Tirinha: Mafalda mãe
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 181-2.
Entendendo a tirinha:
01 – Qual é o público-alvo
da propaganda que aparece na tira?
Os filhos.
02 – Como a mãe é
caracterizada nessa propaganda?
Como alguém que
aplica castigos corporais.
03 – Qual é a mensagem da
propaganda?
Os filhos devem comprar sabões e panos de
chão para as mães a fim de que elas possam usá-los nos trabalhos domésticos.
Assim, elas ficarão muito cansadas e terão menos energia na hora de bater nos
filhos.
04 – O que quebra a
expectativa no último quadrinho?
A ideia inesperada que surpreende o
leitor no terceiro quadrinho. Ao se falar de presente no Dia das Mães,
espera-se que se esteja pensando em agradar as mães, o que não ocorre nesse
quadrinho.
05 – Em seu caderno,
transcreva a forma verbal do imperativo utilizada na tirinha.
“Não se
esqueçam”: imperativo negativo.
06 – Releia esta frase do
segundo quadrinho:
“É bom ir pensando!”
a) Reescreva-a em seu caderno, empregando o verbo pensar no modo imperativo. Faça as adaptações necessárias.
“Pense”.
b) A alteração do modo verbal alterou o sentido do texto?
O sentido geral continua o mesmo, mas a duração da ação verbal é
modificada, pois a locução verbal ir pensando denota um processo verbal em
curso (devido ao emprego do gerúndio), o que não ocorre com o modo imperativo.
c) Qual das frases, em sua opinião, tem maior poder de convencimento? A da tira ou a que você reescreveu no caderno? Por quê?
A frase reescrita no caderno, pois o modo imperativo tem mais força
argumentativa. Quando se diz ir pensando, não há urgência na ação; já pense, ao
contrário, indica urgência, ordem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário