Tirinha: André
ANDRÉ. Disponível em:
https://bit.ly/2DuNKUq.
Acesso em: 28 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 236.
Entendendo a tirinha:
01 – O que você vê na imagem da tirinha? Qual é a relação entre os
elementos visuais e verbais que a compõem?
Um homem reclamando em frente a um computador, no
primeiro quadrinho, sobre a demora na entrega de algo que comprou pela
internet. No segundo quadrinho, uma mão ultrapassa a tela e entrega sua
encomenda, o que o deixa surpreso.
02 – Do que trata a tirinha? Com qual finalidade foi produzida?
A tirinha tem a finalidade educativa de tratar dos
direitos do consumidor que compra pela internet.
03 – O que pode provocar humor nessa tirinha? Explique.
O fato de a mercadoria comprada ser entregue pela
tela do computador, no mesmo momento em que o consumidor fez a reclamação,
deixando-o surpreso.
04 – Observe o período correspondente à fala do personagem no primeiro
quadrinho.
a) Transforme esse período, que é composto, em dois períodos simples.
Eu fiz uma compra pela internet. A compra ainda não
chegou.
b) O que marca a divisão entre as orações que o compõem? Explique.
A conjunção e,
que marca a soma das ideias entre as orações.
05 – No segundo quadrinho, há uma informação que se relaciona ao direito
do arrependimento da compra, previsto no artigo 49 do Código de Defesa do
Consumidor, assim como à prestação facilitada do atendimento pelo comércio
eletrônico. Em sua opinião, esse direito tem sido garantido a todos os
consumidores? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
06 – Observe o período: “O
comércio eletrônico deve prestar atendimento facilitado ao consumidor e também
respeitar o direito ao arrependimento”. Responda:
a) Quantas orações formam esse período?
São duas orações, em torno das locuções verbais
“deve prestar” e “deve respeitar”.
b) O que marca a divisão entre as orações? Explique.
A conjunção e,
que marca a soma das ideias entre as orações.
c) Transforme-o em dois períodos simples.
O comércio eletrônico deve prestar atendimento
facilitado ao consumidor. Também deve respeitar o direito ao arrependimento.
Ajudo muito :.)
ResponderExcluir