quarta-feira, 29 de setembro de 2021

REPORTAGEM: EDUCAÇÃO SEXUAL PARA JOVENS: O QUE AS ESCOLAS DEVEM ENSINAR? JOHN MCMANUS - BBC NEWS - COM GABARITO

 Reportagem: Educação sexual para jovens: O que as escolas devem ensinar?

John McManus

Da BBC News

18/03/2015 17h49

        Um debate vem sendo travado na Grã-Bretanha depois de o governo anunciar um novo projeto de lei que determina que crianças a partir de 11 anos comecem a ter aulas de educação sexual, mais especificamente aulas sobre consentimento em relações sexuais.

        O objetivo expresso é fazer com que os alunos tenham "uma melhor compreensão sobre a sociedade em que vivem, para que assim possam tomar decisões de uma maneira mais bem informada e ficarem mais seguros."

        Segundo o governo, para que isso aconteça, é fundamental para o jovem entender o que é dar ou receber um consentimento sexual, saber perceber quando algo ou alguém passou dos limites e ter informações sobre a quem recorrer quando isso acontece.

        O Ministério da Educação britânico quer colocar em prática dois objetivos diferentes para o programa.

        O primeiro é dar aos jovens ferramentas para navegar por situações românticas normais com pessoas do seu convívio, em um cenário em que um ou os dois envolvidos possam ir longe demais com algo que eles não estão maduros para entender completamente.

        Presentes e afeto

        No outro caso, a situação é mais complexa, já que a ideia é preparar o jovem para que identifique e se proteja de abusos ou de exploração por parte de um adulto.

        Segundo os parlamentares, a importância de ensinar esses temas aos jovens foi evidenciada recentemente, quando veio à tona um caso de estupro sistemático de adolescentes por um grupo de homens adultos.

        Outras evidências mostravam como jovens frequentemente não conseguiam determinar claramente as barreiras pessoais que eles deveriam e/ou gostariam de impor.

        Por exemplo, um estudo mostrou que uma em cada cinco garotas disse achar certo quando o parceiro dizia que roupa ela deveria ou não usar.

        O governo britânico acredita que os alunos devem começar a aprender sobre consentimento sexual antes de serem sexualmente ativos.

        Escolas brasileiras

        Especialistas britânicos, no entanto, criticaram a proposta do governo, pelo fato de o programa não ser obrigatório nas escolas. No Brasil, as críticas vão no mesmo sentido, já que há programas isolados sobre educação sexual tanto na rede pública como nas escolas particulares, mas não há um projeto sistemático no currículo dos alunos.

         Para a educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela, o Brasil já caminhou na questão da educação sexual, mas ainda tem um longo caminho pela frente.

        "No âmbito das escolas públicas, já se tentou criar um parâmetro para que a educação sexual fosse um tema transversal, ou seja, atravessasse diversas matérias. Mas sem verbas e nem capacitação suficientes, o projeto não foi adiante", diz a educadora.

        "Mas especialmente na rede estadual, há instituições que promovem programas de educação sexual, porque é na escola pública onde se vê a gravidez na adolescência de perto e, consequentemente, a evasão escolar das meninas que ficam grávidas."

        Para Vilela, no entanto, nas escolas particulares isso não ocorre com tanta frequência: "Porque elas abortam ou mudam de escola."

        Esse é um dos motivos pelos quais, segundo a educadora, mesmo as escolas que teriam verba para investir em educação sexual não o fazem. "Muitos diretores também acreditam que o problema é dos pais, e não deles".

        Angústia sexual

        Segundo Vilela, que coordena programas sobre o tema, primeiro é preciso se estabelecer qual o objetivo pretendido com o projeto.

        "Esse projeto britânico joga luz na questão do consentimento, certo? E aqui no Brasil, o que queremos? Quais as prioridades? Tratar de gravidez precoce? De doenças sexualmente transmissíveis (DST), de diversidade sexual?"

        Para a educadora também é necessário deixar claro que projetos de educação sexual não estimulam a sexualidade precoce, como muitos acreditam.

        "Os jovens vão aprender de qualquer forma. Então é preciso criar condições para se perceber onde está o risco, minimizá-lo, e dar ferramentas para que eles lidem melhor com o corpo para tomar decisões mais espertas."

        Além de disso, ela explica que educação sexual não é apenas para prevenir gravidez ou DSTs, mas também para ajudar o jovem a absorver o conteúdo escolar.

        "A educação sexual diz respeito à relação do jovem com ele mesmo, algo muito importante durante a puberdade, quando cada dúvida faz ele se desconcentrar do que está se ensinando. Uma garota na dúvida se está ou não grávida ou se vai menstruar, um garoto pensando em detalhes sobre a primeira relação sexual.... Eles não vão se preocupar com a matéria que o professor está dando. Qual é a importância da aula de Matemática ou de Física perto das suas dúvidas? Nenhuma. Por isso que a angústia sexual mina o aprendizado.”

        Questionado pela BBC Brasil sobre o ensino de educação sexual nas escolas, o Ministério da Educação afirmou que apoia e incentiva "projetos nas áreas de educação em direitos humanos, prevenção e enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência no ambiente escolar".

        Impacto real

        Mas essas aulas têm mesmo efeito? Estudos feitos nos Estados Unidos indicam que os alunos que participaram dessas classes atrasam sua primeira experiência sexual e têm maior probabilidade de usarem camisinha ou outro método anticoncepcional.

        No entanto, levantamentos divulgados pela Unesco – que analisou estudos em 87 países – eram mais ambíguos.

        De acordo com a Unesco, educação sobre sexualidade pode levar a um comportamento sexual mais tardio e mais responsável ou, dependendo de como for aplicado, pode não ter um impacto claro nesse comportamento.

MCMANUS, John. Educação sexual para jovens: O que as escolas devem ensinar? [Da BBC News]. UOL Educação, 18 mar. 2015. Disponível em: http://educação.uol.com.br/noticias/bbc/2015/03/18/educacao-sexual-para-jovens-o-que-as-escolas-devem-ensinar.htm. Acesso em: 1° abr. 2015.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 72-4.

Entendendo a reportagem:

01 – Em seu caderno, anote as ideias que você julga essenciais ou as que mais lhe chamaram atenção no texto lido.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Em quantas partes a reportagem foi dividida? Em seu caderno, anote os subtítulos que a compõem.

      Em cinco partes. Os subtítulos são: “Presentes e afeto”; “Escolas brasileiras”; “Angústia sexual” e “Impacto real”.

03 – Que fato deu origem a reportagem?

      O debate gerado na Grã-Bretanha depois de o governo anunciar um novo projeto de lei que determina que crianças a partir de 11 anos comecem a ter aulas de educação sexual.

04 – Em sua opinião, por que esse fato foi abordado de forma mais aprofundada em uma reportagem, em vez de ser simplesmente noticiado?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Pelo teor polêmico do fato e por sua relevância, a opção foi veiculá-lo por meio de uma reportagem, gênero que permite uma análise mais aprofundada, com a opinião de especialistas, por exemplo.

05 – De acordo com o texto, o objetivo do projeto de lei é proporcionar aos alunos “uma melhor compreensão sobre a sociedade em que vivem, para que assim possam tomar decisões de uma maneira mais bem informada e ficarem mais seguros”. Você acha que esse é um objetivo válido?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, pois essas são preocupações bastante relevantes atualmente.

06 – O texto afirma que a educação sexual não está presente de forma sistemática no currículo das escolas brasileiras.

a)   Em sua opinião, a ausência de iniciativas desse tipo pode ser considerada um problema?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Trata-se de um problema.

b)   Existe algum tipo de iniciativa relacionada à educação sexual em sua escola?

Resposta pessoal do aluno.

07 – A reportagem conta com algumas falas da educadora sexual Maria Helena Vilela.

a)   Em sua opinião, por que essa pessoa foi convidada para opinar sobre o tema abordado no texto?

Porque ela é uma especialista no assunto e pode fornecer informações confiáveis aos leitores.

b)   Que efeito é gerado pela inserção das falas de Maria Helena com relação à credibilidade das informações veiculadas pela reportagem?

As falas de Maria Helena aumentam a credibilidade das informações, pois ela é uma especialista no tema abordado.

c)   Aponte quais são, de acordo com Maria Helena, algumas das questões que poderiam ser priorizadas em projetos de educação sexual no Brasil.

Gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, questões de diversidade sexual.

d)   Para você, essas questões são relevantes? Você se sentiria à vontade em discuti-las na escola? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

08 – Em sua opinião, iniciativas ligadas à educação sexual podem ter impacto real na vida dos jovens? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

 

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