sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

POEMA: PICASSO - ADRIANA ABUJAMRA AITH - COM GABARITO

 Poema: PICASSO

             Adriana Abujamra Aith

Picasso
Desde pequeno
Fazia troça
Com traços

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisEJijwhbR8upqDvA7wGXtysn-OuiolIqyTla9Pw1c6E6OCvuEj2DW7Hdy9VHKXTa1phrsTAUZaK8LLBLbGIMY8CnQpr-Cw6w7Bj6xADGgwmSof-97wZE_iPKR3PiS5aAFk7drpqn8WoAeCJ03uQqHow-M14t8wSy1ttdm1Auyb5CL7iQ57FEhwsGGFwg/s1600/Picasso-em-1891.jpg


Parece piada
Mas dizem que é pura verdade
A primeira palavra que disse foi:
“Lápis”.

E zapt!
Não parou mais
Desenhava as touradas da Espanha
Cavalos, bonecas
Menino levado.

Cresceu
Foi para paris
Impressionado com a cidade
Registrou o que viu.

Mas um grande amigo partiu
E com ele as cores
Sobrou o azul
Quadros de dores.

Logo conheceu uma moça
Na tela branca
A paixão vermelha
Corou de rosa a sua paleta.

Mas a fase mais engraçada
Foi a cubista
Picasso embaralhou as formas
Brincou com as normas.

Cubismo
Mosaicos
Caquinhos
Pedaços.

Na época
Foi aquele estardalhaço
Desenhou perfil de frente
Pôs bumbum no lugar dos braços
Fez tudo diferente.

Arte não é fotografia
Que registra o modelo real
Tal e qual.

Na tela
A imagem que fica
É Picasso e
Não tem igual.

Adriana Abujamra Aith. Em: Nova Escola. 1° de ago. 2004. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3215/picasso. Acesso em: 27 abr. 2021.

Fonte: Coleção Desafio Língua Portuguesa – 5° ano – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Roberta Vaiano – 1ª edição – São Paulo, 2021 – Moderna – p. MP072-MP074.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o poema, qual o significado dessas palavras:

·        Troça: zombaria, gracejo, brincadeira.

·        Paleta: chapa sobre a qual os pintores colocam e misturam suas tintas.

·        Mosaicos: desenhos formados por pequenas pedras ou vidros coloridos.

02 – Leia as palavras no quadro abaixo três vezes, com rapidez e sem tropeços.

        Traço – Braço – Moça – Estardalhaço – Troça – Pedaço.

a)   Observe a última sílaba de cada palavras e responda: o que as palavras do quadro acima têm em comum?

A sílaba final das palavras tem cedilha.

b)   Escreva três palavras que poderiam estar no quadro acima.

Peça, aço, preguiça, palhaço.

c)   Quais palavras do quadro são escritas com as mesmas letras?

Troça e traço.

03 – Localize no poema e complete.

a)   O nome da cidade para onde Picasso foi depois que cresceu.

Paris.

b)   O que o artista desenhava quando criança.

Touradas da Espanha, cavalos e bonecas.

04 – A seguir, há alguns acontecimentos da vida de Picasso.

a)   Converse com seu professor(a) sobre isso.

Respostas pessoal do aluno.

b)   Depois, numere os acontecimentos da vida desse pintor em ordem cronológica e indique as estrofes correspondentes.

(3) Em 1904, apaixonou-se por Fernande Olivier. 6ª estrofe.

(2) Em 1901, seu melhor amigo morreu, e Picasso passou a pintar telas somente em tons de azul e com pessoas tristes. 5ª estrofe.

(4) Em 1907, inventou o Cubismo, com Georges Braque, e passou a fazer figuras humanas usando formas geométricas. Da 7ª à 9ª estrofes.

(1) Visitou Paris, em outubro de 1900. 4ª estrofe.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário