sexta-feira, 22 de setembro de 2023

FILME(ATIVIDADES): 1492 - A CONQUISTA DO PARAÍSO - DIREÇÃO: RIDLE SCOTT - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): 1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO

FICHA TÉCNICA

Data de lançamento desconhecida (2h 34min).

Gênero: Aventura, Biografia, Drama.

Direção: Ridley Scott.

Roteiro: Rose Bosch.

Elenco: Gérard Depardieu, Sigourney Weaver, Armand Assante.

Título original: 1492 – Conquest of Paradise

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGEg7Tvj_KjhVu0LgKcPNxekqkBBWVK5ir1a65OVekNlzhun01sVtBbNX4uyoaZ1wGO7cpNT3elVAty5I7SHM9I2m_qeVDdf-jCaHkXk2emrRCS3ci5sXHIDmwglT8WHwDGxWwmS7Ohh83aRJqQkqfN3mJzCCQ26oKKFT5BSJXi1-vJ-bO5BW5uxVHdcQ/s320/1492.jpg

SINOPSE

        Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.

Entendendo o filme:

01 – De que se trata o filme?

      Ele retrata a jornada de Cristovão Colombo em busca de uma rota marítima para as Índias, ele decide fazer uma rota diferente para alcançar as terras orientais do continente Asiático.

02 – Por que Colombo resolveu fazer uma rota marítima diferente?

      Pelos seguintes motivos: buscar uma rota mais curta; motivação econômica; financiamento da Coroa Espanhola; navegações portuguesas e Crença na esfericidade da Terra.

03 – Quem Colombo teve de enfrentar para poder navegar?

      Enfrentou a resistência dos navegadores portugueses; a falta de financiamento; a oposição da nobreza espanhola e as dificuldades logísticas.

04 – Apesar dos obstáculos, Colombo perseverou e, em 3 de agosto de 1492, partiu de Palos de La Frontera com quais caravelas?

      Com suas três caravelas – a Santa Maria, a Pinta e a Nina.

05 – O que acontecia com as pessoas que questionavam o clero?

      Há cenas no filme que retratam a repressão e punição daqueles que questionavam ou desafiavam o clero da Igreja Católica, especialmente durante uma época em que a Inquisição estava em vigor.

06 – De que países asiáticos saiam as mercadorias compradas pelos europeus?

      No filme não é especificamente retratado de quais países asiáticos as mercadorias saíam. As mercadorias mais procuradas eram especiarias (como pimenta, cravo e canela), seda, porcelana, joias preciosas, tecidos finos e outros produtos de luxo altamente valorizados na Europa.

07 – O que realmente interessou Colombo e os burgueses europeus na América?

      Eles foram movidos por diversos interesses: comerciais, políticos, religiosos e sociais; como a rota comercial para as Índias; busca por riquezas e lucros; expansão do império e prestígio; conversão religiosa e controlada do estresse; exploração e curiosidade sobre o desconhecido.

08 – Explique o que Colombo e os burgueses europeus queriam fazer na Ásia e também com o ouro e prata dos indígenas americanos?

      Eles desejavam encontrar uma nova rota marítima para as índias, acreditando que essa rota seria mais curta e direta, permitindo-lhes contornar o monopólio comercial Árabe nas especiarias e outras mercadorias valiosas.

      Quanto ao ouro e prata dos indígenas americanos, é relevante após a chegada de Colombo ao Novo Mundo. Na narrativa do filme, os europeus encontram riquezas em terras recém-descobertas e, como resultado, começam a explorar os recursos dos indígenas locais. 

FILME(ATIVIDADES): AS AVENTURAS DE AZUR E ASMAR - DIREÇÃO: MICHEL OCELOT - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): AS AVENTURAS DE AZUR E ASMAR

 Ficha Técnica

Data de lançamento: desconhecida (1h 39min)

Gênero: Animação, família.

Direção: Michel Ocelot.

Roteiro: Michel Ocelot.

Elenco: Hiam Abbass, Patrick Timsit, Sofia Boutella.

Título original: Azur et Asmar

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhc2sFSt5oalKNLVl2evVAq2guTR95XB96dDaxQTOkLqN97B6BGk2qDNAw0wD8-Hc3F9FBpqggCvyviQ0SPw0X5jiyhMetFGVkfk_yTLUf2jm134BD2q6-DxmD93Nokowrd9K9y_h_ezcny_PwSoPn7l4wAsAB2HFq--NwPawO5O04EY9bebrwaUk5KDsw/s320/AZUR.jpg

SINOPSE

        Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Azur é loiro e tem olhos azuis, além de ser filho de um nobre. Já Asmar tem olhos e cabelos pretos, sendo filho de Jenane, ama-de-leite que cuida de Azur. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados quando Jenane parte com o filho. Asmar cresce ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos mas como rivais na busca da Fada.

Entendendo o filme:

01 – Onde se passa o filme no começo? Como era lá?

      O começo da história se passa na Europa medieval, provavelmente na região da Península Ibérica, que inclui Espanha e Portugal. O ambiente é uma pequena vila, e a narrativa mostra a infância de Azur e Asmar, os dois meninos vivem como irmãos sob os cuidados da mesma mulher, uma ama de leite que os cria com amor e dedicação.

02 – Que temáticas são abordadas no filme?

      A amizade, tolerância, respeito às diferenças culturais e a beleza d diversidade.

      Ele também destaca a importância de contar histórias e com elas podem moldar o mundo imaginário e real das crianças.

03 – Como Azur e Asmar viviam na casa do pai de Azur?

      Viviam de forma distinta e com diferentes posições sociais. No início do filme, eles são criados juntos como irmãos sob os cuidados da mesma ama de leite, que é uma mulher Árabe. Quando ela morre, os dois meninos são separados e vivem caminhos distintos.

04 – Como Azur é criado?

      Azur é filho da nobreza europeia, é levado para a casa de seu pai, que é um nobre cavalheiro. Lá ele cresce como um príncipe, cercado por luxo e riquezas. Ele é educado para seguir os padrões da nobreza e recebe todos os privilégios que a sua posição social oferece.

05 – Por que Asmar e sua mãe foram expulsos da casa do pai de Azur?

      Devido a um incidente que gerou conflitos e estresse entre as duas famílias.

06 – Como Azur chegará na terra de Asmar? Onde era lá?

      Por meio de uma jornada de exploração e aventura, enfrentando perigos, passando por terras desconhecidas, florestas encantadas e enfrentando criaturas fantásticas. Eles se reencontram movidos pela busca do Reino de Ochao e da Fada dos Djins, cujas histórias e lendas eram contadas pela ama de leite de ambos.

      Lá era um lugar mágico e encantador, com paisagens exóticas e deslumbrantes. É um mundo de fantasia, onde a magi e os mistérios abundam.

07 – O que Azur fará para não sofrer preconceito?

      Ele adota uma estratégia para se adaptar e ser aceito pela nova comunidade.

·        Adota uma nova identidade ao se disfarçar e se apresentar como um viajante de um lugar distante.

·        Se esforça para aprender a língua local e os trajes da terra de Asmar.

·        Procura fazer amigos e estabelecer conexões com os habitantes locais.

08 – O que Azur e Asmar estava fazendo? Qual era a missão deles?

      Ambos seguem a mesma busca, eles adotaram um objetivo comum de encontrar a Fada dos Djins e buscar o Reino de Ochao juntos.

      É uma jornada de autoconhecimento e aprendizado para os personagens.

09 – Como as pessoas viviam na terra de Asmar?

      A terra de Asmar é habitada por pessoas com uma cultura e tradições árabes, com influências do Norte da África.

 

 

FILME(ATIVIDADES): O ESCAFANDRO E A BORBOLETA - DIREÇÃO: JULIAN SCHNABEL - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): O ESCAFANDRO E A BORBOLETA

Data de lançamento: 4 de julho de 2008 (1h 52min)

Gênero: Drama, Biografia.

Direção: Julian Schnabel.

Roteiro: Ronald Harwood.

Elenco: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie José e Croze.

Título original: Le scaphandre et le papillon.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgei_0QE6sS_4G9-pCD5AlAlaG7hKhtadKvuh9ZcrwggnlZiELEhRRC_tYzF4HGb2BU7xQ5axNV15_uMwmT4dUZ9Xq2DxnoTyqPiDimI9w0fSl87z8QkDpq461eAuupZgd4CDnKUXgZdOuidzRs-kFuXHHct0lUkPdBserep6kLnB3oAfAvLv1_MyCu-tQ/s320/BORBOLETA.jpg


SINOPSE

        Não recomendado para menores de 10 anos

        Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o gênero do filme?

      É um drama biográfico.

02 – O filme é baseado em uma história real? Se sim, em qual história é inspirada?

      Sim, o filme é baseado na história real de Jean-Dominique Bauby, ex - editor da revista francesa Elle, que ficou tetraplégico após um derrame e passou a se comunicar por meio do piscar de um olho.

03 – Qual é o conceito central do filme?

      O filme explora a experiência e a luta de Jean-Dominique Bauby para se adaptar à sua nova condição de tetraplégico, além de sua mecânica em se comunicar e expressar seus pensamentos e memórias através do único movimento possível, o piscar de seu olho esquerdo.

04 – Como o título “O Escafandro e a Borboleta” se relaciona com a história do filme?

      O título faz referência à condição de Jean-Dominique Bauby após o derrame, onde ele se sente como se estivesse preso dentro de um escafandro (um trajeto de mergulho) e sua mente se movimentasse livremente como uma borboleta.

05 – Como o filme retrata a importância da comunicação e expressão mesmo diante de grandes desafios?

      O filme mostra a resiliência de Jean-Dominique Bauby ao encontrar maneiras criativas e expressões de se comunicar, apesar das limitações físicas, destacando a importância da expressão pessoal e da conexão com os outros.

 

FILME(ATIVIDADES): TODO MUNDO EM PÂNICO - DIREÇÃO: KEENEN IVOR WAYANS - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): TODO MUNDO EM PÂNICO

Data de lançamento: 6 de outubro de 2000 (1h 24min)

Gênero: Comédia.

Direção: Keenen Ivory Wayans  

Roteiro: Shawn Wayans, Marlon Wayans.

Elenco: Anna Faris, Shawn Wayans, Marlon Wayans.

Título original: Scary Movie

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiM7MUAYvR7UXyQxnpntqi0dTYu0fO9-ehD_nCScyCMEbPFctuQv0RQwx7qktEJUAsy6dGTMdz-uXHLKcZp4uuj-6nZ_7Y0SC9UFbFp0g-qsQFXGtoN9xyQifNwNnRSbBEcvVRKmgdHcuidgDngjj5stDM9-My-ErVbiRO36BRAnCR7Ljt4_-33PaMXwYo/s320/PANICO.jpg


SINOPSE

        Das mentes dos criadores do seriado da TV americana "In living color" surge o primeiro thriller-comédia, em que adolescentes apavorados fugindo de maníacos assassinos são o pretexto para uma série de piadas envolvendo todos os recentes filmes de terror, da série "Pânico" até "O sexto sentido", passando ainda por outros grandes sucessos do cinema, como "Matrix" e "Os suspeitos".

Entendendo o filme:

01 – Qual é o gênero do filme?

      É uma comédia de paródia (sátira) que faz piadas e referências a diversos filmes de terror e suspense.

02 – Quais são os filmes de terror e suspense mais parodiados em “Todo mundo em pânico”?

      Faz paródias de filmes como “Pânico” (Scream), “O sexto sentido” (The Sixth Sense), “A bruxa de Blair”, entre outros.

03 – Quem são os protagonistas do filme?

      São os atores Anna Faris e Shawn Wayans, que interpretam Cindy Campbell e Ray Wilkins, respectivamente.

04 – Qual o enredo principal do filme?

      O filme conta a história de um grupo de jovens que está sendo perseguido por um assassino mascarado e, ao mesmo tempo, faz paródias e brincadeiras com outros filmes de terror.

05 – Quais são os elementos humorísticos mais recorrentes no filme?

      O filme utiliza o humor ridicularizado, piadas de duplo sentido, paródias de cenas famosas e situações exageradas para provocar o riso no público.

 

FILME(ATIVIDADES): SONHOS - AKIRA KUROSAWA - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): SONHOS

Data de lançamento: 1990 (1h 59min)

Gênero: Fantasia, Drama.

Direção: Akira Kurosawa, Ishirô Honda.

Roteiro: Akira Kurosawa.

Elenco: Akira Terao, Toshie Negishi, Mitsunori Isaki.

Título original: Yume

Fonte:  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcAhoqkMl0M5t_JmRa7tM7K9pUlJK5XkRFwZ6UHh_Zh0u6zg8bEGmUVvE6rf-fpbHS3nXVkyjJqcPsXaBdGNhLZOdQrzBbCN0R4-Uiwz9c-tA87z6r8H9Hm6d1HRvIY6jAxQxSRx8tuumxlF4ggNsb_SSINUQLMSlHRbFTIr4AwU_AM902-HkV4oH7Yuw/s320/SONHOS.jpg
 

SINOPSE

        São oito segmentos. No primeiro, "A Raposa", uma criança é avisada pela mãe que não deveria ir à floresta quando há chuva e sol, pois é a época do acasalamento das raposas, que gostam de serem observadas. Mas ele desobedece os conselhos e observa as raposas, atrás de uma árvore. Ao retornar para casa sua mãe não o deixa entrar e lhe entrega um punhal, dizendo que como ele havia contrariado a raposa ele deveria se matar, mas ela sugere algo que pode remediar a situação. Na segunda, "O Jardim dos Pessegueiros", o irmão mais novo de uma família, ao servir chá para as irmãs, depara com uma moça que foge. Indo ao seu encalço, nota que ela é uma boneca e depara com os pessegueiros da sua casa totalmente cortados, restando só tocos. Os espíritos dos pessegueiros surgem para ele e, em uma dança melancólica, dizem que as bonecas são colocadas para enfeitar e festejar a florada dos pessegueiros, mas como eles não mais existem naquela casa não fazia sentido a presença das bonecas. Na terceira, "A Nevasca", o líder de uma expedição, junto com seu grupo, se vê em meio a uma nevasca. Eles sucumbem a nevasca, mas repentinamente surge uma linda mulher que envolve o líder com uma echarpe prata. Ele percebe que ela é a morte, que se transforma em uma horrenda figura, então ele vê que está próximo do acampamento e tenta acordar os companheiros, mas não consegue. Ouve então uma corneta, indicando que o acampamento está mais próximo do que imagina. No quarto, "O Túnel", ao entrar em um túnel o capitão de um exército é surpreendido por um cão, que ladra para ele. Atravessa então o túnel em curtos passos. Na saída ouve alguém caminhar e depara com um dos seus soldados morto em combate, que pensa não estar morto. No quinto conto, "Corvos", um jovem pintor, ao observar as pinturas de Van Gogh, entra dentro dos quadros e se encontra com o pintor, que indaga por qual razão ele não está pintando se a paisagem é incrível, pois isto o motiva a pintar de forma frenética. No sexto conto, "Monte Fuji em Vermelho", o Fuji entra em erupção ao mesmo tempo ocorre um incêndio em uma usina nuclear, provocado por falha humana. É desprendida no ar uma nuvem de radiação. Um homem relata ser um dos responsáveis pela tragédia e diz preferir a morte rápida de um afogamento à lenta provocada pela radiação. No sétimo, "O Demônio Chorão", ao caminhar um viajante encontra um demônio, que lamenta ter sido um homem ganancioso e, como muitos, transformou a terra em um lastimável depósito de resíduos venenosos. No último, "Povoado dos Moinhos", um viajante chega à um lugarejo conhecido por muitos como Povoado dos Moinhos. Lá não há energia elétrica e tampouco urbanização. Um idoso, ao ser indagado, relata que os inventos tornam as pessoas infelizes e que o importante para se ter uma boa vida é ser puro e ter água limpa.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o conceito central do filme?

      Apresenta uma série de oito sonhos, cada um abordando temas humanos profundos, questões ambientais e reflexões sobre a vida e a morte.

02 – Quais são alguns dos temas pensados nos diferentes sonhos do filme?

      Os temas abordados nos sonhos incluem guerra, desastres naturais, a importância da natureza, a busca por significado na vida, a ganância humana, o respeito a vida e a morte.

03 – O filme segue uma narrativa contínua, ou são segmentos independentes?

      O filme é composto por oito segmentos independentes, cada um representando um sonho diferente, sem uma narrativa contínua.

04 – Quais são alguns dos títulos dos segmentos de sonho no filme?

      Alguns dos títulos dos segmentos de sonho são: “Sol poente”; “O pomar dos pêssegos”; “O túnel” e “Crows”.

05 – Em que período histórico o filme se passa?

      O filme não está vinculado a um período histórico específico, mas cada segmento apresenta uma ambientação que varia ao longo do tempo.

06 – Como os sonhos são retratados no filme?

      Os sonhos são retratados de forma poética e surreal, muitas vezes com imagens visualmente impressionantes e simbolismo profundo.

07 – Qual é a língua original do filme?

      “Sonhos” foi filmado em japonês, uma língua nativa de Akira Kurosawa.

 

FILME(ATIVIDADES): TERRA E LIBERDADE - KEN LOACH - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): TERRA E LIBERDADE

Data de lançamento: 1995 (1h 49min)

Gênero: Guerra, Drama.

Direção: Ken Loach.

Elenco: Ian Hart, Rosana Pastor, Frédéric Pierrot.

Título original: Land and Freedom

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKf9Wy_bFbHilUxhSvFNRtowVjakLDP2rWttLmzLqNrN_AYCp9ou8SmKf6ALHse_ImLq8IGQ13Dni-EHKjBtN-s0Nh3P9hLYhG4xirdkDqmCsO9cysyyCI3uokUSC5eapTMbyk1B_dJIwIjxNGXYvyz2TzYLLG2gyBe3p5MaLgqbTI2JuNSn-aQgfxo4k/s320/terra.jpg


SINOPSE

        Após a morte de seu avô, uma adolescente decide vasculhar seus documentos e descobre que ele era um veterano da Guerra Civil Espanhola. Durante sua juventude, David (Ian Hart) se juntou ao Partido Comunista e logo se aliou ao POUM (Partido Obrero de Unificación Marxista). Ele deixou a Inglaterra para lutar contra os fascistas na Espanha em 1936, vendo seus sonhos e ideologias serem postos à prova.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o contexto histórico em que o filme se passa?

      O filme se passa durante a Guerra Civil Espanhola, que ocorreu entre 1936 e 1939, quando o governador espanhol lutou contra as forças fascistas lideradas pelo general Francisco Franco.

02 – Qual é o cenário histórico e gráfico em que o filme se passa?

      Se passa durante a Guerra Civil Espanhola e retrata a luta dos espanhóis contra o fascismo de Francisco Franco. A história tem como pano de fundo a região da Catalunha, na Espanha.

03 – Quem é o protagonista do filme e qual é sua motivação para se juntar a guerra?

      O protagonista é David Carr, interpretado por Ian Hart. Ele é um jovem operário inglês que se junta a milícia anarquista POUM para lutar contra o fascismo e apoiar o governo republicano espanhol.

04 – O que representa o título do filme “Terra e Liberdade”?

      Reflete os ideais do movimento anarquista e republicano espanhol, que buscava igualdade social, a abolição da propriedade privada da terra e da liberdade individual.

05 – Quais são as forças internas enfrentadas pelo grupo de milicianos anarquistas?

      O grupo de milicianos anarquistas enfrenta tensões internas relacionadas a questões políticas e ideológicas, a gestão coletiva das terras e as divergências sobre a melhor estratégia para enfrentar o inimigo.

06 – “Terra e Liberdade” é baseado em eventos reais da Guerra Civil Espanhola?

      Embora o filme seja uma obra de ficção, ele é baseado em eventos reais da Guerra Civil Espanhola e foi inspirado na história de um estrangeiro que se une às receptivas republicanas para combater o fascismo e apoiar a causa da liberdade e da justiça social.

 

CONTO: ELEFANTES - MARCELO COELHO - COM GABARITO

 Conto: Elefantes

              Marcelo Coelho

        Meu primeiro dia na escola foi bem ruim. Hoje em dia as crianças não sabem direito como é o primeiro dia em que a gente entra na escola. Elas começam muito pequenas, com três anos estão no maternal. Comigo foi diferente. Eu já era meio grande. Tinha seis anos.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicIbbsbsKgHNhvZ7XGn5HOBZEajpk0bsjGm3Ao9Oe1eaeXVK9Ziz2StRwwMGibaT-vmxNuimwjPLWsa261v0TtUVd81PRynHARS6XjpFSO_B_VeeUPJjyuNqWOGR6MX4YjzXS7EyuSiSMFUWbw6RuGKhimXWLeHbK6Iz1B_ZxXBvz_Qm2_NBUz8kje1oA/s1600/ESCOLA.jpg


        Imagine. Seis anos. Quer dizer que, desde que eu nasci, até ter seis anos, eu ficava em casa. Sem fazer nada. Brincava um pouco. Mas meus irmãos eram muito mais velhos, e criei o costume de brincar sozinho. Era meio chato.

        Até que chegou o dia de entrar na escola. Minha mãe foi logo avisando.

        – Olha, Marcelo. Lá na escola, não pode ficar falando palavra feia. Bunda, cocô, xixi. Não usa essas palavras.

        Tocaram a buzina. Era o ônibus da escola.

        Eu estava de uniforme. Calça curta azul, camisa branca.

        Eu tinha uma camisa branca que me dava sorte. Era uma com uma pintinha no colarinho. Gostava daquela pintinha preta. Mas no primeiro dia de aula justo essa camisa tinha ido lavar. Fui com outra. Que não dava sorte.

        Bom, daí a aula começou, teve o recreio, eu não conhecia ninguém, tirei um sanduíche da lancheira, o lanche sempre ficava com um gosto de plástico por causa da lancheira, mas eu não sabia disso ainda, porque era a primeira vez que eu usava lancheira, então tocou o sinal e fui de novo para a classe.

        Até que deu certo no começo. A professora explicou alguma coisa sobre os elefantes. Falou que eles tinham dentes grandes, e que esses dentes eram muito valiosos.

        Então ela perguntou:

        – Alguém sabe qual o nome dos dentes do elefante?

        Ou melhor, ela falou assim:

        – Alguém sabe para que servem os dentes do elefante?

        Vai ver que ela queria perguntar: "Qual o material precioso que é tirado das presas do elefante?".

        O fato é que eu sabia a resposta, e gritei:

        – O marfim!

        A professora me olhou muito contente. Os meus colegas também me olharam, mas não pareciam tão contentes.

        Ela brincou:

        – Puxa, você está afiado, hein?

        Eu não respondi, mas fiquei inchado de alegria, como se fosse um elefantezinho. Dentes afiados.

        Tinha sido um bom começo.

        Mas aí vieram os problemas.

        Fui ficando com a maior vontade de fazer xixi.

        Segurei.

        A professora continuava a falar sobre os elefantes.

        Assunto mais louco para um primeiro dia de aula.

        E a vontade de fazer xixi ia aumentando.

        Cruzar as pernas não adianta nessa hora.

        Olhei para um coleguinha no banco da frente. Tive inveja dele. Ele estava ali, tranquilo. Sem nenhum aperto. Como é que seria estar no lugar dele? Pedir para ser ele, pedir emprestado o corpo dele por algum tempo? Como alguém pode ficar sem vontade de fazer xixi? Sem nem pensar no problema?

        Eu estava ficando meio desesperado. Eu era meio tímido também. Levantei a mão. A professora perguntou o que eu queria.

        – Posso ir no banheiro?

        – Espere um pouco, tá?

        Ela devia estar achando muito importante aquela história toda sobre elefantes. Começou a explicar como os elefantes bebiam água. Eles enchiam a tromba, seguravam bem, e daí- chuáá...

        Levantei a mão de novo.

        – Preciso ir no banheiro, professora...

        Ela nem respondeu. Fez só um gesto com a mão. Para eu esperar mais.

        Na certa, ela estava pensando que, no primeiro dia de aula, é importante não facilitar. Não dar moleza. Devia imaginar que todo mundo inventa que quer ir ao banheiro só para passear um pouco e não ficar ali assistindo aula.

        Professora mais chata.

        Levantei a mão pela terceira vez.

        Eu realmente não aguentava mais.

        Só que a professora nem precisou responder.

        Tinha tocado o sinal. Fim da aula.

        Era só correr até o banheiro.

        Levantei da carteira. A gente era obrigado a sair em fila.

        Faltava pouco.

        Claro que não deu.

        Fiz o maior xixi. Dentro da classe.

        Logo eu, que nunca fui de fazer grandes xixis. Mas aquele foi fenomenal. Parecia um elefante. Coisa de fazer barulho no chão. Chuáá...

        A professora chegou perto de mim.

        – Você estava apertado? Por que não me avisou?

        Eu não soube o que responder. Mas entendi algumas coisas.

        A coisa mais óbvia é que, quando você tem vontade de fazer xixi, vai e faz. Coisa mais chata é ficar pedindo para alguém deixar a gente ir ao banheiro. Banheiro é assunto meu.

        Outra coisa é que as pessoas, em geral, não ligam para o que a gente está sentindo. Para mim a vontade de fazer xixi era a coisa mais importante do mundo. Para a professora, a coisa mais importante do mundo era ficar falando de elefantes.

        É como se cada pessoa tivesse um filme dentro da cabeça. E só prestasse atenção nesse filme. Filme dos elefantes, filme do xixi.

        Mais uma coisa. Quando a gente precisa muito, a gente tem de gritar para valer. Eu devia ter gritado:

        – Professora, tenho de fazer xixi.

        Ou, se quisesse evitar a palavra feia:

        – Professora, tenho absoluta urgência de urinar.

        Não seria bonito, mas até que seria certo dizer:

        – Vou dar uma mijada, pô.

        Mas o pior é ficar levantando a mão e dizendo baixinho:

        – Professora, posso ir no banheiro?

        Vai ver que eu estava falando tão baixo que ela nem escutou.

        As pessoas nunca escutam muito bem o que a gente diz.

        Uma última coisa.

        Aquele xixi não teve importância nenhuma. Eu fiquei envergonhado. Ainda mais no primeiro dia de aula. Só que, alguns dias depois, o vexame tinha passado. Tudo ficou normal. Tive amigos e inimigos na classe, fiz lição, respondi chamada, e nem a professora, nem meus amigos, nem meus inimigos, ninguém se lembrou do meu xixi.

        Sabe por quê? É porque já estava passando outro filme na cabeça deles. Cada pessoa tem outras coisas em que pensar: a briga que os pais estão tendo, o irmão mais velho que é chato, o presente que vai ganhar de aniversário...

        Só eu liguei de verdade para o caso do xixi. As outras pessoas estão sempre tratando de assuntos mais sérios. Elefantes, por exemplo.

COELHO, Marcelo. Elefantes. In: SCLIAR, Moacyr. et al. Era uma vez um conto. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002. p. 21-25.

Entendendo o conto:

01 – Essa história é narrada na primeira pessoa.

a)   Qual é a primeira palavra que indica isso?

O pronome pessoal “eu”.

b)   Que experiência o personagem nos conta, logo no primeiro parágrafo?

No primeiro parágrafo o personagem nos conta sobre seu primeiro dia na escola. Ele descreve como as crianças de hoje em dia geralmente começam muito cedo na escola, no maternal, quando ainda têm três anos. No entanto, a experiência dele foi diferente, pois ele já era um pouco mais velho, com seis anos, e, até então, ficava em casa sem fazer muita coisa, brincando sozinho.

02 – Por que, segundo o narrador, a professora não o deixou ir ao banheiro? Releia o texto e liste as suposições do autor.

      O narrador não dá uma razão específica para o motivo da professora não o ter deixado ir ao banheiro quando ele pediu. A narrativa não explora as razões por trás da decisão da professora, deixando espaço para o leitor interpretar suas possíveis suposições.

·        A professora estava mais interessada em falar sobre elefantes e não prestou muita atenção ao pedido do narrador para ir ao banheiro.

·        A professora pode ter pensado que o narrador estava inventando uma desculpa para sair da aula.

·        A professora pode ter acreditado que o pedido do narrador era uma tentativa de chamar a atenção ou causar uma interrupção na aula.

03 – Qual é o tema principal do conto?

      É a experiência do narrador em seu primeiro dia na escola, incluindo a admissão com o controle de suas necessidades básicas e a percepção da falta de compreensão dos outros em relação ao que é importante para ele.

04 – Como o narrador se sentiu em relação ao seu primeiro dia de aula?

      O narrador descreveu seu primeiro dia de aula como sendo bem ruim.

05 – O que a mãe do narrador avisou antes do primeiro dia de aula?

      A mãe do narrador avisou que, na escola, ele não poderia falar palavras feias, como “bunda”, “cocô” e “xixi”.

06 – Qual foi a resposta que o narrador deu à pergunta da professora sobre os dentes dos elefantes?

      O narrador respondeu corretamente que os dentes dos elefantes são chamados de “marfim”.

07 – O que o narrador sentiu durante a aula, que o levou a querer ir ao banheiro?

      O narrador ficou com uma grande vontade de fazer xixi durante a aula.

08 – Como o narrador se sentiu após o incidente do xixi na aula?

      O narrador ficou envergonhado no início, mas com o passar do tempo, percebeu que o vexame foi esquecido pelas outras pessoas, e a situação voltou ao normal.

CONTO: O PERU DE NATAL - MÁRIO DE ANDRADE

 Conto: O peru de natal

             Mário de Andrade

        Publicado na revista da Academia Paulista de Letras em 1942 e, posteriormente, na obra póstuma Contos Novos, de 1947, o protagonista Juca está cansado de cultivar o luto pelo pai, morto meses antes. Está cansado, na verdade, das regras antes impostas pela figura patriarcal e agora pelas convenções religiosas. Um cansaço que se concretiza nas ceias natalinas que ele havia desde sempre desfrutado, preparadas de acordo com a “natureza cinzenta” do pai. “Meu pai fora de um bom errado, quase dramático, o puro-sangue dos desmancha-prazeres.”

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNWeGQnkuJVpUq6oHFRP3GneGgHiM6ReU21wctaiNiO2vhXR4mYpATssb-WRYd__Xn4X51_RVlO24XQ6DaCXdOTrjNvtd9ZFQLWMG8PM1Cm6tiZrn3u6RKojCaHIfgdb4WnVi2p7j6Vb9q1XvAKBOvWOUqVOxPcqy6TX9mcF1FgmXjI6xdRIZ-yHRdRZM/s1600/PERU.jpg


        “Era costume sempre, na família, a ceia de Natal. Ceia reles, já se imagina: ceia tipo meu pai, castanhas, figos, passas, depois da Missa do Galo. Empanturrados de amêndoas e nozes (quanto discutimos os três manos por causa dos quebra-nozes…), empanturrados de castanhas e monotonias, a gente se abraçava e ia pra cama.”

         Considerado algo como a ovelha-negra da família, sempre inventando moda e avesso às regras, Juca decidiu assim finalizar o luto e o pesar pelo pai morto:

        — Bom, no Natal, quero comer peru.

        Houve um desses espantos que ninguém não imagina. Logo minha tia solteirona e santa, que morava conosco, advertiu que não podíamos convidar ninguém por causa do luto.

        — Mas quem falou de convidar ninguém! essa mania… Quando é que a gente já comeu peru em nossa vida! Peru aqui em casa é prato de festa, vem toda essa parentada do diabo…

        — Meu filho, não fale assim…

        — Pois falo, pronto!

        E descarreguei minha gelada indiferença pela nossa parentagem infinita, diz que vinda de bandeirantes, que bem me importa! Era mesmo o momento pra desenvolver minha teoria de doido, coitado, não perdi a ocasião. Me deu de supetão uma ternura imensa por mamãe e titia, minhas duas mães, três com minha irmã, as três mães que sempre me divinizaram a vida. Era sempre aquilo: vinha aniversário de alguém e só então faziam peru naquela casa. Peru era prato de festa: uma imundície de parentes já preparados pela tradição, invadiam a casa por causa do peru, das empadinhas e dos doces. […]

        Não, não se convidava ninguém, era um peru pra nós, cinco pessoas. E havia de ser com duas farofas, a gorda com os miúdos, e a seca, douradinha, com bastante manteiga. Queria o papo recheado só com a farofa gorda, em que havíamos de ajuntar ameixa-preta, nozes e um cálice de xerez, como aprendera na casa da Rose, muito minha companheira. Está claro que omiti onde aprendera a receita, mas todos desconfiaram. E ficaram logo naquele ar de incenso assoprado, se não seria tentação do Dianho aproveitar receita tão gostosa. E cerveja bem gelada, eu garantia quase gritando. É certo que com meus “gostos”, já bastante afinados fora do lar, pensei primeiro num vinho bom, completamente francês. Mas a ternura por mamãe venceu o doido, mamãe adorava cerveja.

        Juca queria um peru de Natal para cinco pessoas, com duas farofas, uma gorda de miúdos, outra seca, com bastante manteiga. A receita de Rose, sua namorada, como se revela depois, levava ainda os adocicados típicos dessa época e trazidos da Europa: nozes, vinho jerez. O melhor acompanhamento para uma receita tão elegante seria, naturalmente, “um vinho bom, completamente francês”. Mas ele teve de ceder à cerveja, bebida popular apreciada pela mãe, o que não seria nenhuma heresia. O ritual, afinal, seria de desamarração geral: do luto e da figura do pai cinzento.

        E foi feito o peru do “mais maravilhoso Natal” da família de Juca. E foi cortado em fatias fartas, como nunca havia acontecido antes. Em vez de a mãe cumprir a então somente-feminina tarefa de servir as pessoas, foi o filho feliz que se encarregou dos serviços e de deixar a parte mais nobre do peito da ave para ela – que, de surpresa e satisfação, chorou. E o choro remeteu ao pai morto, que voltava a se fazer vivo e a disputar espaço com o peru.

        Principiou uma luta baixa entre o peru e o vulto de papai. Imaginei que gabar o peru era fortalecê-lo na luta, e, está claro, eu tomara decididamente o partido do peru. Mas os defuntos têm meios visguentos, muito hipócritas de vencer: nem bem gabei o peru que a imagem de papai cresceu vitoriosa, insuportavelmente obstruidora.

        — Só falta seu pai…

        Eu nem comia, nem podia mais gostar daquele peru perfeito, tanto que me interessava aquela luta entre os dois mortos. Cheguei a odiar papai. E nem sei que inspiração genial, de repente me tornou hipócrita e político. Naquele instante que hoje me parece decisivo da nossa família, tomei aparentemente o partido de meu pai. Fingi, triste:

        — É mesmo… Mas papai, que queria tanto bem a gente, que morreu de tanto trabalhar pra nós, papai lá no céu há de estar contente… (hesitei, mas resolvi não mencionar mais o peru) contente de ver nós todos reunidos em família.

        E todos principiaram muito calmos, falando de papai. A imagem dele foi diminuindo, diminuindo e virou uma estrelinha brilhante do céu. Agora todos comiam o peru com sensualidade, porque papai fora muito bom, sempre se sacrificara tanto por nós, fora um santo que “vocês, meus filhos, nunca poderão pagar o que devem a seu pai”, um santo. Papai virara santo, uma contemplação agradável, uma inestorvável estrelinha do céu. Não prejudicava mais ninguém, puro objeto de contemplação suave. O único morto ali era o peru, dominador, completamente vitorioso.

        E o peru/pai foi consumido ali: havia um prazer que não se podia esconder de ver o primeiro sumir do prato e o segundo sair de casa direto para seu devido lugar, o céu distante. A vivacidade de Juca venceu o ultrapassado defunto, mas, ironicamente, toda a história do peru só serviu para que a posição antes ocupada pelo pai não sumisse, mas trocasse de dono: agora era ele, o filho mais velho, o “patriarca” da família, quem daria as ordens, ainda que elas fossem, para ele, mais livres e prazerosas.

        “Minha mãe, minha tia, nós, todos alagados de felicidade. Ia escrever ‘felicidade gustativa’, mas não era só isso não. Era uma felicidade maiúscula, um amor de todos, um esquecimento de outros parentescos distraidores do grande amor familiar. E foi, sei que foi aquele primeiro peru comido no recesso da família, o início de um amor novo, reacomodado, mais completo, mais rico e inventivo, mais complacente e cuidadoso de si. Nasceu de então uma felicidade familiar pra nós que, não sou exclusivista, alguns a terão assim grande, porém mais intensa que a nossa me é impossível conceber.”

        O conto de Juca talvez tenha sido apenas um conto, talvez tenha sido uma peça da autobiografia que Mário de Andrade foi escrevendo por meio de seus personagens.  De qualquer maneira, o protagonista e o cenário descrito em O Peru de Natal têm mais semelhanças do que discrepâncias em relação à vida e ao ambiente em que seu criador estava inserido. Assim como Juca, Mário perdeu ainda na juventude o pai – o primeiro, aos 19 anos, o segundo, aos 24. Tinha também “três mães” – que, na vida do escritor, eram sua mãe Mariquinha (Maria Luísa Almeida Leite Moraes Andrade), sua irmã Maria de Lourdes e sua tia Nhanhã (Ana Francisca de Almeida Leite Moraes).

        A filósofa e crítica literária Gilda de Mello e Souza (1919-2005), prima de Mário, conviveu com ele e suas três mães na famosa casa da Rua Lopes Chaves, na Barra Funda, em São Paulo. Em depoimento concedido no Centro Cultural São Paulo, em 1992, Gilda conta que, durante a velhice de dona Mariquita, “ele passou a servir a mesa”, tal qual Juca o fez naquela noite. Para a prima, aliás, o conto em questão seria um eco da cozinha da família. “O Peru de Natal, de uma certa maneira, devolve ao leitor o que era uma festa ou um jantar elaborado na casa de Mário”, lembra ela.

        As receitas açucaradas eram especialidades da mãe do escritor, que era tida, inclusive, como uma grande doceira da cidade. Seus afamados bom bocados de queijo mais os bolos e biscoitos como os amanteigados – os prediletos de Mário, “uma maravilha de apresentação, uma delícia sem fim” – começavam a ser preparados nas vésperas dos dias festivos. Na manhã antes do evento, a trabalheira continuava porque aí vinham as coxinhas, as empadinhas e o peru, que tinha de ter as duas farofas, exatamente como descrito “O Peru de Natal”, recorda-se Gilda.

        O peru recheado não era, assim, restrito ao Natal. Estava mais para uma daquelas receitas especiais que cabem em qualquer ocasião especial do ano. Ao contar a história de Juca e do pai/peru, Mário de Andrade inseriu dados interessantes sobre o cotidiano que ele próprio vivenciava, em casa, gostando ou não da parentada que, segundo a prima, aparecia mesmo nos aniversários para se fartar dos quitutes. Esqueceu-se, no entanto, de passar a receita que lhe trouxe mais do que “felicidade gustativa”. O Lembraria foi procurar em dois livros de culinária, um dos anos 1930, outro dos 1940, os segredos do peru recheado. E descobriu que estes eram, na verdade, um só: embebedar o bicho!

Mário de Andrade.

Entendendo o conto:

01 – Por que o narrador-protagonista trouxe um peru para o Natal?

      Trouxe um peru para o Natal como parte de uma tradição familiar e para surpreender sua mãe, dona Isabel.

02 – Que sentimento o conto transmite?

      Transmite uma atmosfera de carinho familiar e nostalgia.

03 – Que ruptura esse fato marca na vida da família?

      A chegada do peru de Natal simboliza uma ruptura com a tristeza e a falta de esperança que acompanham a perda do pai, trazendo uma luz de otimismo e lembranças felizes para a família em um momento significativo do ano.

04 – Como eram as ceias de Natal à época do pai do nosso narrador?

      As ceias de Natal eram momentos especiais e tradicionais para a família, cheios de alegria, união e afeto, que transcendem as dificuldades da vida cotidiana.