Notícia: Adolescentes que passam muito tempo no celular são mais infelizes: aponta estudo
Especialista recomenda limitar uso em no máximo duas horas por dia RIO – Agradar os filhos com
smartphones, tablets e videogames pode, na verdade, contribuir para a
infelicidade dos adolescentes, sugere estudo liderado por Jean Twenge,
professora de Psicologia da Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia.
Os resultados publicados nesta segunda-feira no periódico "Emotions",
da Associação Americana de Psicologia, mostram que jovens que passam muito
tempo com os olhos vidrados nas telas de aparelhos eletrônicos são menos
felizes que colegas que preterem outras atividades.
-- A chave para o uso de mídias digitais
e a felicidade é a limitação – comentou Jean. – Gastar no máximo não mais que
duas horas por dia nessas mídias, e tentar aumentar o tempo despendido com
amigos e exercícios, duas atividades relacionadas com o aumento da felicidade.
A
equipe de Twenge analisou dados da pesquisa longitudinal Monitoring the Future,
que anualmente entrevista cerca de 50 mil estudantes entre 12 e 17 anos de
todos os estados americanos. Entre as questões, os adolescentes respondem
quanto tempo passam em smartphones, tablets e computadores, em atividades com
interações sociais e sobre a felicidade como um todo.
Os resultados mostram que, em geral,
adolescentes que passam mais tempo na frente de telas – jogando videogames,
usando redes sociais e conversando por aplicativos de texto e vídeo – são menos
felizes que aqueles que investem mais tempo em outras atividades, como
esportes, lendo jornais e revistas e se encontrando com amigos.
Segundo a pesquisadora, existem duas
leituras possíveis. A primeira é que os jovens buscam os dispositivos
eletrônicos porque estão tristes. Mas Jean aposta na segunda tese, de que o uso
em excesso desses aparelhos deixa os jovens tristes.
-- Apesar de este estudo não demonstrar
causalidade, muitos outros mostraram que o maior uso de redes sociais leva à
tristeza, mas a tristeza não leva ao uso de redes sociais – ponderou a
psicóloga.
Por outro lado, a abstinência total
também não leva à felicidade. Os adolescentes mais felizes passam pouco menos
de uma hora diária nas redes sociais, mas após uma hora de uso, a infelicidade
aumenta de maneira consistente, acompanhando o aumento no uso de telas.
Olhando os dados históricos de grupos
da mesma faixa etária desde os anos 1990, os pesquisadores descobriram que a
proliferação de dispositivos eletrônicos com tela coincidiu com uma queda geral
da felicidade entre os jovens americanos. Especificamente, os índices de
satisfação com a vida, autoestima e felicidade despencaram após 2012. Foi nesse
ano que o percentual de americanos com smartphones superou a marca de 50%.
-- De longe, a maior mudança na vida
dos adolescentes entre 2012 e 2016 foi o aumento na quantidade de tempo gasto
em redes sociais e o consequente declínio das atividades sociais e do sono –
apontou Jean. – O advento do smartphone é a explicação mais plausível para a
diminuição repentina no bem-estar psicológico dos adolescentes.
ADOLESCENTES que
passam muito tempo no celular são mais infelizes, aponta estudo. O Globo, Rio
de Janeiro, 22 jan. 2018. Disponível em: https://glo.bo/2PV6xPv. Acesso em: 24
ago. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 103-5.
Entendendo a notícia:
01 – Transcreva o título e a
linha fina da notícia apresentada na página anterior.
Título: “Adolescentes que passam muito
tempo no celular são mais infelizes: aponta estudo”
Linha fina: “Especialista recomenda
limitar uso em no máximo duas horas por dia”
02 – Qual é o assunto
principal desenvolvido no corpo da notícia?
A notícia faz referência a uma pesquisa
cujo resultado revela que os jovens que passam muito tempo usando aparelhos
eletrônicos são menos felizes que colegas que preferem realizar atividades.
03 – Leia o trecho abaixo,
relativo à pesquisa Monitoring the Future, feita pela Associação Americana de
Psicologia.
“Os
resultados mostram que, em geral, adolescentes que passam mais tempo na frente
de telas – jogando videogames, usando redes sociais e conversando por
aplicativos de texto e vídeo – são menos felizes que aqueles que investem mais
tempo em outras atividades, como esportes, lendo jornais e revistas e se
encontrando com amigos.”
·
A realidade apontada pela pesquisa de algum
modo afeta você? Você se reconhece nela? Explique sua resposta?
Resposta pessoal do aluno.
04 – De acordo com Jean
Twenge, professora de Psicologia da Universidade Estadual de San Diego, a "chave para o uso de mídias digitais e
a felicidade é a limitação". De que maneira eia propõe que seja essa
limitação e consequente aumento da felicidade?
Ela propõe que os
jovens gastem no máximo duas horas por dia nas mídias, que tentem aumentar o
tempo em presença dos amigos e que façam atividades físicas.
05 – Nessa notícia, é
possível perceber que há trechos que revelam fatos e outros que trazem
opiniões. Nos trechos destacados a seguir, indique o que é (F) fato e o que é (O) opinião.
(O) Agradar os filhos com
smartphones, tablets e videogames pode, na verdade, contribuir para a
infelicidade dos adolescentes...
(F) A equipe de Twenge analisou dados
da pesquisa longitudinal Monitoring the Future, que anualmente entrevista cerca
de 50 mil estudantes entre 12 e 17 anos de todos os estados americanos.
(O) Por outro lado, a abstinência
total também não leva à felicidade.
(O) Os adolescentes mais felizes
passam pouco menos de uma hora diária nas redes sociais...
(F) Entre as questões, os
adolescentes respondem quanto tempo passam em smartphones, tablets e
computadores, em atividades com interações sociais e sobre a felicidade como um
todo.
06 – Releia esta frase da
notícia:
“Por
outro lado, a abstinência total também não leva à felicidade.”
·
Ao empregar a expressão "Por outro
lado", que tipo de informação o(a) autor(a) do texto pretende introduzir:
uma informação que confirma ou ressalva o que foi dito anteriormente?
Uma informação
que ressalva o que foi dito anteriormente. Ao empregar a expressão “Por outro
lado”, o(a) autor(a) leva o leitor a inferir que há uma restrição à informação
anterior, ou seja, prepara o leitor para a informação de que há um atenuante
para o uso de dispositivos eletrônicos.
07 – Atualmente, uma das
formas mais comuns de entretenimento e a internet.
a) Você utiliza a Internet? Se sim, quantas horas por dia passa conectado?
Resposta pessoal do aluno.
b) Em sua opinião, é positivo as pessoas ficarem muito tempo conectadas? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
Obgda me ajudou muito ☺️
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