Notícia: Lendo São Paulo – Fragmento
Cláudia Costin
É frequente ouvirmos alguém afirmar,
levianamente, que se os jovens de hoje não leem e pouco se interessam pelo rico
mundo da literatura, a culpa seria do excesso de informações absorvidas via TV,
Internet e outras tantas mídias que disputam o interesse dos nossos filhos
desde a mais tenra infância. [...]´

Não é verdade que muitas de nossas
crianças não leem por culpa dos videogames, do dinamismo da televisão ou da superoferta
de efeitos especiais, que ofuscaria as pobres e sisudas páginas da literatura
universal. Uma parte do problema reside certamente no preço e na disponibilidade
do livro, o que o torna inacessível para boa parte dos pais e educadores,
principais agentes na formação de uma geração de leitores. [...], observamos
que sempre que viabilizamos a oferta de livros aos jovens, especialmente para
os que vivem nas condições mais críticas das nossas periferias, a leitura é
bem-vinda e a demanda só faz aumentar. Estão aí as salas de leitura e
bibliotecas implantadas ou ampliadas pela Secretaria em todo o Estado de São
Paulo, que não nos deixam mentir.
Cada vez surge um novo espaço dedicado
às letras, os jovens da região beneficiada se mobilizam e se envolvem e
demandam mais, especialmente sugerindo autores e títulos que mais dizem
respeito à realidade em que vivem.
[...]
O Estado de São Paulo,
25/1/2004.
Fonte: Livro –
Português: Linguagem, 8ª Série – William Roberto Cereja, Thereza Cochar
Magalhães, 4ª ed. – São Paulo: Atual Editora, 2006. p. 22.
Entendendo a notícia:
01 – Qual a crítica
apresentada no início do texto em relação à leitura entre os jovens?
O texto critica a
afirmação de que a falta de interesse dos jovens pela leitura seria culpa do
excesso de informações da TV, internet e outras mídias.
02 – Qual o principal fator
apontado como responsável pela falta de leitura entre as crianças e jovens?
O preço e a
disponibilidade dos livros são apontados como os principais obstáculos,
tornando a leitura inacessível para muitos pais e educadores.
03 – Qual a observação feita
sobre a oferta de livros aos jovens em áreas periféricas?
O texto destaca que, ao facilitar o
acesso aos livros, especialmente nas periferias, a leitura se torna bem-vinda e
a demanda aumenta.
04 – Qual o impacto da criação
de novos espaços de leitura nas comunidades?
A criação de
novos espaços de leitura estimula a mobilização e o envolvimento dos jovens,
que demandam mais livros e sugerem autores e títulos relevantes para suas
realidades.
05 – Qual a conclusão da
autora sobre o interesse dos jovens pela leitura?
A autora conclui que, ao contrário do que
se afirma, os jovens têm interesse pela leitura, desde que haja acesso aos
livros e que os conteúdos sejam relevantes para suas vidas.
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