domingo, 19 de setembro de 2021

FILME(ATIVIDADES): MEUS 15 ANOS - CAROLINE FIORATTI - QUESTÕES GABARITADAS

 


FILME: MEUS 15 ANOS 


                    Ficha técnica

Nome: Meus 15 anos

Nome original: Meus 15 anos

Cor da filmagem: Colorida

Origem: Brasil

Ano de produção: 2017

Gênero: Juvenil, Drama, Comédia

Duração: 94 min.

Classificação: 10 anos

Direção: Caroline Fioratti

Roteiro Luiza Trigo, Clara Deák

Elenco: Larissa Manoela, Rafael Infante, Daniel Botelho

 

SINOPSE

Não recomendado para menores de 10 anos

        Aos 14 anos de idade, Bia (Larissa Manoela) descobre que vai ganhar uma grande festa de 15 anos. Mas tem um problema: a garota sonhadora e apaixonada por música não tem muitos amigos para convidar ao evento, por ser pouco popular na escola. Ela conta com a ajuda do único grande amigo, Bruno (Daniel Botelho), e do pai Edu (Rafael Infante) para consertar a situação.

 CINEWEB. Disponível em: https://bit.ly/2r30Ks8. Acesso em: 2 ago. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 110.

Entendendo o filme:

01 – Que informações podem ser obtidas por meio da leitura da ficha técnica do filme?

      É possível saber que o filme é colorido, foi produzido no Brasil em 2017 e tem 94 minutos de duração. Além disso, identificamos a diretora, o gênero do filme, a classificação (10 anos), alguns atores que fazem parte do elenco e o nome original (que é mesmo do cartaz do filme).

02 – Com a leitura da sinopse, você consegue identificar alguns personagens do filme. Quais?

      Bia e seu pai.

03 – Qual é o objetivo da sinopse que você leu?

      O objetivo é apresentar a história de forma resumida, isto é, fornecer informações essenciais sobre o filme.

04 – Você identifica no texto comentários a respeito do filme?

      Não, o texto apenas descreve resumidamente o filme, mas não apresenta comentários ou expõe a opinião de quem o escreveu.

05 – Você já tinha lido uma sinopse de filme antes? Com qual objetivo?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Em quais suportes ou veículos você acha que sinopses como essa podem ser encontradas?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Em geral, é possível encontrar esse gênero textual em revistas e jornais impressos e on-line, em capas de DVDs, etc.

07 – Em sua opinião, uma sinopse motiva o espectador a assistir a um filme?

      Resposta pessoal do aluno.

08 – A que tipo de informação você recorre para saber se vale a pena ou não assistir a um filme?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Assistir um trailer, pesquisar na internet ou são motivados por outras pessoas que já assistiram ao filme, etc.

 

 


Um comentário: