sábado, 11 de setembro de 2021

INFOGRÁFICOS; ATLAS DA VIOLÊNCIA 2018 - IPEA - COM GABARITO

 Infográficos: Atlas da violência 2018

          Publicado em: 5 jun. 2018

        Dados consolidados da IPEA no Atlas da Violência 2018 mostram que o Brasil passou de 30 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2016. Veja o mapa da violência no Brasil, a evolução do número de assassinatos por estado e gráficos com as mortes entre jovens, muito acima da média geral.

Homicídios em 2016

Total de homicídios por estado


Evolução dos homicídios de 2006 a 2016

Variação do total de homicídios por estado.



 Mortes em jovens

Taxa de homicídios a cada 100 mil jovens de 15 a 29 anos, em 2016



Fonte: IPEA (Atlas da Violência 2018).

              Atlas da Violência 2018. Gazeta do Povo, 5 jun. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2Qjm76N. Acesso em: 24 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 135-7.

Entendendo o infográficos:

01 – O Atlas da Violência é composto de uma introdução e três infográficos. Responda:

a)   Qual instituto foi responsável pela pesquisa?

O IPEA.

b)   Quando foram coletados os dados? Quais são os dados gerais da pesquisa?

Os dados contabilizados são de 2016 e mostraram que o Brasil passou de 30 homicídios a cada 100 mil habitantes.

c)   Descreva o primeiro infográfico: formato, cores, legenda e dados.

O primeiro infográfico é o mapa do Brasil, dividido em estados, com cores que variam de bege-claro para vinho, de forma crescente. Na legenda, os números variam de 204 (bege-claro) a 7.171 (vinho). Cada estado tem marcado o número absoluto de homicídios.

d)   Descreva o segundo infográfico: formato, cores, legenda e dados.

O segundo infográfico, também é o mapa do Brasil, dividido em estados, com cores que variam de azul a marrom. Esse infográfico mostra a porcentagem de aumento ou queda de assassinatos por estado, sendo os de cor azul com maior queda e a coloração cada vez mais escura onde houve aumento de homicídios.

e)   Descreva o terceiro infográfico: formato, cores, legenda e dados.

O terceiro infográfico tem formato de barras horizontais e apresenta-se do maior para o menor, calculando o número de jovens entre 15 e 29 assassinados por estado a cada 100 mil habitantes. O estado com maior número é Sergipe, com 142,7 jovens assassinados por cada 100 mil habitantes. O estado de São Paulo tem a menor média, sendo 19 jovens mortos a cada 100 mil habitantes.

02 – Em sua opinião, por que há grande variação nos números de assassinatos por estado?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Que relação pode ser feita entre a discussão de Dimenstein, em “Paz Social”, sobre “adultos abandonados” e os dados dessa pesquisa sobre a morte de jovens?

      Esses “adultos abandonados” foram crianças abandonadas pela sociedade, pelos pais e pelo Poder Público. E o resultado desse abandono são o aumento da violência e a morte desses jovens. A sociedade e o Poder Público condenam a morte esses jovens quando optam pelo descanso.

04 – Em números totais, foram 62.518 homicídios em 2016. Responda:

a)   Com base nas discussões apresentadas por Adorno, o que esses dados podem revelar sobre a relativização do valor à vida? Explique.

Esses dados podem revelar que, para um número considerável de brasileiros, os valores humanos remontam o período colonial, quando as pessoas assassinavam por disputa de território e as mortes eram toleradas.

b)   De acordo com Dimenstein, “Violência gera violência”. Seguindo essa premissa, como você acha que deveria ser o combate ao crime?

Resposta pessoal do aluno.

c)   Em sua opinião, qual deveria ser o papel do Poder Público para evitar os assassinatos, principalmente o de jovens?

Resposta pessoal do aluno.

d)   Qual deveria ser o papel da escola para proteger o adolescente e prevenir o contato com a criminalidade?

Resposta pessoal do aluno.

05 – Você tem acompanhado as estatísticas de seu estado sobre a violência?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Qual será o perfil da maioria das vítimas? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Qual dado você acha que encontrará sobre seu estado? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

08 – Será que houve aumento ou diminuição no número de homicídios? Qual é sua percepção?

      Resposta pessoal do aluno.

 

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