domingo, 12 de setembro de 2021

TIRINHA: NÍQUEL NÁUSEA AMOR - FERNANDO GONSALEZ - COM GABARITO

 Tirinha: Níquel Náusea amor

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPplU_x8tdsIStIMe-JmOZrVJJJDAaS2A9ov2ZYC3HUasO5XiOQUuPvH4khP1dNqe4ZQ_tQJwAwC5Uqn2KYSpF4CiSm1eGdkDqAGOxzjaeRw8S8ozOoLCiR6mdzKyFbn0n66rlVZMNanA/s345/NIQUEL.jpg 





Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 167.

Entendendo a tirinha:

01 – O que provoca humor nessa tirinha?

      A suposição de uma das personagens a respeito de sua diferença em relação ao companheiro. O autor se aproveita da diferença existente entre dois pontos de vista para criar humor.

02 – Qual é a função da palavra “mesmo” no segundo quadrinho: adjetivo, advérbio ou conjunção? Como você chegou a essa conclusão?

      A função da palavra “mesmo” é ligar as orações no segundo quadrinho, significando “apesar de”, “embora”. Está sendo empregada na função de conjunção.

03 – A palavra “mesmo” inicia um pensamento que se soma ou que se opõe à ideia da oração anterior?

      Inicia um pensamento que se opõe à ideia anterior.

04 – “Mesmo” faz parte de uma oração dependente ou independente da anterior? Ela pertence a uma oração coordenada ou subordinada? Justifique sua resposta.

      Oração dependente da principal “Vamos casar”. Portanto, é subordinada a essa principal.

05 – Por que chamamos a oração iniciada pela palavra “mesmo” subordinada adverbial concessiva?

      Pelo fato de expressar uma ideia contrária àquela expressa na oração principal, mas incapaz de impedir que tal ideia se concretize.

06 – Transcreva o período composto do segundo quadrinho. Reescreva-o começando com a oração subordinada.

a)   Houve alguma alteração de sentido fazendo isso?

Mesmo você sendo branco de listras pretas e eu preta de listras brancas, vamos casar.

b)   Você precisou fazer alguma mudança na pontuação? Por quê?

Sim, colocar uma vírgula no fim da oração subordinada para marcar o deslocamento dessa oração com valor de adjunto adverbial, separando-a da oração principal

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