Tirinha: Calvin Os dias estão todos ocupados
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 227-8.
Entendendo a tirinha:
01 – No primeiro quadrinho, qual é a dúvida expressa pelo personagem
Calvin?
Ele quer saber se a educação que está
recebendo, de fato, o prepara para o futuro.
02 – Descreva a imagem do garoto nos quatro quadrinhos, associando-a à
sua fala.
Resposta pessoal do aluno.
03 – O que se pode depreender sobre o comportamento de Calvin na fala da
professora?
Pode-se depreender que Calvin não fazia
sua parte na aprendizagem dos conhecimentos que reivindicava e que precisaria
se dedicar mais aos estudos.
04 – O que torna essa tirinha engraçada?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O que torna a
tirinha engraçada é a decepção de Calvin ao saber que teria de mudar de
comportamento e se dedicar mais aos estudos para conquistar o que estava
reivindicando. Pela imagem do último quadrinho, é possível perceber o seu
estado de frustração por não se sentir capaz de mudar tanto.
05 – Leia esta fala de Calvin, transcreva do primeiro quadrinho.
“Sim! Que certeza eu tenho que esta educação está me preparando
adequadamente para o século 21”? De que outro modo o pronome oblíquo “me”
poderia ser escrito na locução verbal “está me preparando”? Consulte o quadro
informativo para responder.
O pronome “me” também poderia ser escrito
depois do verbo que está no gerúndio (verbo principal): “está preparando-me”.
06 – Da mesma forma, analise a colocação do pronome na locução “comece a
se esforçar” que faz parte da fala da professora, extraída do terceiro
quadrinho.
“Nesse caso, meu jovem, eu sugiro que você comece a se esforçar mais. O
que você tira da escola depende do que você põe nela”.
O pronome “se” também poderia ser escrito
depois do verbo que está no infinitivo (verbo principal): “comece a
esforçar-se”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário