sábado, 11 de setembro de 2021

TIRINHA: JOANINHA QUANDO CRESCER - CLARA GOMES - COM GABARITO

 Tirinha: Joaninha quando crescer

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhf3k9j5e4LlEgYPGS0Q-W9dxm-VQtnSIGENLxMsRFHTUwa0p2OvT6U6w5lHskSDcX6ULJmvTbTQZgF5PipstbWNJqhsReiP6LqlYnFp1K-7NsvHEbSoT9bv29LAh_TjVgRP2AA9sx3sAc/s416/JOANINHA.jpg 

GOMES, Clara. Quando crescer. Bichinhos de jardim, 24 ago. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2zqRWkv. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 212.

Entendendo a tirinha:

01 – O que você vê na imagem? Do que trata a tirinha?

      Dois insetos, uma joaninha (tia) e um tatuzinho (sobrinho), estão conversando. O tatuzinho conta para a tia o que quer ser quando crescer.

02 – O que torna essa tirinha engraçada?

      O fato de o tatuzinho querer ser professor de recreio, uma matéria que não existe.

03 – O que se pode deduzir sobre o critério utilizado pelo tatuzinho para a escolha da sua futura profissão?

      O tatuzinho escolheu sua futura profissão de acordo com algo de que ele gosta muito: o recreio da escola.

04 – Ao ser alertado sobre a impossibilidade da escolha, que estratégia ele utiliza para manter seu posicionamento?

      Ele inventa um nome elaborado para a matéria que vai ensinar: “Práticas Lúdicas Experimentais I”.

05 – O que a estratégia do tatuzinho pode revelar sobre o surgimento de novas profissões?

      Atualmente, novas profissões surgem todos os dias, como reinvenção das que já existem, mas com inovações tecnológicas e adaptadas aos gostos e às preferências do profissional.

06 – Você já pensou em qual profissão quer seguir?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Quais desafios você acha que deve enfrentar no processo de escolha de uma profissão? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

08 – As experiências profissionais de seus familiares podem influenciar você na escolha de sua profissão? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

 

2 comentários: