quarta-feira, 9 de abril de 2025

NOTÍCIA: TIREM A TV DO QUARTO - RIAD YOUNES

 Notícia: Tirem a TV do quarto

              Riad Younes

        Pesquisas revelam: crianças que ficam mais tempo diante da telinha têm pior desempenho escolar.  

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaf9wQ-rsqGaRbWzK6kyu1kaUmeGfDycI_f0v2DS7h0ZTtvZbNOH-KcZSFy3BaotqosdDPffHppWkhHi1xNva8uWqO1Dpi8chipK0P8-yshTcQgGXHNFxRiSoXI-ndQs4_ZbRZhN6HyVXlVkuUA8NUaePYKv00JpNq2Up76NbJejZAw0nJGbuGUDG1_FQ/s1600/QUARTO.jpg


        Fixar os olhos nas telas de televisão pode não ser tão inofensivo quanto se pensa. A preocupação constante de pais, educadores e autoridades de saúde sobre os problemas potenciais de crianças passarem parte considerável de seus dias vendo tevê ou brincando em computadores pode ter fundamento.

        A revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine apresentou recentemente trabalhos científicos que tentam quantificar e mostrar com detalhes os eventuais efeitos prejudiciais da televisão, tanto a curto quanto a longos prazos.

        De acordo com o primeiro estudo, realizado por R. J. Hancox, da Universidade da Nova Zelândia, as pessoas que haviam assistido mais a tevê entre 5 e 15 anos têm menor probabilidade de completar o curso superior e obter um diploma universitário. 

        Outro trabalho, dirigido pela pesquisadora D. L. G. Borzekowski da Faculdade de Saúde Pública Johns Hopkins, dos EUA, avaliou o efeito da tevê sobre o desempenho escolar de 386 estudantes do ensino primário. Foram correlacionados na pesquisa o tempo que as crianças passavam assistindo à tevê, o número de aparelhos de tevê em cada casa e a localização dos aparelhos (na sala, no quarto da criança etc.), com as notas obtidas na escola.

        Verificou-se que as crianças que dispunham de tevê no quarto passavam mais tempo diante da telinha, provavelmente devido ao menor controle dos pais. Coincidentemente, essas crianças obtiveram notas significativamente inferiores que seus colegas que não tinham tevê no quarto.

        Borzekowski alerta os pais que aparelhos de tevê no quarto das crianças podem afetar de forma dramática seu desempenho escolar, apesar de não conseguir estabelecer com segurança a causa desse fenômeno. Especula a cientista que nessas situações os pais não sabem ou não controlam o tempo em que a tevê fica ligada nem o conteúdo dos programas que as crianças assistem.

        Talvez as notas mais baixas na escola possam ser explicadas pelo simples fato de que a criança que possui tevê no quarto fique acordada até mais tarde, vendo algum programa. Quaisquer que sejam os mecanismos que gerem a diferença de desempenho nos estudos, os pesquisadores sugerem que os pais controlem o tempo e o conteúdo de programas que as crianças assistem. E que não deixem a tevê nos quartos delas.

Carta Capital, 27 de julho de 2005.

Fonte: Livro – Português: Linguagem, 8ª Série – William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 4ª ed. – São Paulo: Atual Editora, 2006. p. 140-141.

Entendendo a notícia:

01 – Qual é a principal preocupação abordada na notícia?

      A principal preocupação é o impacto negativo que o excesso de tempo gasto assistindo televisão, especialmente em quartos de crianças, pode ter no desempenho escolar e no desenvolvimento educacional.

02 – Quais são as principais descobertas dos estudos apresentados na notícia?

      Os estudos revelam que crianças com televisão no quarto tendem a passar mais tempo assistindo TV, o que está associado a notas escolares mais baixas. Além disso, um estudo de longo prazo indicou que o tempo excessivo de televisão na infância e adolescência pode estar relacionado a uma menor probabilidade de conclusão do ensino superior.

03 – Por que a localização da televisão no quarto da criança é considerada um fator de risco?

      A presença da televisão no quarto da criança está associada a um menor controle dos pais sobre o tempo de exposição e o conteúdo assistido. Isso pode levar a um aumento do tempo gasto em frente à tela e a uma diminuição do tempo dedicado aos estudos e outras atividades educacionais.

04 – Quais são as possíveis explicações para a correlação entre televisão no quarto e baixo desempenho escolar?

      As possíveis explicações incluem a falta de controle dos pais sobre o tempo e o conteúdo assistido, a possibilidade de as crianças ficarem acordadas até mais tarde assistindo televisão e a consequente diminuição do tempo dedicado aos estudos.

05 – Qual é a recomendação principal dos pesquisadores e do autor da notícia?

      A recomendação principal é que os pais controlem o tempo e o conteúdo dos programas que as crianças assistem e que evitem colocar televisões nos quartos das crianças.

06 – Como a pesquisa de R. J. Hancox complementa o estudo de D. L. G. Borzekowski?

      Enquanto o estudo de Borzekowski foca no impacto imediato da televisão no desempenho escolar de crianças do ensino primário, a pesquisa de Hancox examina os efeitos a longo prazo do tempo excessivo de televisão na vida acadêmica, acompanhando indivíduos desde a infância até a idade adulta.

07 – Qual a relevância desta notícia no contexto atual?

      Com o aumento do acesso a dispositivos eletrônicos e plataformas de streaming, a preocupação com o tempo de tela excessivo e seus efeitos negativos continua relevante. A notícia destaca a importância do controle parental e do equilíbrio entre o tempo de tela e outras atividades para o desenvolvimento saudável das crianças.

 



 

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