quarta-feira, 29 de setembro de 2021

PROPAGANDA: INFÂNCIA LIVRE DE CONSUMISMO - COM GABARITO

 Propaganda: Infância Livre de Consumismo

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUiGwJ-SlBjpuVwliU_EcNI1qjd1o6yFQrdfNsAn4vuMmzp_8xCaUFhNUyM7QY9I9JOCjWJj5kBqVRA-VLdrhRWTKZvQhgFiqAnh5pafyIfnJuz6TXOGcIhueq-SfL21Akjqsv9Nt8OJI/s225/DIA+DAS+CRI.


Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 179.

Entendendo a propaganda:

01 – Essa propaganda está vendendo algum produto ou serviço? Justifique.

      Ela não está vendendo nada, não há qualquer produto sendo anunciado.

02 – Toda propaganda tem um público-alvo, ou seja, é dirigida a uma parcela específica da população. A quem se dirige essa propaganda?

      Aos pais com filhos ainda na infância.

03 – Releia o trecho a seguir:

        “No dia das crianças, dê menos presente e mais presença.”

a)   Em seu caderno, copie do trecho duas palavras que são semelhantes na escrita e na pronúncia.

“Presente” e “presença”.

b)   Que efeito o uso dessas duas palavras gera no texto?

O uso dessas duas palavras próximas uma da outra gera um efeito sonoro e de sentido que chama a atenção do leitor.

04 – Que palavras utilizadas no texto fazem pedidos, apelos ao leitor?

      “Dê” e “tire”.

05 – Qual é a mensagem veiculada nessa propaganda?

      A mensagem de que em vez de dar presentes, os pais deveriam se fazer mais presentes na vida dos filhos. Essa ação já seria um presente para eles. 






Um comentário: