quarta-feira, 2 de abril de 2025

NOTÍCIA: LENDO SÃO PAULO - FRAGMENTO - CLÁUDIA COSTIN - COM GABARITO

 Notícia: Lendo São Paulo – Fragmento

             Cláudia Costin

        É frequente ouvirmos alguém afirmar, levianamente, que se os jovens de hoje não leem e pouco se interessam pelo rico mundo da literatura, a culpa seria do excesso de informações absorvidas via TV, Internet e outras tantas mídias que disputam o interesse dos nossos filhos desde a mais tenra infância. [...]´

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijKSx66hvL13H_uB84J2trYYW7-KGgmJ4nbduqVJ0L89Mk6niPtufyF3a6La4G9-ESBZxeA5rxRHdKc7fG_LtV41IgjkIpyYeNSMQ_22ralVB_cRwCupyubPYBL-6d_RQY0xEwDE5NAdS8rtfPviaWyziDYPU7eC4op6YOd9JiV8CvqndQGge_TFQsnlw/s320/istockphoto-1341314481-1024x1024.jpg


        Não é verdade que muitas de nossas crianças não leem por culpa dos videogames, do dinamismo da televisão ou da superoferta de efeitos especiais, que ofuscaria as pobres e sisudas páginas da literatura universal. Uma parte do problema reside certamente no preço e na disponibilidade do livro, o que o torna inacessível para boa parte dos pais e educadores, principais agentes na formação de uma geração de leitores. [...], observamos que sempre que viabilizamos a oferta de livros aos jovens, especialmente para os que vivem nas condições mais críticas das nossas periferias, a leitura é bem-vinda e a demanda só faz aumentar. Estão aí as salas de leitura e bibliotecas implantadas ou ampliadas pela Secretaria em todo o Estado de São Paulo, que não nos deixam mentir.

        Cada vez surge um novo espaço dedicado às letras, os jovens da região beneficiada se mobilizam e se envolvem e demandam mais, especialmente sugerindo autores e títulos que mais dizem respeito à realidade em que vivem.

        [...]

O Estado de São Paulo, 25/1/2004.

Fonte: Livro – Português: Linguagem, 8ª Série – William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 4ª ed. – São Paulo: Atual Editora, 2006. p. 22.

Entendendo a notícia:

01 – Qual a crítica apresentada no início do texto em relação à leitura entre os jovens?

      O texto critica a afirmação de que a falta de interesse dos jovens pela leitura seria culpa do excesso de informações da TV, internet e outras mídias.

02 – Qual o principal fator apontado como responsável pela falta de leitura entre as crianças e jovens?

      O preço e a disponibilidade dos livros são apontados como os principais obstáculos, tornando a leitura inacessível para muitos pais e educadores.

03 – Qual a observação feita sobre a oferta de livros aos jovens em áreas periféricas?

      O texto destaca que, ao facilitar o acesso aos livros, especialmente nas periferias, a leitura se torna bem-vinda e a demanda aumenta.

04 – Qual o impacto da criação de novos espaços de leitura nas comunidades?

      A criação de novos espaços de leitura estimula a mobilização e o envolvimento dos jovens, que demandam mais livros e sugerem autores e títulos relevantes para suas realidades.

05 – Qual a conclusão da autora sobre o interesse dos jovens pela leitura?

      A autora conclui que, ao contrário do que se afirma, os jovens têm interesse pela leitura, desde que haja acesso aos livros e que os conteúdos sejam relevantes para suas vidas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário