domingo, 7 de agosto de 2022

DEBATE: PROGRAMA RODA VIVA - PARTE 2 - VEJA/ABRIL - COM GABARITO

 Debate: Programa Roda Viva – Parte 2

Leia outro trecho do debate:

 Eduardo Giannetti: Já que você tocou no problema da China, essa é uma das outras coisas que me faz perder o sono. A China vai passar os Estados Unidos como o maior emissor de dióxido de carbono nos próximos cinco anos. Já passou a União Europeia. A China sozinha já emite mais gases do que toda a União Europeia. Eu estou com um dado aqui do consumo de automóvel na China. O mercado de automóvel na China já é o terceiro maior do mundo e cresce 15% ao ano. Em 2010 vão estar sendo vendidos nove milhões de carros novos na China.

        Paulo Markun: Quase o dobro do que o Brasil vende. Estou em dúvida, mas acho que é cinco milhões.

        Eduardo Giannetti: Eles vão comprar nove milhões de carros por ano em 2010. Lembrando o seguinte, o consumo per capita, a emissão per capita de gases do chinês é 19 vezes menor do que a do americano. E eles em cinco anos vão estar conjuntamente emitindo mais gases do que todo os Estados Unidos. Está muito longe ainda de estar claro como é que vai fechar essa conta.

        Marcelo Furtado: Essa conta, Giannetti, só fecha se o chinês entender que ele não vai poder ter um carro por habitante, como o americano.

        Paulo Markun: Mas aí como é que você convence...

        Eduardo Giannetti: Agora que chegou a vez da Índia e da China, e eles fizeram um brutal esforço para conseguir isso, não pode mais...

        Marcelo Furtado: E essa conta vale para nós também. Essa discussão que o Miguez colocou: “temos o direito de desenvolver, a culpa não é nossa, são os outros”. A verdade é: o planeta é um só, nós temos um grande desafio e cada um tem a sua parcela de responsabilidade. Obviamente esses países têm uma parcela maior que a nossa, mas nós temos uma lição de casa a fazer.

        Paulo Markun: Bem, nós vamos fazer mais um intervalo e voltamos com o Roda Viva daqui a instantes, que está sendo acompanhado esta noite na plateia por: Teo Leão do Carmo, estudante de geografia; Juliana Gil, gestora ambiental; Eduardo Carlini, estudante de geografia; e Wilson Cardoso de Sá, jornalista.

        [...]

Programa Roda Viva. Debate aquecimento global. Disponível em (programa na íntegra): www.rodaviva.fapesp.br/mteria/297/entrevistados/debate_aquecimento_global_2007.htm.  Acesso em: 20 jan. 2016.

               Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 310-2.

Entendendo o debate:

01 – A quem se referem os pronomes destacados a seguir, que fazem parte das opiniões dos participantes do debate?

a)   Eles vão comprar nove milhões de carros...

Aos chineses.

b)   [...] só fecha se o chinês entender que ele não vai poder ter um carro por habitante, como o americano.

Ao povo chinês.

c)   Mas aí como é que você convence...

Aos ambientalistas, aos formadores de opinião.

d)   E essa conta vale para nós também.

Ao povo brasileiro.

02 – Em um gênero oral como o debate, muitos complementos não precisam ser explicitados. Observe:

Paulo Markun: Mas aí como é que você convence...

Eduardo Giannetti: Agora que chegou [...] não pode mais...

Paulo Markun: Quase o dobro do que o Brasil vende. Estou em dúvida, mas acho que é cinco milhões.

Marcelo Furtado: [...] Obviamente esses países têm uma parcela maior que a nossa...

        Por que isso acontece? Explique.

      Porque os termos podem ser identificados pelo contexto: convence os chineses; chegou a oportunidade de comprar carro; não pode mais comprar carro; essa conta refere-se à diminuição de emissão gases; cinco milhões de carros que o Brasil vende; parcela de responsabilidade.

03 – Leia:

        Modalizador é um elemento linguístico (tempos e modos verbais, verbos, locuções verbais, advérbios, orações) por meio do qual o locutor/autor expressa determinadas atitudes, sentimentos ou posicionamentos a respeito de um assunto sobre o do qual fala ou escreve. Os modalizadores podem expressar:

·        Dúvida, quando o locutor não assume inteiramente o que afirma: talvez, sem dúvida, a meu ver.

·        Um fato ou um desejo: eu vou, eu queria ir.

·        Necessidade, obrigatoriedade: você deve fazer, é necessário.

·        Certeza, assertividade em relação ao que se afirma: certamente; sempre.

·        Probabilidade, relativização em relação ao que se afirma: provável, usualmente, possível, às vezes.

·        Ênfase: sem dúvida, é óbvio, é lógico.

·        Análise ou julgamento: infelizmente, felizmente.

        Baseando-se nas informações anteriores, explique o que expressam os modalizadores empregados pelos participantes do debate.

a)   Podemos entrar em uma era de extremos, com danos pesados para o meio ambiente, agricultura e a vida no planeta.

O locutor não quer ser assertivo, incisivo e relativiza o que é afirmado.

b)   Eu vou tentar responder do ponto de vista dos oceanos, que é a minha especialidade. Eu acho que esse relatório coloca uma importância grande do papel dos oceanos nas mudanças climáticas.

O locutor não quer ser assertivo, nem incisivo e relativiza o que é afirmado.

c)   [...] mas que realmente é o momento em que individualmente, localmente, regionalmente, países, nações se unam para combater esse aspecto nada favorável para nós.

O locutor é assertivo e enfatiza o que afirma.

d)   Evidentemente esse relatório é um marco no conhecimento científico sobre a questão de mudanças climáticas globais.

O locutor é assertivo e enfatiza o que afirma.

e)   Obviamente esses países têm uma parcela maior que a nossa [...].

O locutor é assertivo e não dá margem de dúvida a seu ouvinte.

04 – A modalidade oral tem algumas marcas diferentes da escrita. Uma delas é a correção, quando o locutor reelabora sua fala. Que expressão, no trecho abaixo, é uma marca de correção?

        Evidentemente esse relatório é um marco no conhecimento científico sobre a questão de mudanças climáticas globais. Porque até o momento, quer dizer, os modelos não davam as respostas em que os cientistas confiariam o suficiente para dar um recado importante para o planeta como um todo.

      Quer dizer.

05 – Que variedade linguística os participantes do debate empregaram nos trechos lidos? Explique.

      Variedade urbana de prestígio com emprego de expressões coloquiais e linguagem figurada. Exemplos: “essa conta não fecha”; “outra coisa que me faz perder o sono”; “colocou a humanidade contra a parede”; “dar um recado importante para o planeta como um todo”.

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