quarta-feira, 29 de setembro de 2021

TEXTO: FASCÍNIO, MODELOS E LINGUAGEM DA TV - CIRO MARCONDES FILHO - COM GABARITO

 Texto: Fascínio, modelos e linguagem da TV

          Ciro Marcondes Filho

        Todas as noites, às oito horas, a casa da vovó ficava cheia. Uns chegavam em cima da hora, outros já estavam lá esperando desde cedo. Conversavam sobre muitos assuntos, mas o motivo mesmo de tão frequente visita era a televisão. Vovó era a única da rua que possuía televisão. Eu me lembro que, nos domingos à tarde, toda a molecada da rua vinha à casa da vovó assistir à televisão. Ficavam empoleirados na escada, e não havia espetáculo mais atraente do que aquele cineminha de graça.

        Talvez por já estar acostumado, eu conseguisse entender o porquê de tamanha curiosidade quanto aos desenhos animados: o aparelho era uma grande novidade.

        À noite, mudava o público. Antes, a casa da vovó não ficava tão cheia, com tanta frequência. Com a chegada do aparelho, as pessoas vinham, cumprimentavam-se, sentavam-se e logo começavam a ver a televisão. Eram os “televizinhos”, como se dizia na época.

        Hoje isso já não existe porque todo o mundo tem televisão. O aparelho tornou-se presença obrigatória nos lares.

        A televisão daquela época era mágica. Embora transmitisse em preto e branco programas feitos sem profissionalismo, com imagens tecnicamente ruins, ela possuía um fascínio único. As pessoas falavam com os apresentadores, achando que estavam sendo vistas, paravam de conversar a cada momento, ficavam magnetizadas pelo novo aparelho e só voltavam ao normal quando o desligavam. Mas sua sedução permanecia. Desligar o aparelho parecia um retorno ao ambiente de casa, ao cotidiano, à mesmice das histórias de rua, dos parentes, dos amigos. Ligá-lo, ao contrário, abria um espaço para se entrar em outros mundos.

        Muito se falou – e ainda se fala – que a televisão veio suprir o diálogo doméstico, a conversa das pessoas. Pode ser. Em alguns casos. Em outros, ela veio introduzir diálogos e discussões.

        Por ser um meio totalizante, ela inova, apresentando exemplos de vida, de ambientes, de situações que acabam funcionando como modelos. Se as conversas domiciliares giravam em torno do conhecido (a rua, a família, os parentes) ou da vida pública (a política, a religião, o futebol), a televisão traz agora “novos momentos”, novas realidades, que mostram mundos desconhecidos e inovadores para o público. Nesse sentido, ela amplia os antigos horizontes de discussão e o diálogo das pessoas, dilatando sua vivência com esses novos dados. O rádio executava essa função de forma menos marcante e, sendo um veículo parcial, a imaginação do ouvinte completava o quadro, imaginando a cena. A mensagem, portanto, restringia-se ao previamente conhecido.

        A televisão fascina por outros meios e de maneira mais perspicaz que as demais formas de comunicação: ela introduz uma linguagem diferente, que primeiro atrai o receptor, para depois ser incorporada por ele. Nessa medida, ela muda completamente – através de um fato técnico, de sua linguagem – os hábitos de recepção e de percepção da sociedade e da cultura.

MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo: Moderna, 1988.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 80-2.

Entendendo o texto:

01 – Selecione um trecho desse texto para fazer um comentário oral sobre o que compreendeu dele.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Há alguma(s) palavra(s) do texto que você não tenha compreendido? Cite-a(s) para que seus colegas e seu professor o ajudem a entender o sentido dela(s) no texto.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – O texto menciona que a TV é um meio “totalizante”. O que você acha que isso quer dizer?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Ela é um meio totalizante porque apresenta modelos de comportamentos; mostra novas realidades, amplia horizontes, discussões, favorece novas experiências, etc.

04 – O ensaio afirma que a TV apresenta uma linguagem diferente. Como é essa linguagem? O que você sabe sobre isso?

      A TV apresenta várias linguagens. Trata-se de uma mistura de tipos: do som à imagem, passando pelo movimento da câmera, pela luz, pela expressão corporal, pela fala, pela escrita, tudo se mistura na TV para nos atrair. Resposta pessoal do aluno. 

05 – Que mudanças a TV e sua nova linguagem introduziram? Justifique sua resposta.

      Essa linguagem inovadora fez com que os hábitos sociais e culturais fossem também alterados.

 

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