Poema: O Poeta Aprendiz
Vinicius de Moraes
Ele era um menino
Valente e caprino
Um pequeno infante
Sadio e grimpante
Anos tinha dez
E asas nos pés
Com chumbo e bodoque
Era plic e ploc
O olhar verde gaio
Parecia um raio
Para tangerina
Pião ou menina
Seu corpo moreno
Vivia correndo
Pulava no escuro
Não importa que muro
Saltava de anjo
Melhor que marmanjo
E dava o mergulho
Sem fazer barulho
Em bola de meia
Jogando de meia-direita ou de ponta
Passava da conta
De tanto driblar.
[...]
MORAES, Vinícius de.
Livro de Letras. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª Edição São Paulo 2015 p. 50-1.
Entendendo o poema:
01 – Leia os versos a seguir e preste atenção na palavra “caprino”:
“Ele era um menino /
Valente e caprino.”
a) Leia agora a definição do dicionário para “caprino”.
Ca.pri.no s.m.pl. 1 nome genérico para cabras e
bodes, ovelhas e carneiros, considerados como espécie; ovinos: É criador de
caprinos. Adj. 2 relativo a cabra ou bode: carne caprina.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário escolar
da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2013.
b) O que fazia o menino para ser qualificado como “caprino”?
O menino vivia saltitando, pulando por todos os
lados, brincando e correndo “sem parar”.
02 – Que outras características, além de caprino, são dadas ao menino no
poema?
O menino era valente, sadio e grimpante, tinha dez
anos, parecia um raio, era moreno, vivia correndo e pulando.
03 – As expressões “asas nos pés” e “saltava de anjo” ressaltam que
característica do menino?
Sua agilidade.
04 – A descrição feita no poema leva o leitor a formar uma imagem do
menino. Qual é ela?
A maior parte das características
expostas no texto traça o perfil de uma criança esperta, ativa.
05 – Releia: “O
olhar verde gaio
Parecia um raio
Para tangerina
Pião ou menina.”
Explique a comparação entre “olhar” e “raio” feita no poema.
A comparação
sugere que o olhar do menino tem o mesmo brilho, a mesma força, a mesma
“rapidez” que um raio. O termo “verde-gaio” caracteriza o olhar do garoto como
esperto, alegre e, neste caso, representa o próprio menino.
06 – Localize no poema as palavras
que correspondem aos brinquedos e às brincadeiras do menino e transcreva-as.
As palavras e
expressões são: “bodoque”, “plic e ploc”, “pião”, “correndo”, “saltava”, “bola
de meia”, “jogando” e “driblar”.
· Que versos destacam a habilidade do menino com brinquedos?
“Era plic e ploc” / “E dava o mergulho / Sem fazer
barulho / Em bola de meia / Jogando de meia-direita ou de ponta”.
07 – Copie o trecho do poema de que você mais gostou. Justifique sua
escolha.
Resposta pessoal do aluno.
08 – Escreva no caderno uma justificativa para o título do poema.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Para
o garoto, a vida era poesia. Como um poeta se expressa das mais variadas
maneiras com palavras e gosta do que faz, o menino também extravasa de mil
maneiras o que ele curte.
Gostei respondi e ganhei um 1000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 sabe kkk bjoss tchau fuuiiio
ResponderExcluirMaravilha amei 👏👏😍
ResponderExcluirAmeiii respondi tudo ❤️❤️💯🎉
ResponderExcluir