terça-feira, 15 de abril de 2025

REPORTAGEM: A CENTOPEIA TEM MESMO 100 PATAS? - MUNDO ESTRANHO - COM GABARITO

 Reportagem: A centopeia tem mesmo 100 patas?

      A mais criativa

        A maioria das centopeias realmente tem cem patas, com exceção daquelas que são pisoteadas por humanos impiedosos. A maior desvantagem de uma centopeia e na hora de comprar sapatos. Com o salário mínimo que ganham e com a recessão econômica no mundo invertebrado, as coitadinhas tem de parcelar tudo em 18 vezes, mesmo comprando aqueles sapatos vagabundos de camelo. Mas é melhor ter cem patas do que viver sem patas. (Rochely Candaten Droves, 14 anos, Cachoeirinha, RS).


Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRMUjBrus_qYcv-CFLMbmnHHgn1fgXG3gU8B7O7srK9ZuzI-yadeQKDDGpmrz3pagkYef3uvTT3jzfau0CrGfvR8OPkLbS6tBjaauAPm7TZlVD9aF9klPDV50gEasW5ScUnSJNeIMAvPh7LcGQ7Vxj8eQwhx7LQEzWbK6Z0HqgQ0xJJ06EV2JTAmMc80E/s320/CENTOPEIA.png

        A mais correta

        Não, não tem. Embora o nome centopeia venha do latim “cem pés”, esses artrópodes possuem de cerca de 30 a cerca de 340 pernas. Essas patas vem sempre agrupadas em pares. Alias, o mais correto é chamar os membros da centopeia de “pernas”. Quem estaria feliz com cem patas seria o pato. Com tantas fêmeas a seu lado, ele ficaria feliz da vida e nem se importaria de ter de pagar o pato a toda hora! (Felipe de Jesus Santana, 14 anos, Maceió, AL).

        Quer mais detalhes sobre esse mistério “100sacional”? seguimos as pegadas do bichinho pra lá de intrigantes e entrevistamos o zoólogo Ricardo Pinto da Rocha, da Universidade de São Paulo (USP). “Centopeia é o nome popular de uma classe específica de artrópodes (animais invertebrados com patas articulares), os quilópodes. Cada espécie tem um número específico de pernas, sendo que esse total aumenta conforme o bicho chega à idade adulta. As centopeias mais conhecidas, também chamadas de lacraias, tem 30 pernas. As recordistas são da ordem Geophilomorpha, que podem ter por volta de 340 pernas. Esse tipo de centopeias costuma ser pequeno e muito longo, vivendo enterrado ou debaixo de paus e pedras.

Mundo Estranho, n° 40.

Fonte: Livro – Português: Linguagens, 5ª Série – William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 4ª ed. – São Paulo: Atual Editora, 2006. p. 225.

Entendendo o texto:

01 – Segundo o texto, qual é a explicação "criativa" para a maioria das centopeias terem cem patas?

      A explicação "criativa" apresentada no texto é que a maioria das centopeias realmente tem cem patas, com exceção daquelas que são pisoteadas por humanos impiedosos.

02 – Qual é a principal desvantagem mencionada no texto para uma centopeia que possui muitas patas?

      A principal desvantagem mencionada é a dificuldade na hora de comprar sapatos, devido ao custo e à situação econômica do "mundo invertebrado".

03 – De acordo com a explicação "correta", qual é a variação no número de pernas que as centopeias realmente possuem?

      De acordo com a explicação "correta", as centopeias possuem de cerca de 30 a cerca de 340 pernas.

04 – Qual a origem da palavra "centopeia" e como as pernas desses artrópodes se organizam?

      A palavra "centopeia" vem do latim "cem pés". As pernas das centopeias se organizam sempre em pares.

05 – Quem seria "feliz" com cem patas, segundo a resposta "correta", e por quê?

      Segundo a resposta "correta", quem seria feliz com cem patas seria o pato, devido à possibilidade de ter muitas fêmeas ao seu lado.

06 – Qual o nome científico da classe de artrópodes popularmente conhecida como centopeia, segundo o zoólogo Ricardo Pinto da Rocha?

      Segundo o zoólogo Ricardo Pinto da Rocha, o nome científico da classe de artrópodes popularmente conhecida como centopeia e Quilópodes.

07 – Qual ordem de centopeias possui o maior número de pernas, e quais são algumas de suas características e habitat?

      A ordem de centopeias que possui o maior número de pernas é a Geophilomorpha, que pode ter por volta de 340 pernas. Esse tipo de centopeia costuma ser pequeno e muito longo, vivendo enterrado ou debaixo de paus e pedras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário