Notícia: Como não perder os Guimarães Rosa da infância – Fragmento
Patrícia Gomes
Um dia, o neto do educador Severino
Antônio o puxou para fora de casa. Queria se deitar no chão de braços abertos
para ver o céu estrelado. Intrigado com o que via, virou-se para o avô e
perguntou: “Quem é a peixa mãe de todas as estrelas?”. Se o céu é um mar, o
menino estava mais do que certo de ter essa dúvida. “Isso é Guimarães Rosa
puro”, emociona-se o avô. “Nas minhas aulas, pego frases ditas por
crianças e atribuo a um grande autor. Ninguém duvida que eu esteja falando a
verdade”, diz ele, que é professor de redação e leitura, literatura, poesia
[...].
“Todas as crianças são questionadoras,
filosóficas e poéticas. Elas não são folhas em branco, são seres em
formação”, diz Antônio. Mas os sistemas escolares e até mesmo os professores
acabam inundando alunos muito novos com modelos pré-moldados que os
desestimulam a agir conforme sua natureza, acredita. “É comum crianças
perguntarem coisas como: ‘quem é o Deus de Deus?’ ou ‘quando nasceu o mundo?’.
São questionamentos levados pela mais alta filosofia. Não podemos deixar que
isso se perca.”
[...]
GOMES, Patrícia.
Publicada em: 7 maio 2013. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/educacao/como-nao-perder-os-guimaraes-rosa-da-infancia,f95ce42f44f7e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html. Acesso em: 5 nov. 2015. (Fragmento).
Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na
língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição
– São Paulo, 2016 – Moderna – p. 254.
Entendendo a notícia:
01 – Com base no texto,
caracterize a produção literária do escritor modernista mineiro Guimarães Rosa
(1908-1967).
Segundo o texto,
Guimarães Rosa é um autor “questionador”, “filosófico” e “poético”, qualidades
atribuídas às crianças, com as quais foi comparado.
02 – Que função tem o
artigo os no título
do texto?
Com o artigo, o substantivo próprio
torna-se comum e passa a designar não uma pessoa específica, mas sim um tipo de
pessoa: aquela que é criativa e poética.
03 – Explique a analogia
(comparação) feita pelo neto do educador.
A criança
comparou o céu a um mar e imaginou que as estrelas surgissem a partir de um
ser, “a peixa mãe”.
04 – Por que essa analogia
autoriza uma relação entre a criança e Guimarães Rosa?
Essa analogia
mostraria uma visão inusitada e poética do mundo, semelhante às que aparecem
nas obras do autor mineiro.
05 – Peixe é um substantivo epiceno. Que recursos linguísticos o
garoto empregou para indicar um peixe do sexo feminino?
A indicação do
sexo feminino deu-se com o uso do artigo feminino a, do emprego de uma
desinência nominal de feminino acrescentada ao radical da
palavra peixe e do acompanhamento desta pelo termo mãe, de
gênero feminino, usado como determinante.
06 – Identifique no caderno
a função do artigo indefinido em um
dia e relacione-a ao uso comum dessa expressão.
O artigo
indefinido um é usado para
indicar indeterminação, sugerindo que um dia é “qualquer dia”.
07 – Existe diferença de
sentido entre as expressões nas minhas aulas, usada pelo educador,
e em minhas aulas? Justifique.
Não; trata-se de uma simples questão
estilística, uma vez que o pronome possessivo já determina o substantivo,
e o uso do artigo antes dele é opcional.
08 – Releia a frase que
inicia o segundo parágrafo: “Todas as crianças são questionadoras,
filosóficas e poéticas”. No português contemporâneo brasileiro, qual das
formulações a seguir é mais adequada como equivalente da expressão
destacada: toda a criança, toda criança ou ambas? Justifique sua
resposta.
No português
contemporâneo do Brasil, a equivalência mais adequada com a
expressão todas as crianças se dá com a formulação toda criança,
uma vez que esta também contém a ideia de generalização. Já toda a
criança equivale mais usualmente a “a criança inteira”.
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