Tirinha: Níquel Náusea amor
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 167.
Entendendo a tirinha:
01 – O que provoca humor nessa tirinha?
A suposição de uma das personagens a
respeito de sua diferença em relação ao companheiro. O autor se aproveita da
diferença existente entre dois pontos de vista para criar humor.
02 – Qual é a função da palavra “mesmo” no segundo quadrinho: adjetivo,
advérbio ou conjunção? Como você chegou a essa conclusão?
A função da palavra “mesmo” é ligar as orações no
segundo quadrinho, significando “apesar de”, “embora”. Está sendo empregada na
função de conjunção.
03 – A palavra “mesmo” inicia um pensamento que se soma ou que se opõe à
ideia da oração anterior?
Inicia um pensamento que se opõe à ideia anterior.
04 – “Mesmo” faz parte de uma oração dependente ou independente da
anterior? Ela pertence a uma oração coordenada ou subordinada? Justifique sua
resposta.
Oração dependente da principal “Vamos casar”.
Portanto, é subordinada a essa principal.
05 – Por que chamamos a oração iniciada pela palavra “mesmo” subordinada
adverbial concessiva?
Pelo fato de expressar uma ideia contrária àquela
expressa na oração principal, mas incapaz de impedir que tal ideia se
concretize.
06 – Transcreva o período composto do segundo quadrinho. Reescreva-o
começando com a oração subordinada.
a) Houve alguma alteração de sentido fazendo isso?
Mesmo você sendo branco de listras pretas e eu
preta de listras brancas, vamos casar.
b) Você precisou fazer alguma mudança na pontuação? Por quê?
Sim, colocar uma vírgula no fim da oração subordinada para marcar o deslocamento dessa oração com valor de adjunto adverbial, separando-a da oração principal
Nenhum comentário:
Postar um comentário