ARTIGO DE OPINIÃO: A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR
Ana Regina Caminha Braga
Você
já reparou no seu filho brincando? Em como ele consegue resolver os mais
variados tipos de situações usando apenas a imaginação? É no ato de brincar que
as crianças desenvolvem diversas capacidades. Quem não lembra, de quando era
criança, das brincadeiras que fazia? Brincar de esconde-esconde, alerta,
cabra-cega, lenço-atrás e amarelinha? Estas e outras brincadeiras auxiliam as
crianças na descoberta de si e do mundo.
Ao longo do tempo e com os avanços tecnológicos, brinquedos e
brincadeiras foram mudando, mas o prazer da criança em brincar é o mesmo. E é
de extrema importância que nós, educadores, levemos a sério tal ato, não só
para um melhor processo de aprendizagem das crianças, mas também para sua
evolução como seres humanos.
Nosso
papel é orientar esse processo, com projetos que ajudem no desenvolvimento e
nas habilidades específicas de cada faixa etária. A brincadeira não é o objeto em si, mas um
conjunto de estratégias e habilidades que possibilitam às crianças experiências
que revelam o mundo e as desenvolvem para o futuro. Enquanto brincam, elas
exercem determinadas funções sociais, pois no interior de uma brincadeira ela
acaba distinguindo vários tipos de reação grupal, estimando as consequências
agradáveis ou desagradáveis que eles acarretam. O ato de brincar tem um papel
fundamental para o desenvolvimento biopsicossocial da criança. É nesse momento
que ela se desenvolve, explora característica de personalidade, fantasias,
medos, desejos, criatividade e elabora o mundo exterior a partir de seu campo
de visão.
A
criança precisa experimentar, ousar, tentar, conviver com as mais diversas
situações. Brincar com outras crianças, com adultos, com objetos, com o meio. A
brincadeira individual também é algo importante, mas brincando com o outro a
criança desenvolve seu convívio social. As crianças necessitam de brinquedos e
brincadeiras que favoreçam seu desenvolvimento, suas habilidades motoras,
coordenação grossa e fina, estruturação espaço temporal e lateralidade. Nossos
pequenos estão em uma fase de descoberta, a brincadeira caracteriza vínculo
importante com o seu meio social, seus familiares e amigos, e é desse convívio
com o outro que a criança começa a formar sua ideia de mundo.
BRAGA, Ana Regina Caminha. A
importância de brincar. Notícias do Dia. 25 fev. 2017.
Disponível em:
<https://ndmais.com.br/opiniao/artigo/a-importancia-de-brincar/>. Acesso
em: 27 fev. 2020.
Vocabulário:
Biopsicossocial: que
diz respeito a características biológicas, psicológicas e sociais.
Habilidade
motora: capacidade de realizar movimentos.
Vínculo:
laço, ligação.
Entendendo
o texto
01. Qual é o objetivo principal do artigo "A Importância de Brincar"?
a. Destacar a evolução dos brinquedos ao longo do
tempo.
b.
Argumentar sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.
c. Apresentar uma lista de brincadeiras tradicionais.
d. Analisar os avanços tecnológicos na
educação infantil.
02. O que as brincadeiras mencionadas no
artigo, como esconde-esconde e amarelinha, ajudam as crianças a fazer?
a. Desenvolver habilidades
tecnológicas.
b. Explorar
características de personalidade.
c. Melhorar a coordenação grossa e
fina.
d. Estabelecer vínculos com a
realidade virtual.
03. Como
o autor descreve o papel dos educadores em relação ao brincar?
a. Como observadores passivos.
b. Como interferências negativas.
c. Como orientadores do processo
de aprendizagem.
d. Como responsáveis por limitar as
brincadeiras.
04. O que é destacado como essencial para o
desenvolvimento biopsicossocial da criança no artigo?
a. A exclusividade de brincadeiras
individuais.
b. A utilização de tecnologia durante
as brincadeiras.
c. A experimentação e
convivência em diversas situações.
d. A limitação do tempo dedicado ao
brincar.
05. Como as crianças exercem funções
sociais durante as brincadeiras, de acordo com o artigo?
a. Desenvolvendo habilidades motoras.
b. Estimando
consequências agradáveis ou desagradáveis.
c. Limitando a interação com outros
colegas.
d. Ignorando o impacto das brincadeiras
no convívio social.
06. Qual
é o ponto de vista do autor sobre o uso de brinquedos e brincadeiras na fase de
descoberta das crianças?
a. Desencorajar o uso de brinquedos
para promover independência.
b. Favorecer o
desenvolvimento por meio de brinquedos e brincadeiras.
c. Restringir o acesso das crianças a
brinquedos para evitar distrações.
d. Priorizar atividades acadêmicas em
detrimento do brincar.
07. Por que a brincadeira com outras crianças
é destacada como importante no artigo?
a. Para promover a competição entre os
pequenos.
b. Para desenvolver o convívio social da criança.
c. Para evitar o desenvolvimento de
habilidades sociais.
d. Para limitar a criatividade
individual.
08. O que a brincadeira individual
contribui para o desenvolvimento da criança, segundo o artigo?
a. Desenvolvimento de habilidades
motoras.
b. Estimulação da
criatividade.
c. Limitação do convívio social.
d. Redução da coordenação grossa.
09. Quais são as áreas específicas do
desenvolvimento infantil mencionadas no artigo?
a. Desenvolvimento econômico e
político.
b. Estruturação espaço
temporal e lateralidade.
c. Competências linguísticas e
matemáticas.
d. Exclusivamente habilidades
cognitivas.
10. De
acordo com o artigo, qual é o resultado do convívio da criança com o meio
social, familiares e amigos durante as brincadeiras?
a. Isolamento social.
b. Desinteresse em relação ao mundo
exterior.
c. Formação da ideia de
mundo pela criança.
d. Redução da criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário