terça-feira, 21 de setembro de 2021

CARTAZ: COMBATER A DENGUE - COM GABARITO

 Cartaz: Combater a dengue

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXnlYMAvskxyypalpvuc17xqsEu1o-wWuPbk9BVMfJDjACQkWakrRrejzR03MYgu1gr7TNV4GvifX09Z90KwthXFXkJQM-puaSOr7YFTGr8CQ8Ry3bflw3yxw5T8Jg8N_JO489RM88q-I/s265/dengue.jpg

      Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/wp-content/uploads/2014/03/Dengue.jpg. Acesso em: 3 fev. 2015.

          FIQUE ATENTO AOS LOCAIS QUE PODEM ACUMULAR ÁGUA E MANTENHA-OS SEMPRE LIMPOS E FECHADOS. Combater a dengue é simples. Evite que locais e utensílios sirvam como foco do mosquito. Junte a família e os amigos e monte um time para afastar essa doença de sua casa e vizinhança. E se sentir febre com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas, procure imediatamente uma unidade de saúde. Pode ser dengue.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª Edição São Paulo 2015 p. 123-4.

Entendendo o cartaz:

01 – Qual é o objetivo desse texto?

      Mobilizar a população no combate à dengue.

02 – Na imagem do cartaz, aparece uma pessoa famosa. Quem é ela?

      Cafu, o ex-jogador de futebol. Cafu está de pé, ao lado do rapaz de boné.

03 – Por que você acha que essa personalidade aparece no cartaz?

      Provavelmente porque as personalidades costumam ter apelo junto ao público, o que pode aumentar a eficácia da mensagem do cartaz.

04 – Que relações o texto e a imagem do cartaz estabelecem com a personalidade que aparece nele?

      O texto do cartaz compara a mobilização popular no combate à dengue à formação de um time. Na imagem, Cafu e as outras personagens aparecem posicionados como os jogadores costumam posar antes do início de uma partida de futebol. Assim, fazendo associações com elementos do futebol, o cartaz procura mobilizar o leitor no combate à doença, o que justifica a escolha de um conhecido ex-jogador desse esporte para fazer parte da campanha.

05 – Releia a frase: “Fique atento aos locais que podem acumular água e mantenha-os sempre limpos e fechados”.

a)   Que pronome foi empregado nessa frase?

O pronome “os”.

b)   A qual termo esse pronome se refere?

Refere-se ao termo “locais (que podem acumular água)”.

c)   Por que o uso desse pronome foi importante para a construção da frase?

Porque, com o uso do pronome, evitou-se a repetição de termos na frase.

d)   Se, na frase, em vez de “locais” fosse usado o termo “localidades”, o pronome também teria que ser alterado? Por quê?

Sim, se o substantivo masculino fosse substituído por outro feminino, o pronome utilizado deveria ser “as” em vez de “os”: “mantenha-as”

06 – Releia esta outra frase: “Junte a família e os amigos e monte um time para afastar essa doença de sua vizinhança”. Agora, responda:

a)   Que pronome possessivo foi usado na frase?

O pronome “sua”.

b)   A quem se refere esse pronome?

Refere-se ao leitor.

c)   Imagine que o interlocutor quisesse se incluir na mensagem. Nesse caso, que pronome deveria ser usado na frase?

O pronome “nossa”: “Junte a família e os amigos e monte um time para afastar essa doença de nossa vizinhança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário