Artigo de Opinião: Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça?
Porque elas usam e abusam de letras
repetitivas, melodias simples e positivas – ou seja, poucas notas musicais e
sons que inspiram uma sensação de otimismo no ouvinte. Com essa junção, a
canção gruda no cérebro que nem chiclete. Quem é que não sabe de cor a melodia
e a letra de “Macarena”, de Los Del Rio? Ou a sensação do verão, “Festa no
Apê”, do Latino?

Há muito tempo, a publicidade descobriu que a simplicidade e a repetição são o caminho para fazer o público decorar sua mensagem. “Um dos elementos do jingle é justamente a reexecução de melodia e letra dentro da mesma música”, diz o compositor Calique Ludwig, especialista em mensagens publicitárias musicadas. Mesmo assim, os especialistas garantem que não existe uma receita infalível para uma música grudenta – às vezes a tentativa dá certo, às vezes não. Tem algum jeito de se livrar dessas pragas sonoras? Não existe “antídoto” 100% confiável, mas há quem diga que a melhor maneira é repetir até o fim a famigerada canção. Pode funcionar. Então, comece: “Hoje é festa, lá no meu apê…”.
Mundo Estranho, n° 39.
Fonte: Livro –
Português: Linguagens, 5ª Série – William Roberto Cereja, Thereza Cochar
Magalhães, 4ª ed. – São Paulo: Atual Editora, 2006. p. 24.
Entendendo o texto:
01 – De acordo com o texto, quais
são os principais elementos que fazem com que uma música "grude" na
nossa cabeça?
Segundo o texto,
as músicas que grudam na cabeça geralmente utilizam e abusam de letras
repetitivas, melodias simples e positivas, com poucas notas musicais e sons que
inspiram otimismo no ouvinte.
02 – Quais exemplos de músicas
"chiclete" são citados no texto?
O texto cita como
exemplos de músicas que grudam na cabeça "Macarena", de Los Del Rio,
e "Festa no Apê", do Latino.
03 – Qual a relação que o
texto estabelece entre músicas "chiclete" e a publicidade?
O texto aponta
que a publicidade descobriu há muito tempo que a simplicidade e a repetição são
eficazes para fazer o público decorar uma mensagem, sendo esses elementos
também presentes em jingles e músicas que grudam na cabeça.
04 – Segundo o compositor
Calique Ludwig, qual é um elemento fundamental dos jingles publicitários?
De acordo com Calique Ludwig, um dos
elementos fundamentais do jingle é a reexecução da melodia e da letra dentro da
mesma música.
05 – O texto oferece alguma
solução garantida para se livrar de uma música que não sai da cabeça? Qual é a
sugestão apresentada?
O texto afirma
que não existe um "antídoto" 100% confiável para se livrar de músicas
grudentas. No entanto, a sugestão apresentada por algumas pessoas é repetir a
música até o fim, na esperança de que isso funcione.
Nenhum comentário:
Postar um comentário