Texto: Hoje “um leão morre e outro vive” em busca do caneco do brasileirão
[...] Apita o árbitro, bola rolando no “tapete verde” do Pacaembu.
Bola na “meia-esquerda” com Silvinho,
que rola com carinho pra Vampeta, que serve Edilson, o “capetinha” passa por
um, passa por dois, “tá liso como quiabo” o garotinho, grande toque de
Marcelinho, o “cracão da 36”, balançou prum lado, balançou pro outro, chutou pra
fora do gol.
Bola com Marcelinho, que domina pela
“meia direita”, deu no “vazio” pra Rincón, vai levando o colombiano pela “peça
ofensiva”, viu Índio entrar, tocou pra ele que cruzou na cabeça de Didi...
defendeu Danrlei. “Bota” pra escanteio o goleiro “gremista”.
Vai “cobrar” Marcelinho. Levantou na
área, passou por todo mundo, entrou Edilson de cabeça, é gol, goooooooooooooooooooooooooool
do Corinthians!
Recomeça o jogo, lá vem o Grêmio,
“mordido, ferido”, vai tentar dar o troco no “Timão”, bola nos pés de Robert
vai “descendo, fugindo” pelo setor esquerdo com capricho, “rola macio” pra
Fabinho, que bate por cima do gol de Nei.
Vai terminar o jogo, o árbitro já olha
pro seu relógio, vai apitar o final da partida, “desce a ladeira o Timão” com
Gilmar que toca pra Marcelinho, vai tentar do “meio da avenida”, bate na trave,
a bola “beija o poste” e vai pra fora. “Tiro de meta” pra Danrlei.
Faz a festa a “galera do Timão” no
Pacaembu, que venha o “Peixe”. Apita o árbitro, termina o jogo, Corinthians
classificado pras quartas-de-final do brasileirão. Corinthians 1 x Grêmio 0.
Transcrição parcial
do jogo Corinthians e Grêmio. Semifinal do Campeonato Brasileiro de Futebol,
1998. Rádio Band FM, Locutor: Éder Luiz. São Paulo, 25 nov. 1998.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 83-4.
Entendendo o texto:
01 – Ao ler o texto, você consegue imaginar qual é o ritmo e a entonação
dessa narração?
Resposta pessoal do aluno.
02 – Em uma narração de rádio, é possível compreender as ações que os
jogadores estão realizando, mesmo sem ver as imagens? Por quê?
Sim, porque o narrador conta com detalhes as
sequências dos lances do jogo.
03 – O ritmo da narração de um jogo de futebol pela TV é diferente do
ritmo da narração pelo rádio? Explique sua resposta.
Sim, o do rádio é muito mais rápido do que o da TV.
No rádio, os ouvintes não tem as imagens, e o locutor procura apresentar o
máximo de informações em pouco tempo.
04 – Releia este trecho do texto:
“Bola
na “meia-esquerda” com Silvinho, que rola com carinho pra Vampeta, que serve
Edilson, o “capetinha” passa por um, passa por dois, “tá liso como quiabo” o
garotinho, grande toque de Marcelinho, o “cracão da 36”, balançou prum lado,
balançou pro outro, chutou pra fora do gol.”
a) Identifique a quem se referem as seguintes expressões.
·
O “capetinha”.
= Edilson.
·
O garotinho. =
Edilson.
· O “cracão da 36”. = Marcelinho.
b) B) O trecho “[...] passa por um, passa por dois, “tá liso como quiabo” o garotinho [...]” se refere a uma ação de um jogador. Levando em conta o contexto de uma partida de futebol, explique o que o jogador realmente está fazendo.
Está driblando outro jogador.
c) Que expressões ou frases desse trecho revelam a integração, o espírito de equipe entre os jogadores? Transcreva-os.
“[...] que rola com carinho pra Vampeta, que serve
Edilson [...] grande toque pra Marcelinho [...]”.
05 – Transcreva do texto os trechos que indicam como o narrador anuncia
o início e o término do jogo.
Início: “Apita o árbitro, bola rolando no
‘tapete verde’ do Pacaembu”. Término: “Apita o árbitro, termina o jogo.
Corinthians classificado pras quartas de final do Brasileirão. Corinthians 1 x
Grêmio 0!”.
06 – Agora é a sua vez de entrar em campo! Reúna-se com seus colegas
para participar da narração de um jogo de futebol. Veja como realiza-la
seguindo as orientações.
Resposta pessoal do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário