terça-feira, 15 de abril de 2025

ARTIGO DE OPINIÃO: POR QUE ALGUMAS MÚSICAS NÃO SAEM DA NOSSA CABEÇA? - MUNDO ESTRANHO - COM GABARITO

 Artigo de Opinião: Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça?

        Porque elas usam e abusam de letras repetitivas, melodias simples e positivas – ou seja, poucas notas musicais e sons que inspiram uma sensação de otimismo no ouvinte. Com essa junção, a canção gruda no cérebro que nem chiclete. Quem é que não sabe de cor a melodia e a letra de “Macarena”, de Los Del Rio? Ou a sensação do verão, “Festa no Apê”, do Latino?

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnbosL1oAIIyfK5JNCEJENmqsc78H9XwKmrkSY_25PGtGy9VBCNSrHLkadXUYY5vUC_iyduR8gxiJorLd5-hg44c9cmZT8diBGsGcaN0VtLS4rQ6jiqwvRlPY2AI4wLlbiajQSvJfg3u3jN0dIItCUoH0BOOAld96m-8ivQkxciJ_8vWn05Gev7fWM__A/s320/CANTA.jpg


        Há muito tempo, a publicidade descobriu que a simplicidade e a repetição são o caminho para fazer o público decorar sua mensagem. “Um dos elementos do jingle é justamente a reexecução de melodia e letra dentro da mesma música”, diz o compositor Calique Ludwig, especialista em mensagens publicitárias musicadas. Mesmo assim, os especialistas garantem que não existe uma receita infalível para uma música grudenta – às vezes a tentativa dá certo, às vezes não. Tem algum jeito de se livrar dessas pragas sonoras? Não existe “antídoto” 100% confiável, mas há quem diga que a melhor maneira é repetir até o fim a famigerada canção. Pode funcionar. Então, comece: “Hoje é festa, lá no meu apê…”.

Mundo Estranho, n° 39.

Fonte: Livro – Português: Linguagens, 5ª Série – William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 4ª ed. – São Paulo: Atual Editora, 2006. p. 24.

Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, quais são os principais elementos que fazem com que uma música "grude" na nossa cabeça?

      Segundo o texto, as músicas que grudam na cabeça geralmente utilizam e abusam de letras repetitivas, melodias simples e positivas, com poucas notas musicais e sons que inspiram otimismo no ouvinte.

02 – Quais exemplos de músicas "chiclete" são citados no texto?

      O texto cita como exemplos de músicas que grudam na cabeça "Macarena", de Los Del Rio, e "Festa no Apê", do Latino.

03 – Qual a relação que o texto estabelece entre músicas "chiclete" e a publicidade?

      O texto aponta que a publicidade descobriu há muito tempo que a simplicidade e a repetição são eficazes para fazer o público decorar uma mensagem, sendo esses elementos também presentes em jingles e músicas que grudam na cabeça.

04 – Segundo o compositor Calique Ludwig, qual é um elemento fundamental dos jingles publicitários?

      De acordo com Calique Ludwig, um dos elementos fundamentais do jingle é a reexecução da melodia e da letra dentro da mesma música.

05 – O texto oferece alguma solução garantida para se livrar de uma música que não sai da cabeça? Qual é a sugestão apresentada?

      O texto afirma que não existe um "antídoto" 100% confiável para se livrar de músicas grudentas. No entanto, a sugestão apresentada por algumas pessoas é repetir a música até o fim, na esperança de que isso funcione.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário