Infográficos: Atlas da violência 2018
Publicado em: 5 jun. 2018
Dados consolidados da IPEA no Atlas da
Violência 2018 mostram que o Brasil passou de 30 homicídios a cada 100 mil
habitantes em 2016. Veja o mapa da violência no Brasil, a evolução do número de
assassinatos por estado e gráficos com as mortes entre jovens, muito acima da
média geral.
Homicídios em 2016
Total de homicídios por
estado
Evolução dos homicídios de 2006 a 2016
Variação do total de
homicídios por estado.
Taxa de homicídios a cada
100 mil jovens de 15 a 29 anos, em 2016
Fonte: IPEA (Atlas da
Violência 2018).
Atlas da Violência 2018. Gazeta
do Povo, 5 jun. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2Qjm76N.
Acesso em: 24 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 135-7.
Entendendo o infográficos:
01 – O Atlas da Violência é composto de uma introdução e três
infográficos. Responda:
a) Qual instituto foi responsável pela pesquisa?
O IPEA.
b) Quando foram coletados os dados? Quais são os dados gerais da pesquisa?
Os dados contabilizados são de 2016 e mostraram que
o Brasil passou de 30 homicídios a cada 100 mil habitantes.
c) Descreva o primeiro infográfico: formato, cores, legenda e dados.
O primeiro infográfico é o mapa do Brasil, dividido
em estados, com cores que variam de bege-claro para vinho, de forma crescente.
Na legenda, os números variam de 204 (bege-claro) a 7.171 (vinho). Cada estado
tem marcado o número absoluto de homicídios.
d) Descreva o segundo infográfico: formato, cores, legenda e dados.
O segundo infográfico, também é o mapa do Brasil,
dividido em estados, com cores que variam de azul a marrom. Esse infográfico
mostra a porcentagem de aumento ou queda de assassinatos por estado, sendo os
de cor azul com maior queda e a coloração cada vez mais escura onde houve
aumento de homicídios.
e) Descreva o terceiro infográfico: formato, cores, legenda e dados.
O terceiro infográfico tem formato de barras
horizontais e apresenta-se do maior para o menor, calculando o número de jovens
entre 15 e 29 assassinados por estado a cada 100 mil habitantes. O estado com
maior número é Sergipe, com 142,7 jovens assassinados por cada 100 mil
habitantes. O estado de São Paulo tem a menor média, sendo 19 jovens mortos a
cada 100 mil habitantes.
02 – Em sua opinião, por que há grande variação nos números de
assassinatos por estado?
Resposta pessoal do aluno.
03 – Que relação pode ser feita entre a discussão de Dimenstein, em “Paz
Social”, sobre “adultos abandonados” e os dados dessa pesquisa sobre a morte de
jovens?
Esses “adultos abandonados” foram crianças
abandonadas pela sociedade, pelos pais e pelo Poder Público. E o resultado
desse abandono são o aumento da violência e a morte desses jovens. A sociedade
e o Poder Público condenam a morte esses jovens quando optam pelo descanso.
04 – Em números totais, foram 62.518 homicídios em 2016. Responda:
a) Com base nas discussões apresentadas por Adorno, o que esses dados podem revelar sobre a relativização do valor à vida? Explique.
Esses dados podem revelar que, para um número
considerável de brasileiros, os valores humanos remontam o período colonial,
quando as pessoas assassinavam por disputa de território e as mortes eram
toleradas.
b) De acordo com Dimenstein, “Violência gera violência”. Seguindo essa premissa, como você acha que deveria ser o combate ao crime?
Resposta pessoal do aluno.
c) Em sua opinião, qual deveria ser o papel do Poder Público para evitar os assassinatos, principalmente o de jovens?
Resposta pessoal do aluno.
d) Qual deveria ser o papel da escola para proteger o adolescente e prevenir o contato com a criminalidade?
Resposta pessoal do aluno.
05 – Você tem acompanhado as estatísticas de seu estado sobre a
violência?
Resposta pessoal do aluno.
06 – Qual será o perfil da maioria das vítimas? Comente.
Resposta pessoal do aluno.
07 – Qual dado você acha que encontrará sobre seu estado? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
08 – Será que houve aumento ou diminuição no número de homicídios? Qual
é sua percepção?
Resposta pessoal do aluno.
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