o que fala o eu poético?

 Ele ressalta a beleza da natureza ao amanhecer.

02. Existem figuras de linguagem que têm papel fundamental na organização do poema.

I.             Reconheça uma delas, que você já estudou, e explique por que ganha essa importância.

A personificação, pois o eu poético “conversa” com os elementos da natureza.

II.           A repetição da conjunção e na segunda estrofe reproduzida também tem papel fundamental na composição do poema. Que efeito ela traz?

Possibilidade: Reforça a ideia da acumulação sucessiva de visões da natureza, o que desperta a sensibilidade e emoção do leitor.

A figura de linguagem criada pela repetição de uma mesma conjunção chama-se polissíndeto.

 

REPORTAGEM: PESQUISADORES DESCOBREM ÚLTIMA REFEIÇÃO......VIVEU HÁ 5 MIL ANOS - SUPERINTERESSANTE -COM GABARITO

 REPORTAGEM: Pesquisadores descobrem última refeição de homem que viveu há 5 mil anos

Ötzi é uma das múmias mais antigas já descobertas – e fez uma refeição de rei antes de ser assassinado Ötzi, o Homem de Gelo, foi descoberto há quase 30 anos, com o corpo mumificado, nos Alpes orientais italianos. Ele é importantíssimo para a ciência, não só por ter vivido há mais de 5.300 anos, o que o torna uma das múmias mais antigas já descobertas, mas também por seu excelente estado de conservação [...].

 

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A mais recente  pesquisa liderada por Frank Maixner, do Instituto Eurac de Estudos de Múmia, desvendou qual foi a última refeição do Homem de Gelo: carnes selvagens de íbex (caprino que habita os Alpes) e de veado, trigo selvagem e vestígios de um tipo de samambaia.

Era a melhor última refeição que alguém poderia ter naquela época, muito variada e saudável. Por isso, os pesquisadores começaram a trabalhar com a hipótese de que Ötzi sabia bem o que estava fazendo. Uma  das teorias é de que ele estava se preparando para uma viagem pelas montanhas e comeu um banquete para aguentar o tranco da jornada.

[...]

SALI, Felipe. Pesquisadores descobrem última refeição de homem que viveu há 5 mil anos.

Superinteressante, 12 jul. 2018. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/pesquisadores-

descobrem-ultima-refeicao-de-homem-que-viveu-ha-5-mil-anos/>. Acesso em: 26 jul. 2018.

Fonte: Livro – Português – Conexão e Uso -7º Ano – Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho, Editora Saraiva, 1ª ed., São Paulo, 2018.p.224.

01. Por que o assunto mereceu ser objeto de uma matéria jornalística?

Porque é uma descoberta significativa encontrar um dado que parece impensável: o que comia um homem que viveu há milênios.

02. O que permitiu aos cientistas fazer essa descoberta?

O fato de a múmia estar muito bem conservada.

03. No trecho, aparecem muitas palavras que retomam o substantivo Ötzi. Quais são elas?

Homem de Gelo, ele, o (pronome oblíquo).

04. Releia o título da matéria. Nele aparece algum verbo transitivo? Se sim, qual é o seu complemento?

        Sim, o verbo descobrir é transitivo e pede o complemento última refeição de homem.

 

CONTO: F DE FRUSTAÇÃO - MOACYR SCLIAR - COM GABARITO

 CONTO: F de Frustração

               Moacyr Scliar

     Viajar, para muitos, é a grande realização; não viajar, para muitos, é a grande frustração.

     Havia um casal que tinha uma inveja terrível dos amigos turistas - especialmente dos que faziam tu­rismo no exterior: Ele, pequeno funcionário de uma grande firma, ela, professora primária, jamais tinham conseguido juntar o suficiente para viajar. Quando dava para as prestações das passagens não chegava para os dólares, e vice-versa; e assim, ano após ano, acabavam ficando em casa. Economizavam, compravam menos roupa, andavam só de ônibus, comiam menos - mas não conseguiam viajar para o exterior. Às vezes passavam uns dias na praia. E era tudo.

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Contudo, tamanha era a vontade que tinham de contar para os amigos sobre as maravilhas da Euro­pa, que acabaram bolando um plano. Todos os anos, no fim de janeiro, telefonavam aos amigos: estavam se despedindo, viajavam para o Velho Mundo. De fato, alguns dias depois começavam a chegar postais de cidades europeias, Roma, Veneza, Florença; e ao fim de um mês eles estavam de volta, convidando os amigos para verem os slides da viagem. E as coisas interessantes que contavam! Até dividiam os as­suntos: a ele cabia comentar os hotéis, os serviços aéreos, a cotação das moedas, e também o lado pito­resco das viagens; a ela tocava o lado erudito: comentários sobre os museus e locais históricos, peças teatrais que tinham visto. O filho, de dez anos, não contava nada, mas confirmava tudo; e suspirava quando os pais diziam:

    - Como fomos felizes em Florença!

     O que os amigos não conseguiam descobrir era de onde saíra o dinheiro para a viagem; um, mais indiscreto, chegou a perguntar. Os dois sorriram, misterio­sos, falaram numa herança e desconversaram.

     Depois é que ficou se sabendo.

     Não viajavam coisa alguma. Nem saíam da cidade. Ficavam trancados em casa durante todo o mês de férias. Ela ficava estudando os folhetos das compa­nhias de turismo, sobre - por exemplo - a cidade de Florença: a história de Florença, os museus de Florença, os monumentos de Florença. Ele, num peque­no laboratório fotográfico, montava slides, em que as imagens deles estavam superpostas a imagens de Florença. Escrevia os cartões-postais, colava neles selos usados com carimbos falsificados. Quanto ao menino, decorava as histórias contadas pelos pais para confirmá-las se necessário.

     Só saíam de casa tarde da noite. O menino, para fazer um pouco de exercício; ela, para fazer compras num supermercado distante; e ele, para depositar nas caixas de correspondência dos amigos os postais.

     Poderia ter durado muitos e muitos anos, esta história. Foi ela quem estragou tudo. Lá pelas tantas, cansou de ter marido pobre, que só lhe proporcionava excursões fingidas. Apaixonou-se por um piloto, que lhe prometeu muitas via­gens, para os lugares mais exóticos. E acabou pedindo divórcio.

     Beijaram-se pela última vez ao sair do escritório do advogado.

     - A verdade - disse ele - é que me diverti muito com a história toda.

     - Eu também me diverti muito - ela disse.

    - Fomos muito felizes em Florença - suspirou ele.

     - É verdade - ela disse, com lágrimas nos olhos. E prometeu-se que nunca mais iria a Florença.

 SCLIAR, Moacyr. Dicionário do viajante insólito. Porto Alegre L&PM, 1995 p. 29-31 © Herdeiros de Moacyr Scliar.

Fonte: Livro – Português – Conexão e Uso -7º Ano – Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho, Editora Saraiva, 1ª ed., São Paulo, 2018.p.206-208.

EXPLORAÇÃO DO TEXTO

01.   O livro Dicionário do viajante insólito, em que se insere esse conto, é composto de várias histórias e apontamentos de um pretenso viajante. Como você associa o nome do conto ao do livro?

 Espera-se que os alunos respondam que, tendo no título do livro a palavra dicionário, é de se esperar que os contos e apontamentos sejam organizados em ordem alfabética.

     02. Qual é o assunto do conto? Explique.

É a história de um casal que tinha vontade de viajar, mas não possuía condições financeiras. Com inveja dos amigos, o casal elabora um plano: finge as viagens de férias, contando as histórias para os amigos e até enviando a eles cartões-postais.

     03. O que motivava o estranho comportamento do casal?

      A vontade de viajar e de impressionar os amigos.

     04. Um conto tem poucos personagens, espaço e tempo restritos e um só conflito.

     a) Qual é o conflito do conto?

        A imensa vontade de viajar e não ter dinheiro para tal.

     b) O tempo é restrito no conto? Por que o autor teria feito essa opção?

        Não. A história abrange um tempo mais longo para que o narrador acompanhe fatos que se repetiram durante anos.

    05. Agora, analise os personagens do conto.

     a) Como o narrador se refere a eles?

         O narrador se refere a seus personagens tratando-os por ele, ela, e o menino (ou filho).

     b) Em sua opinião, por que isso ocorre?

         Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que, pelo fato de o conto narrar um acontecimento insólito, o que importa é esse acontecimento e não os personagens que aparecem na narrativa. Por esse motivo é que não são nomeados.

    06. Um conto se organiza em torno de um enredo. Localize os fatos que acontecem em cada uma das partes a seguir.

     a) Introdução

         O narrador apresenta o casal e fala da vontade deles de viajar pelo mundo.

    b) Ponto de mudança

        O casal resolve pôr em pratica um plano.

     c) Desenvolvimento

         O casal e o filho ficam escondidos em casa preparando-se para impactar os amigos com suas recordações de viagem; a mulher estuda pontos turísticos das cidades para onde viajariam; o marido prepara slides com imagens da viagem e falsifica selos para colocar nos cartões-postais; o filho apenas confirma aas historias contadas pelos pais; terminadas  as férias inventadas , o casal retorna e chama os amigos para contar suas aventuras nas cidades que fingiram visitar.

      d) Desfecho

         A mulher se apaixona por um piloto de avião que lhe promete viagens reais. Então separa-se do marido e termina a farsa..

    07. Você acha que o desfecho do conto surpreende o leitor? Por quê?

     Resposta pessoal. Possibilidade: Sim, pois com o desenvolvimento da narrativa, o leitor pode pensar que a história se encaminha para um final feliz (a família consegue fazer uma viagem de verdade) ou infeliz (a farsa é descoberta). Ao longo da narrativa, não há nada que leve o leitor a pensar que a mulher se apaixonaria por um piloto e conseguiria viajar.

     08. Como você entendeu a última frase do conto?

       Resposta pessoal.  Possibilidade: A mulher, que tanto se divertira em viagens inventadas, preparando a farsa e o relato aos amigos, possivelmente se pergunta se seria possível se divertir tanto em viagens reais.

     09. O narrador apenas narra a história ou participa dela?

       Apenas narra a história, sem ter participação alguma nos acontecimentos expostos.

   10.  Ao final de cada página das histórias que constam no livro Dicionário do viajante insólito, o autor cita uma reflexão sobre viagens e o nome de quem a teria feito. Leia, a seguir, algumas delas e comente com o professor e os colegas aquela que você considera a que melhor se relaciona ao conto que você leu.

    a) Viajar é conversar com os séculos. (Descartes)

   b) viajar não é necessário, a não ser para imaginações limitadas. (Colette)

   c) O turista não chega a conhecer as pessoas. Ele julga um lugar pelas diversões que oferece. (André Maurois)

   d) Só começamos a gostar de uma viagem três semanas depois de ter voltado. (George Ade)

   Resposta pessoal.

Recursos expressivos

01. Releia este trecho do conto.

          Viajar, para muitos, é a grande realização; não viajar, para muitos, é a grande frustração.

a)   Nessa frase, o narrador aproxima ideias semelhantes ou opostas entre si?

Aproxima ideias opostas.

b)   O narrador, nessa frase, utiliza uma figura de linguagem: a antítese. Leia a informação que está no quadro abaixo e, depois, responda:

Antítese é uma figura de linguagem que se caracteriza por opor duas ideias contrárias. Por exemplo: frio/quente; medo/coragem.

              Como a ideia de antítese é elaborada na frase?

             O narrador opõe a vontade de viajar e a frustração de não conseguir fazê-lo.

      02. Agora, releia o trecho seguinte e observe o uso dos tempos verbais.

Economizavam, compravam menos roupa, andavam só de ônibus, comiam menos – mas não conseguiam viajar para o exterior. Às vezes passavam uns dias na praia e era tudo.

a)   Que tempo verbal foi utilizado?

Pretérito imperfeito do indicativo.

b)   Com que intenção foi usado?

Foi usado para indicar ações habituais no passado.

03. Releia este trecho do terceiro parágrafo do conto.

      Contudo, tamanha era a vontade que tinham de contar aos amigos sobre as maravilhas da Europa, que acabaram bolando um plano. Todos os anos, no fim de janeiro, telefonavam aos amigos: estavam se despedindo, viajavam para o Velho Mundo. De fato, alguns dias depois começavam a chegar postais das cidades europeias, Roma, Veneza, Florença; e ao fim de um mês eles estavam de volta, convidando os amigos para verem os slides da viagem.

Que palavras ou expressões indicam a progressão temporal da narrativa?

Todos os anos, no fim de janeiro, alguns dias depois, no fim de um mês.

04. Adjetivos e advérbios são muito importantes em textos narrativos como o conto. Leia estes fragmentos e preste atenção aos adjetivos destacados.

Fragmento 1

Lá pelas tantas, cansou de ter marido pobre, que só lhe proporcionava excursões fingidas. Apaixonou-se por um piloto, que lhe prometeu muitas viagens, para os lugares mais exóticos.

Fragmento 2

Até dividiam os assuntos: a ele cabia comentar os hotéis, os serviços aéreos, a cotação das moedas, e também o lado pitoresco das viagens; a ela tocava o lado erudito: comentários sobre os museus e locais históricos, peças teatrais que tinham visto.

a)   Quais dos adjetivos destacados têm a função de qualificadores (descritivos, objetivos)?

aéreos, históricos, erudito, teatrais

b)   E quais podem ser considerados avaliadores (manifestam opinião, subjetivos)?

fingidas, pobre, exóticos, pitoresco

 

quarta-feira, 21 de junho de 2023

CRÔNICA: O MARRECO QUE PAGOU O PATO - CARLOS EDUARDO NOVAES - COM GABARITO

 CRÔNICA: O MARRECO QUE PAGOU O PATO

                    Carlos Eduardo Novaes

 Semana passada, São Paulo, apesar de toda fama de que não pode parar, parou. E não foi num congestionamento. Parou para discutir o caso do marreco Quércia e sua marreca Amélia, presos e engaiolados durante 24 horas sob a acusação de poluírem o meio ambiente. Diante do fato eu fico aqui pensando que os paulistas já devem ter resolvido todos os seus grandes problemas urbanos. Sim, claro: quando um povo começa a prender marrecos é porque não tem mais nada para fazer.

  

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O marreco Quércia - deixa-me explicar - ganha a vida honestamente como relações-públicas da casa Agro Dora, na Rua da Consolação, 208. Em seu trabalho passa os dias inteiros circulando pela calçada e atraindo fregueses para a loja. Na segunda-feira o gerente da loja foi surpreendido com a presença de um fiscal, que muito compenetrado perguntou se o marreco era de sua propriedade. Diante da resposta positiva, virou-se para o gerente e pediu:

"Seus documentos?". Leu atentamente um por um, devolveu-os e disse: "Agora deixe-me ver os documentos do marreco".

- O marreco não tem documentos - respondeu o gerente.

- Nenhum? Nem título de eleitor? Certificado de reservista? Nada? Então eu acho que vou ter que prender o seu marreco.

- O senhor não pode fazer uma coisa dessas - ponderou o gerente. - Não há nenhuma lei que obrigue marrecos a ter documento.

- Não há? - desconfiou o fiscal. - Então espere um momentinho.

Foi ao telefone e ligou para o chefe da repartição: "Alô, chefe? Encontrei um marreco passeando pela rua sem documento".

- Que está esperando? - vociferou o chefe. - Prenda-o por vadiagem.

- Mas, chefe, é um marreco. Precisamos de uma lei para enquadrá-lo. O senhor sabe qual é o número dessa lei?

- Não tenho a menor ideia.

- Então pergunta se alguém aí sabe.

 - Alguém aí sabe - perguntou o chefe, voltando-se para os funcionários da repartição - quais são os documentos que um marreco necessita para transitar livremente pelas ruas?

Não. Ninguém sabia. O chefe então sugeriu que o fiscal procurasse outro motivo para prender o marreco. "Mas que motivo?", perguntou o fiscal, que era meio duro de imaginação.

- O marreco está nu? - Indagou o chefe. - Então prenda-o por atentado ao pudor.

O fiscal parou um pouco, pensou e não se lembrou de ter visto jamais um marreco vestido. Não, essa era demais. O chefe, já pensando no almoço de domingo, insistiu: "O marreco está parado em cima da calçada?".

- Está.

- Então prenda-o por estacionar em local proibido.

"Boa ideia", pensou o fiscal. Voltou ao gerente, que estava parado na calçada ao lado do marreco, disfarçou, disse que iria perdoar, disse que iria perdoar a falta de documentos, "mas infelizmente tenho que levar o seu marreco por estar parado em local não permitido".

- Esta certo - concordou, irritado, o gerente -, mas então chama o guincho.

- Pra que guincho?

- Meu marreco só sai daqui rebocado.

Formou-se a maior confusão em torno do marreco. O fiscal querendo levá-lo de qualquer maneira, e o gerente, apoiado por dezenas de populares, defendendo a inocência do marreco. Nisso, chegou um segundo fiscal pouquinha coisa mais inteligente que o primeiro e decretou: "O marreco não pode ficar solto, é um agente da poluição".

- Agente de quem? - espantou-se um balconista da loja. - Garanto que não.

O Quércia trabalha aqui há mais de dois anos.

- E daí? - interveio um popular que estava do lado do fiscal. - Ele pode ter dois empregos. Vai ver que quando sai daqui faz um bico em alguma agência.

- E você acha que o marreco, com esse bico, ainda precisa fazer outro?

- A acusação é injusta - interrompeu o gerente -, o marreco não pode ser acusado de poluir. Se eu tivesse aqui um elefante soltando fumaça pela tromba está certo, mas o Quércia nem fuma.

- Não interessa - afirmou o segundo fiscal, meio agressivo -, isso o senhor explica lá para o chefe.

O marreco entrou na sede da Administração Regional da Sé cheia de ginga.

Imediatamente o chefe destacou um funcionário para qualificá-lo: nome, endereço, estado civil, essas coisas.

De gravata e camisa de manga curta, o burocrata sentou-se à máquina e começou: "Nome?". O gerente com o marreco no colo respondeu: "Quércia".

- Quércia de quê?

- De nada.

- Como de nada? Ele não tem família?

- Tem. É da família dos anatídeos.

- Então - prosseguiu o funcionário batendo na máquina -, Quércia Anatídeo.

Terminada a ficha o burocrata abriu uma gaveta e, enquanto procurava o material para tirar as impressões digitais, disse ao gerente:

- Me dá aí o polegar do marreco.

- O marreco não tem polegar - desculpou-se o gerente.

- Não? - disse o funcionário já contrariado porque não encontrava as almofadas para carimbos. - Então me dá o indicador.

- O marreco também não tem indicador.

- E o anular, tem?

- Também não, senhor.

- Poxa - chateou-se o burocrata -, então me dá aí qualquer dedo que estiver sobrando.

O gerente precisou explicar que marreco não tinha dedo. Tinha pata. Ainda assim o funcionário já meio perturbado entendeu que o gerente se referia à companheira do marreco e perguntou: "Uma pata?".

- Não. Duas.

- E ele vive bem com as duas?

Custou pouco para desfazer a confusão. Encerrada essa fase, o funcionário encaminhou-se para outra sala, onde o marreco teria que tirar umas fotos três por quatro de identificação.

O fotógrafo, repetindo gestos tão automáticos quanto a máquina, mandou o marreco subir na cadeira, esticar bem o pescoço, olhar para a frente e não se mexer. O marreco, mesmo sem entender nada, seguiu as instruções do fotógrafo. Quando enfiou a cabeça por debaixo do pano preto - a máquina era daquelas antigas -, observou pelo visor que alguma coisa estava errada. Tornou a levantar a cabeça e indagou do funcionário: "Nós vamos fotografá-lo assim?.

- Assim como? - indagou o funcionário sem entender.

- Sem gravata?

- Não sei - disse o funcionário meio reticente -, mas eu acho que marreco não precisa botar gravata.

- Acho melhor botar uma gravata nele - retrucou o fotógrafo -, você sabe como é o chefe: já disse que foto só de gravata.

O funcionário tirou sua gravata, pediu um paletó emprestado a um datilógrafo, tiraram as fotos necessárias e depois engaiolaram o marreco. E não é que no dia seguinte a poluição em São Paulo diminuiu sensivelmente...

NOVAES, Carlos Eduardo. A cadeira do dentista e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1995. p. 77-81.

Fonte: Livro – Português – Conexão e Uso -7º Ano – Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho, Editora Saraiva, 1ª ed., São Paulo, 2018.p 188-193.

Vocabulário

compenetrado: concentrado.

certificado de reservista: documento utilizado para comprovar

que o cidadão prestou serviço às Forças Armadas do Brasil.

ponderou: considerou, expôs com prudência e calma.

vociferou: berrou, reclamou aos gritos.

transitar: percorrer, caminhar.

atentado ao pudor: ato ofensivo à decência, honra, dignidade de alguém.

ginga: movimento de balançar o corpo de um lado para outro, expressão corporal de quem caçoa.

qualificar: avaliar, emitir opinião a respeito de algo.

burocrata: (pejorativo) pessoa que, por achar de grande prestígio seu cargo burocrático, exorbita de suas funções e assume atitudes intoleráveis no desempenho dessas funções.

anatídeos: família de aves que inclui patos, marrecos, cisnes.

reticente: que hesita ou age com cautela.

retrucou: respondeu de modo imediato.

ENTENDENDO O TEXTO

01. Essa crônica foi escrita por Carlos Eduardo Novaes, conhecido cronista brasileiro.

         a) Qual é a finalidade da crônica de Carlos Eduardo Novaes?

             Despertar reflexões e divertir o leitor.

         b) Qual é o assunto da crônica?

              A história de um marreco que foi preso sem motivo algum.

         c) Sua hipótese sobre o assunto da crônica foi confirmada? Explique.

             Resposta pessoal.

      02. O cronista narra um evento, um pequeno acontecimento, tomando o tema para discutir:

          a) a situação dos patos que são utilizados em atividades comerciais.

          b) a burocracia que leva a situações absurdas no dia a dia das pessoas.

         c) o envolvimento de pessoas estranhas ao caso no desenrolar do conflito.

     03. Converse com os colegas e verifique quais afirmações a seguir se referem adequadamente à crônica lida.

a) Trata-se de uma história curta, com narrador, personagens, tempo e espaço.

         b) Leva à reflexão sobre um problema social.

         c) Faz crítica por meio do humor.

         d) Apresenta trechos narrativos, mas não é considerada como narrativa por apresentar diálogos e descrições.

         e) Trata de um tema atual.

         f) Tem como ponto de partida uma cena ou uma questão do cotidiano.

  04. “O marreco que pagou o pato” é uma crônica narrativa, pois apresenta uma história com começo, meio e fim e tem elementos próprios das narrativas (personagens, tempo, espaço, narrador), assim como acontece no conto, na fábula, no causo, etc.

a) O cronista escolheu o ponto de vista da 3a pessoa. É um narrador que apenas observa e conta o que viu ou parece conhecer os sentimentos dos personagens? Identifique um trecho que exemplifique sua resposta.

Ele parece saber o que se passa no interior dos personagens. Possibilidades: “O fiscal parou um pouco, pensou e não se lembrou de ter visto jamais um marreco vestido.” / “’Boa ideia’, pensou o fiscal.”

b) As narrativas costumam organizar-se nestas partes, que você já conhece.

Situação inicial        Desenvolvimento (ações)      Complicação

Clímax (o ponto mais tenso)           Desfecho

Indique  que momento da narrativa corresponde à complicação e ao desfecho.

Complicação: Os marrecos são presos.

Desfecho: O marreco é fichado como se fosse um criminoso.

 05.Releia estes trechos.

Nisso, chegou um segundo fiscal [...] e decretou: “o marreco não pode ficar solto, é um agente da poluição”.

O funcionário tirou sua gravata, pediu um paletó emprestado a um datilógrafo, tiraram as fotos necessárias e depois engaiolaram o marreco. E não é que no dia seguinte a poluição em São Paulo diminuiu sensivelmente...

a)    Em sua opinião, o narrador acredita que a poluição tenha diminuído depois da prisão do marreco? Explique sua resposta.

Não, ele está zombando da atitude dos burocratas.

b)    Além do contexto, no segundo trecho, qual é a expressão que confirma sua resposta?

Espera-se que os alunos percebam que é a expressão “não é que”, que indica suposta surpresa.

Recursos expressivos

01. A história é narrada em 3a pessoa.

a)   Quem poderia ser esse narrador?

Uma pessoa que teria presenciado os acontecimentos.

b)   Como você o imagina?

Resposta pessoal. Possibilidade: Uma pessoa crítica, irônica e bem-humorada.

c)   Você acha que o narrador poderia ter mesmo presenciado tudo que narra? Explique.

Resposta pessoal.

02. As crônicas podem apresentar uma mistura de trechos narrativos, expositivos (em que se expõem informações para explicar algo), descritivos e opinativos. Indique no caderno se os trechos a seguir são narrativos, expositivos, descritivos ou opinativos.

a)   O marreco Quércia — deixa-me explicar — ganha a vida honestamente como relações públicas da casa A. D. [...]. expositivo

b)   Foi ao telefone e ligou para o chefe da repartição [...].

narrativo

c)    Formou-se a maior confusão em torno do marreco.

narrativo

d)   Sim, claro: quando um povo começa a prender marrecos é porque não tem mais nada para fazer.

opinativo

e)   Nisso, chegou um segundo fiscal pouquinha coisa mais inteligente que o primeiro [...].

opinativo

03. O fiscal e os policiais queriam que o marreco seguisse uma série de normas. Indique algumas dessas normas.

Sugestões: O marreco não pode andar sem documentos, a ave não deveria andar sem roupas nem estacionar em local proibido, o marreco não pode ficar solto, é um agente de poluição.

04. Há momentos em que o narrador conversa diretamente com o leitor, tornando o texto mais informal. Localize um deles.

“O marreco Quércia — deixa-me explicar — ganha a vida honestamente como relações públicas [...].”