sábado, 2 de dezembro de 2023

CONTO: O SAPO ENCANTADO - SHENIPABU MIYUI - COM GABARITO

 Conto: O Sapo Encantado

            Shenipabu Miyui

        Tua Yuxibu é o sapo, o canoeiro, o que mais tem. Ele sempre canta no verão. Vai desovar na praia. E as pessoas comem este sapo.

        A história começa assim: tinha um homem que ficou encantado de Tua Yuxibu. O nome desse homem era Ixã.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpihhNa7KV8eJ09SltoPCiRizlwWZ3_3N2pgJ__Nd4tBdcsNjT3qdK8lUnFlfisbOlKwOjxX95D5spm2e7wM_g2aaJOsOWqbhpf2OXghadq3fV-y2FmQeMeCE654pgskhBkyCrgjfNHLbcIoF_YEnXYPufGYySde6GvbsroIhskCcszQu90ighsOD9Pxg/s320/CANOEIRO.jpg


    
Ixã caçava no mato e nunca encontrava a caça. Não matava nada! Os filhos começavam a chorar muito. Queriam comer caça. Ixã via as pessoas pegando aquele sapo e foi pegar também para poder comer. Ele fez isso umas cinco vezes. Um dos sapos se encantou numa pessoa e foi falar com ele:

        ─ Ixã, o que que você vai fazer?

        ─ Eu ando querendo pegar sapo para comer.

        O sapo encantado de gente falou assim:

        ─ Ah, você veio me pegar para comer? Eu vou dar uma arma para caçar outro animal, porque você está acabando conosco. Já somos pouquinhos e você ainda come a gente. Vou lhe dar uma arma para caçar.

        Então o sapo pegou uma palheta daquelas que existiam antigamente, do próprio encantado. Uma palheta para fazer um tipo de mingau. Mandou botar água no fogo e também mexer a água com a palheta.

        lxã mesmo quem mexeu. Apareceu carne, peixe de todo tipo. Ele deu para os filhos comerem.

        Foi indo, foi indo, foi indo..., até que o Ixã desapareceu. Desapareceu num poço bem grande!

        Ele tinha um filho, um rapaz já crescendo, que começava a botar roçado. Botou o roçadinho dele, trabalhando no sol. Era só ele mesmo quem botava roçado. A mãe dele começou a reclamar:

        ─ Ah, meu filho, tinha seu pai e seu pai desapareceu lá no poço e justamente agora. Eu vou até lá no poço ver se encontro ele!

        A mãe desceu lá no poço e gritou pelo Ixã, que era o marido dela:

        ─ Ixã, vem trabalhar com seu filho, que ele está sofrendo sozinho!

        ─ Eu vou amanhã. Vou com o pessoal. Pode aprontar de manhãzinha, fazer o quebra-jejum, que eu já vou chegar.

        Quando no outro dia deu uma base de oito horas, a mulher de Ixã olhou no caminho. De lá vinha um monte de gente, toda qualidade de peixes encantados de gente. Ela mandou eles subirem. E quando chegaram numa sala bem grande, que era a casa de antigamente, a mulher perguntou:

        ─ Quantas pessoas têm? Quem mais ainda vai aparecer?

        Aquele monte de gente encantada que veio ajudar o filho dela no roçado desconfiou da mulher e saiu correndo. No que correram, a mulher agarrou o marido dela, que era encantado de sapo. Pedia para ele não ir junto.

        Nessa hora, o marido virou uma mutuca bem azulzinha. Quando a mulher quis pegar o marido encantado, a mutuca escapuliu da mão dela. E assim é até hoje...

PROFESSORES Indígenas do Acre (org.). Shenipabu Miyui: história dos antigos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000. p. 143-144.

Fonte: Práticas de Língua Portuguesa/Faraco, Moura, Maruxo. – 1.ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. p. 280-282.

Entendendo o conto:

01 – De acordo com o conto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Canoeiro: aquele que conduz uma canoa.

·   Mutuca: tipo de mosca, com picada bastante dolorida, que se alimenta de sangue.

·        Palheta: tipo de colher, feita de madeira.

·        Quebra-jejum: café da manhã.

02 – Agora, compartilhe as anotações que você fez durante a leitura sobre a trajetória do herói Ixã: De onde ele partiu e o que o levou a partir, que tarefa ele teve que realizar, que tipo de auxílio recebeu e como foi seu retorno?

      Ixã se afasta da casa com o desafio de conseguir comida para alimentar seus filhos. O herói encontra dificuldade para achar caça e recebe a ajuda de um ente sobrenatural – o sapo – que se transformou em humano e dá ao herói uma palheta mágica, que faz surgir alimentos. Ixã retorna para alimentar a família.

03 – O retorno de Ixã foi definitivo? Explique.

      Não, Ixã volta a partir, sem razão aparente. “Foi indo, foi indo, foi indo..., até que o Ixã desapareceu. Desapareceu num poço bem grande!”, marca o novo distanciamento da família. Ele retorna quando a esposa lhe pede para ajudar o filho, mas logo depois Ixã foge da esposa, metamorfoseado em mutuca.

04 – No texto, a palavra palheta designa um objeto mágico. Em outras narrativas da tradição oral de diversas sociedades, há objetos mágicos parecidos com esse. Por exemplo, nos contos de fadas, que objeto é semelhante a esse? Que características esses objetos têm em comum?

      Resposta pessoal do aluno.

05 – De acordo com a antropóloga Silvia Schmuziger de Carvalho, estudiosa da mitologia indígena brasileira, nas sociedades indígenas ainda hoje não há o conceito de propriedade sobre a natureza, como se registra nas sociedades brancas. O indígena se vê como mais um entre os seres que existem na natureza; ele se vê integrado à natureza e por isso coleta dela apenas o básico, sem destruir a alma das coisas.

a)   Que passagem da história “O sapo encantado” poderia exemplificar esse modo de se ver integrado à natureza e de não destruir a alma das coisas?

No momento em que Ixã vai caçar mais sapos para alimentar sua família, um dos sapos se transforma em homem para falar com Ixã e pedir que ele não os coma mais, porque já são poucos.

b)   O nome do sapo apresentado na história é Tua Yuxibu. Yuxibu é o termo utilizado pelos Kaxinawá para designar “Deuses do céu” e compõe o nome de muitos outros personagens das histórias desse povo. Que relação pode ser estabelecida entre essa forma de nomear o sapo e a visão integrada da natureza?

Para o povo indígenas tudo na natureza tem uma “alma”, tem um “espírito”, que aparece sob essa designação.

c)   Você deve ter percebido que o herói, Ixã, assume outras formas ao longo de sua trajetória. Em que ele se metamorfoseia e em que momentos da narrativa isso acontece?

Ele se metamorfoseia em sapo e em mutuca. O momento preciso em que ele se metamorfoseia em sapo não está explícito no texto. Já em mutuca, está no final do texto, quando ele foge da mulher que pretende segurá-lo.

d)   Há algum estranhamento por parte dos personagens nos momentos em que ocorrem as metamorfoses? Você acredita que isso também pode ter alguma relação com a visão de mundo integradora dos Kaxinawá? Explique.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Não. As metamorfoses são naturalizadas: tanto o sapo e os peixes se metamorfoseando em humano, como o humano se metamorfoseando em sapo e mutuca, são vista com naturalidade tanto por quem se metamorfoseia quanto por quem presencia a metamorfose.

 

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