Notícia: Eletrônicos estão substituindo livre brincar, aponta pesquisa
As
crianças estão brincando cada vez menos, e os pais têm plena consciência dessa
mudança no comportamento infantil. Segundo a pesquisa “Valor do Livre Brincar”,
encomendada pela marca OMO, 84% dos pais entrevistados acreditam que as
crianças não conseguem brincar tanto quanto deveriam.
Já
64% dos entrevistados acham que seus filhos têm menos oportunidades para
brincar do que eles tinham, e 93% concordam que as crianças não brincam da
mesma forma que eles brincavam quando pequenos.
Os
resultados da pesquisa, realizada em dez países com a participação de 12 170
pais e mães, inspirou o
movimento “Livre Para Descobrir”, que estimula as crianças a brincarem,
explorarem e experimentarem mais.
“Brincar
com liberdade de movimentos físicos envolve a criança inteira: corpo e
imaginação, sentimentos e pensamento. Isso potencializa suas
capacidades e as desenvolve sinergicamente”,
defende Vital Didonet, pedagogo especialista em políticas públicas para a
primeira infância.
Para Didonet, uma forma de trabalhar essa questão é combinar com a criança tempos para cada atividade. “Mas os próprios pais devem gostar de brincar com aparelhos eletrônicos e sem eles e participar de ambas as brincadeiras com seus filhos. As crianças dão valor àquilo que elas veem ter valor para os adultos”, enfatiza.
A preferência das crianças pela tecnologia é revelada em outro dado da pesquisa: 89% dos pais brasileiros dizem que seus filhos preferem brincadeiras com esportes virtuais à prática esportiva real. “A tecnologia parece mágica. Você esfrega o dedo na tela e ela muda, vira a página. Faz um clique num pontinho e, plim, aparece nova imagem. Além disso, ela trabalha com a curiosidade, usa o elemento surpresa, aprova e desafia a criança”, descreve Vital.
Para o especialista, porém, diante da telinha, a criança apenas “responde ou corresponde”, ao passo que com brinquedos não tão estruturados, que requerem a imaginação e a iniciativa da criança, ela tende a se tornar sujeito, a decidir com mais liberdade, a controlar melhor a direção da sua brincadeira. “Ela é menos cobrada e, portanto, se sente mais leve e livre”, pondera. [...]
Inspirar:
motivar, estimular.
Potencializar:
aumentar, tornar mais eficaz.
Sinergicamente: em
conjunto, envolvendo tudo.
RAMOS,
Bruna. Eletrônicos estão substituindo livre brincar, aponta pesquisa. EBC. 28
jul. 2016. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/
infantil/para-pais/2016/07/eletronicos-estao-substituindo-livre-brincar-aponta-pesquisa>.
Acesso em: 27 fev. 2020.
Entendendo o texto
01. Qual é
a porcentagem de pais que acreditam que as crianças não conseguem brincar tanto
quanto deveriam, de acordo com a pesquisa "Valor do Livre Brincar"?
a) 64%.
b) 84%.
c) 93%.
d) 85%.
02. Quantos pais participaram
da pesquisa "Valor do Livre Brincar" em dez países?
a) 1.217.
b) 10.000.
c) 12.170.
d) 12.000.
03. O que atraiu o movimento "Livre
Para Descobrir" para estimular as crianças a brincarem mais?
a) Pesquisa sobre alimentação infantil.
b) Pesquisa sobre o valor do livre
brincar.
c) Pesquisa sobre educação digital.
d) Pesquisa sobre esportes infantis.
04. Qual é a tendência global em relação
às crianças conectadas, conforme a notícia?
a) Crescimento.
b) Estabilidade.
c) Declínio.
d) Flutuação
05. No Brasil, qual porcentagem dos pais
acredita que as crianças frequentemente não querem brincar sem tecnologia?
a) 64%.
b) 75%.
c) 84%.
d) 89%.
06. De acordo com Vital Didonet, como os
pais podem abordar a questão do uso de eletrônicos pelas crianças?
a) Proibir totalmente o uso de
eletrônicos.
b) Participar
de ambas as brincadeiras com os filhos.
c) Ignorar a preferência das crianças.
d) Deixar as crianças decidirem
sozinhas.
07. O que Vital Didonet defende sobre
brincar com liberdade de movimentos físicos?
a) Envolver apenas o corpo da criança.
b) Desenvolver apenas as capacidades físicas.
c) Envolver a
criança inteira: corpo e imaginação, sentimentos e pensamento.
d)
Não é relevante para o desenvolvimento infantil.
08.Segundo uma pesquisa, qual é a
preferência das crianças brasileiras em relação às brincadeiras com esportes?
a) Preferem esportes ao ar livre.
b) Preferem esportes virtuais.
c) Preferem esportes tradicionais.
d) Não têm preferência.
09. Como a tecnologia é descrita em relação
ao seu apelo para as crianças?
a) Monótona e previsível.
b) Mágica,
surpreendente, aprovada e desafiadora.
c) Difícil de entender.
d) Sem graça e sem estímulo.
10. De acordo com Vital Didonet, como as
crianças se comportaram diante da telinha em comparação com brinquedos não
estruturados?
a) Tendem a ser mais criativos.
b) Tornam-se mais controladoras.
c) Apenas respondem ou correspondem.
d) Ficam menos engajados.
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