Propaganda: Água pede água
Um copo de água, pelo
amor de Deus.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 180-1.
Entendendo a propaganda:
01 – Essa propaganda
pretende convencer o leitor a “comprar” que ideia?
A da necessidade do consumo consciente de
água.
02 – Em sua opinião, qual é
o público-alvo dessa propaganda?
Os consumidores
brasileiros em geral.
03 – Descreva a imagem que
compõe a parte visual do texto.
Na imagem,
podemos ver um ambiente urbano e, no canto inferior esquerdo, um bebedouro em
cima de um pedaço de papelão, com um cartaz pedindo água.
04 – Em sua opinião, essa
imagem chama a atenção do leitor? Por quê?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, pois a imagem é
inusitada, reproduzindo uma cena que não é vista comumente no dia a dia.
05 – Releia a parte verbal
do texto e responda: Que palavra utilizada no título principal fornece uma
pista para a interpretação da imagem que compõe a propaganda?
A palavra “miseráveis”,
que permite associarmos a imagem do bebedouro à de uma pessoa miserável, em
condição de rua.
06 – Observe novamente esta
parte da propaganda:
#águapedeágua Saiba mais em aguapedeagua.org.br
a) Você
já conhecia o símbolo #, utilizado
nessa parte da propaganda? Por qual nome ele é conhecido?
Resposta pessoal do aluno. Jogo da
velha ou quadrado.
b) Por
que as palavras que acompanham esse símbolo foram escritas sem espaço?
Porque esse termo é uma hashtag.
hashtags são palavras-chave precedidas do símbolo # que, quando usadas,
alimentam uma interação dinâmica nas redes sociais.
c) Que
ação a propaganda pretende mobilizar ao inserir essa informação no texto?
A propaganda pretende mobilizar o
leitor a publicar mensagens nas redes sociais utilizando essa hashtag, de modo
a popularizá-la e criar interações em torno do tema.
d) Que
tipo de informação você acha que o leitor pode encontrar no site indicado na
propaganda?
Nenhum comentário:
Postar um comentário