Peça Teatral: Romeu e Julieta- CENA 9 – BALCÃO
Romeu:
(cantando.)
É a ti flor dos céus que me
refiro
Neste trino de amor, nesta
canção
Vestal dos sonhos meus por quem
suspiro
E sinto palpitar meu coração É a ti flor do céu
Que luz será aquela
Que brilha na moldura da janela?
Oh janela, Oh janela! És o nascente, E Julieta o sol resplandecente!
Está falando...Mas não ouço
nada.
São seus olhos! Eles falam!
Foram duas estrelas das mais
belas
Do céu, que tendo o que fazer algures
Pediram aos seus olhos que
brilhassem Em seu lugar, até que elas voltassem. [...]
Julieta:
Ai de mim!
Romeu:
É ela!
Está falando!
Fala de novo, anjo
resplandecente!
Tu, que pairas tão alto sobre
mim E brilhas tanto dentro da noite.
Julieta:
Romeu, Romeu! Por que razão tu
és Romeu?
Oh! Renega teu pai, despoja-te
do nome!
Ou então, se não quiseres, jura
ao menos que amor me tens E eu deixarei de ser Julieta Capuleto!
Romeu:
Devo continuar a ouvir ou
responder-lhe?
Julieta:
Em ti só o teu nome é que é meu
inimigo!
Tu não és um Montecchio, mas tu
mesmo!
Afinal, que é um Montecchio?
Apenas um nome!
Se outro nome tivesse a rosa, em vez de rosa, Deixaria de ser por isso perfumosa?
Romeu, deixa esse nome,
E em troca dele, que não faz
parte de ti, Toma-me a mim, que já sou toda tua!
Romeu:
Farei o teu desejo de bom grado!
Por ti, eu trocarei seja o que
for!
Por ti, serei de novo batizado:
Não me chames Romeu... mas sim o
Amor!
[...]
SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. Tradução de Onestaldo de
Penaforte.
Adaptação de Cacá Brandão. Belo Horizonte: Autêntica/PUC Minas, 2007. (Adaptado).
Vocabulário
Algures: em
algum lugar.
Balcão:
sacada.
Trino:
gorjeio, berro.
Despojar:
privar-se, desapropriar-se
Vestal:
mulher virtuosa.
Grado:
vontade, desejo
Entendendo
o texto
01.
Após uma leitura do trecho de Romeu e Julieta, responda:
a)
Em que ambiente acontece a cena?
A cena acontece no balcão, na sacada.
b)
Como você chegou a essa conclusão?
A indicação da cena diz que ela acontece
no balcão.
c)
Quais personagens aparecem na cena?
A nessa cena, aparecem Romeu e Julieta.
02.
Considerando as características do gênero dramático — texto teatral,
assinale as alternativas corretas.
( X ) Romeu
e Julieta apresenta um diálogo, ou seja, uma conversa entre dois
personagens.
( X ) Na cena lida, não há presença de um
narrador, isto é, uma pessoa contando a história.
( ) Na cena 9, a cena do balcão, não há
nenhuma indicação de cena por meio de uma rubrica.
( X )
A linguagem da cena lida é mais formal,
pois representa a fala da época em que a peça foi escrita.
A terceira alternativa está incorreta, pois há
uma rubrica no início da cena, indicando que Romeu entra cantando.
03.
Sobre a conversa entre Romeu e Julieta, resolva as
questões a seguir.
a)
Romeu idealiza a amada Julieta e, de uma maneira
romântica, ele a compara com alguns elementos. Quais são as comparações feitas
por Romeu?
Romeu compara Julieta com o sol
resplandecente, e os olhos dela com as estrelas.
b)
Julieta tenta persuadir Romeu a fazer algo pelo
amor do casal. O que ela suplica a ele?
Julieta pede que Romeu renegue o pai, a
família, e que deixe de lado o próprio sobrenome.
c)
E o que ela afirma que fará, caso não seja possível
que ele atenda ao pedido dela?
Julieta diz que, caso ele não queira, ela
deixará de assinar o próprio sobrenome, ou seja, não pertencerá mais à própria
família.
04.
Por fim, considerando o contexto apresentado na
cena 9, releia esta frase: “Em ti só o teu nome é que é meu inimigo!”.
Explique-a.
O contexto apresentado e a frase nos
remetem à ideia principal da peça, que é a rixa entre a família de Julieta, os
Capuleto, e a família de Romeu,
os Montecchio.
05.
Observe o trecho a seguir e explique o que são e o
que indicam estas partes da peça teatral.
“Romeu: (cantando.)
É a
ti flor dos céus que me refiro
Neste
trino de amor, nesta canção
Vestal
dos sonhos meus por quem suspiro
E sinto palpitar meu coração É a ti flor do céu...
Indicam a rubrica, que é a fala do personagem Romeu e o texto em itálico que indica que o personagem está cantando.
06. O gênero dramático — texto teatral é um gênero escrito para ser:
(A)narrado. (B)
cantado.
(C) estudado. (D) encenado.
07. Em Romeu e Julieta, Shakespeare
substitui a comédia pela tragédia, aumentando a tensão da história, o que pode
levar o leitor:
a. a chorar
ao longo de toda a história. b. a rir ao
longo de toda a história. |
c. a rir e a chorar
ao longo da história. d. a não se
emocionar ao longo da história. |
a.
ser
interpretado para encantar com a história de amor de Romeu e Julieta.
b.
esclarecer alguns
fatos dessa história.
c.
instruir a respeito
de como devemos amar.
d. recomendar que todos leiam Romeu e Julieta.
09. Quais outros recursos são empregados no texto que ajudam a identificar os sentimentos e as reações dos personagens?
A interjeição “oh”, e os sinais
de pontuação como a interrogação, a exclamação e as reticências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário