Propaganda: Infância Livre de Consumismo
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 179.
Entendendo a propaganda:
01 – Essa propaganda está
vendendo algum produto ou serviço? Justifique.
Ela não está
vendendo nada, não há qualquer produto sendo anunciado.
02 – Toda propaganda tem um
público-alvo, ou seja, é dirigida a uma parcela específica da população. A quem
se dirige essa propaganda?
Aos pais com
filhos ainda na infância.
03 – Releia o trecho a
seguir:
“No
dia das crianças, dê menos presente e mais presença.”
a) Em seu caderno, copie do trecho duas palavras que são semelhantes na escrita e na pronúncia.
“Presente” e “presença”.
b) Que efeito o uso dessas duas palavras gera no texto?
O uso dessas duas palavras próximas uma da outra gera um efeito
sonoro e de sentido que chama a atenção do leitor.
04 – Que palavras utilizadas
no texto fazem pedidos, apelos ao leitor?
“Dê” e “tire”.
05 – Qual é a mensagem
veiculada nessa propaganda?
A mensagem de que
em vez de dar presentes, os pais deveriam se fazer mais presentes na vida dos
filhos. Essa ação já seria um presente para eles.
Oi
ResponderExcluir