Notícia: Troca de figurinhas do álbum da Copa vira febre em Curitiba
A menos de trinta dias do início do mundial, multiplicam-se os pontos onde os colecionadores se encontram para o escambo
13/05/14 às 22:47 – Atualizado
às 22h54 Por Ana Ehlert
A febre da troca de figurinhas do álbum
da Copa do Mundo de 2014 está chegando ao ápice. A 30 dias do começo da maior
competição de futebol mundial, quem coleciona as figurinhas se organiza para
completar o álbum em pontos de troca espalhados por vários pontos da cidade e
também pelas redes sociais. “Quanto mais cedo completar o álbum melhor”, afirma
Letícia Taborda Ribas, estudante de administração da Universidade Federal do
Paraná (UFPR). Ela é uma das colecionadoras que aproveitou o ponto montado pela
Livraria Cultura, no Shopping Curitiba, na tarde desta terça-feira (13).
Faltando 7 figurinhas para completar o
álbum, que no total tem 649, Letícia conta que até agora conseguia fazer a
troca na universidade. “Mas agora está ficando cada vez mais difícil e por isso
estou começando a frequentar os grupos de troca”, revela. Ela estava
acompanhada do amigo Leonardo Koppe Malanski, 17 anos. “Para mim faltam 15
figurinhas”, diz. Malanski também frequenta o grupo de troca da Praça da
Ucrânia, no Bigorrilho. Lá o pessoal se reúne aos sábados e domingos, a partir
das 10 horas para tentar completar o álbum.
Guilherme Luis Nascimento, de 17 anos,
também estudante, conta que já fez vários álbuns. “Eu gosto de acompanhar o
esporte com os álbuns. Já fiz vários do brasileirão (Campeonato Brasileiro de
Futebol)”, conta. Faltando 70 figurinhas para completar o álbum da Copa,
Guilherme recorre também às redes sociais. No Facebook há um perfil criado
especialmente para os grupos de colecionadores de figurinhas da Copa do Mundo.
Em uma análise geral, fica claro que as
escolas, praças, faculdades, universidades, shoppings e até mesmos
estações-tubo do transporte coletivo viraram pontos de encontro de
colecionadores de figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2014. Um dos pontos
bastante citados é a estação-tubo do Detran.
No grupo Troca de Figurinhas Álbum da
Copa do Mundo 2014 – Curitiba, os integrantes “negociam” as figurinhas
repetidas e marcam os locais para a troca. Alguns apenas relacionam o número
das que têm repetida e daquelas que estão precisando. Outros fizeram um espécie
de espelho do álbum e, por um sistema de cores, identificam aquelas que estão
faltando, e as que têm repetidas.
Fonte: EHLERT, Ana.
Troca de figurinhas do álbum da Copa vira febre em Curitiba. Disponível em: http://www.bemparana.com.br/noticia/325548/troca-de-figurinhas-do-album-da-copa-vira-febre-em-curitiba.
Acesso em: 6 abr. 2015.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 73-5.
Entendendo a notícia:
01 – Releia o título da notícia:
Troca de figurinhas do álbum da Copa
vira febre em Curitiba´
a) Qual é o significado da palavra “febre”, nesse contexto?
No título da notícia, “febre” significa algo que virou moda, que se
popularizou.
b) Pelo título é possível identificar o assunto que será tratado no texto. Que assunto é esse?
A troca de figurinhas do álbum da Copa.
c) Por que foi empregada letra inicial maiúscula na palavra “Copa”?
Porque “Copa” é um substantivo próprio, que nomeia o campeonato
mundial de futebol.
02 – Agora, releia o
subtítulo da notícia:
A
menos de trinta dias do início do mundial, multiplicam-se os pontos onde os
colecionadores se encontram para o escambo
a) Uma palavra usada no subtítulo da notícia confirma que a troca de figurinhas virou febre em Curitiba. Qual é ela?
“Multiplicam-se”.
b) É possível depreender o significado da palavra “escambo” por meio do contexto, relacionado o subtítulo ao título da notícia. Qual é o significado dessa palavra?
Troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de moeda; permuta,
câmbio.
c) Considerando as informações do subtítulo, justifique a multiplicação dos pontos de troca de figurinhas.
Na linha-fina, é possível ler a informação “A menos de trinta dias
do início do mundial”. A busca pelas figurinhas intensificou-se com a
proximidade do evento.
03 – Ao longo da notícia, a
jornalista utilizou outras duas expressões para se referir ao termo “Copa do
Mundo”.
a) Que expressões são essas?
“Mundial” e “maior competição de futebol mundial”.
b) Por que essas duas expressões foram usadas no lugar do tempo “Copa do Mundo”?
Para evitar repetições.
04 – Releia o trecho a
seguir:
“Faltando 7 figurinhas para completar o
álbum, que no total tem 649, Letícia conta que até agora conseguia fazer a
troca na universidade. “Mas agora está ficando cada vez mais difícil e por isso
estou começando a frequentar os grupos de troca”, revela.”
a) A palavra “agora” aparece duas vezes no trecho. Na primeira vez que aparece, ela se refere a qual momento?
Na primeira vez em que é usada, a palavra “agora” se refere ao
momento presente de Letícia, revelando que ficou mais difícil realizar as
trocas no momento em que ela chegou perto de completar o álbum.
b) Por que, provavelmente, a troca de figurinhas foi ficando mais difícil? Levante uma hipótese.
Com a proximidade do evento gerou uma busca maior pelas figurinhas.
Além disso, há figurinhas com número limitado, que se tornam raras conforme as
pessoas vão completando os álbuns.
05 – Releia estes trechos:
[...]
“Para mim faltam quinze figurinhas”, diz. [...].
No grupo Troca de Figurinhas Álbum da
Copa do Mundo 2014 – Curitiba, os integrantes “negociam” as figurinhas
repetidas e marcam os locais para a troca.
· As aspas têm a mesma função nos dois trechos? Explique.
Não. No primeiro trecho, as aspas marcam
o discurso direto. No segundo, foram usadas porque o termo “negociam” foi
empregado em um sentido que não é o dele, já que não se trata de uma negociação
propriamente dita.
06 – Geralmente, as
figurinhas de um álbum de Copa do Mundo trazem as imagens de alguns jogadores
de diferentes seleções.
a) Sabemos que algumas figurinhas de um álbum da Copa são produzidas em menor número. Como você explica esse fato?
As figurinhas produzidas em menor quantidade, geralmente, tornam-se
itens de desejo. É uma estratégia de marketing, pois a ideia é que os
consumidores precisem comprar mais pacotes de figurinhas para encontrar aquelas
que são mais disputadas.
b) Provavelmente, quais são os jogadores estampados nas figurinhas mais disputadas? Por quê?
Provavelmente, são os jogadores mais famosos. Essa é outra
estratégia utilizada para levar o consumidor a comprar mais pacotes de
figurinhas.
07 – Em sua opinião, qual
foi a importância das redes sociais na troca de figurinhas durante a Copa do
Mundo de 2014?
Resposta
pessoal do aluno. Sugestão: Elas facilitam o processo de troca, uma vez que
possibilitaram a formação de grupos de pessoas reunidas em torno desse objetivo
comum.
08 – A notícia que você leu
foi publicada em 2014, às vésperas do início da Copa do Mundo no Brasil.
a) Em sua opinião, quais foram os principais impactos da realização do evento para o país?
Resposta pessoal do aluno.
b) Converse com os colegas e, se necessário, façam uma pesquisa sobre o assunto.
Resposta pessoal do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário