Resenha crítica do filme: Sete Minutos Depois da Meia-Noite
O choro é livre. E genuíno.
por Renato Hermsdorff
O espanhol Juan Antônio Bayona (ou
J. A. Bayona como assina atualmente) chamou a atenção do mundo cinematográfico
quando despontou com o (envolvente) terror O Orfanato (2008). O filme
serviu de cartão de visitas para que ele entrasse em Hollywood pela porta da
frente, e o resultado foi (o excessivo) O Impossível (2012), em que
comanda Naomi Watts e Ewan McGregor lidando com o tsunami
que assolou a Tailândia no fim de 2004. "Hypado", o moço foi escalado
para dar sequência a Guerra Mundial Z e Jurassic World.
Até lá, no entanto, há
uma árvore no caminho do diretor, que investe, agora, com Sete Minutos
Depois da Meia-Noite, no universo da fantasia. A
produção, que começa como uma história comum de desabrochar da infância (o tal
"coming of age", de que Hollywood tanto gosta), se revela uma tocante
lição de vida sobre como lidar com o luto.
No
filme, Conor (Lewis MacDougall, o "Nibs" de Peter Pan) é um
garoto de 13 anos que se julga invisível – o típico
"outsider", talentoso (ele desenha) e vítima de "bullying".
Filho de um pai (Toby Kebbell) um tanto ausente, o menino é apegado à mãe (Felicity
Jones) que, no entanto, padece de uma grave doença. Por isso, ele passa a
conviver mais com a quase desconhecida avó (Sigourney Weaver), que não tem
muito tato com os mais jovens. Diante desse cenário nada...
confortável?, ele acaba acidentalmente convocando um monstro em forma
de árvore (voz de Liam Neeson), que aparece sempre sete minutos depois da
meia-noite.
Com um enredo desses, o filme tenderia
a caminhar na fina linha entre o melodrama forçoso e a emoção genuína. Mas – e
essa é a boa notícia – desequilibra para o segundo lado.
Na forma, há o contraponto entre a
grandiosidade dos efeitos visuais – com uma impressionante riqueza de detalhes
que vai desde a “construção” do tal monstro ao cenário de ruínas do entorno –,
e o capricho milimétrico com que Bayona trata os quadros, sobretudo quando
filma em macro os belíssimos desenhos do protagonista (ponto para a
direção de arte), e captura a mansidão com que o apontador descama o lápis.
Mas é na costura das relações pessoas
(e diálogos!) do roteiro de Patrick Ness (autor também do romance no
qual o filme se baseia) que A Monster Calls (no original) ganha
definitivamente o espectador.
Se, por um lado, o pano de fundo (de
frente mesmo) da situação da mãe (comedida na medida no registro de Felicity
Jones) corta o coração da plateia, a necessária dureza da avó balanceia a trama
como um chamado à vida ("pero sin perder la ternura"). Mas é no olhar
que o jovem Lewis MacDougall consegue reter toda a melancolia represada,
fundamental a seu personagem. Para completar, se é para chamar um monstro, que
ele venha com a voz de Liam Neeson.
Portanto, partindo de um ponto inocente
– e até clichê – da “busca pela identidade”, Sete Minutos Depois da
Meia-Noite resulta em uma metáfora madura sobre como lidar com uma
conjuntura tão triste quanto inevitável: a iminência da perda de um ente
querido. Ainda mais numa fase em que se é "velho demais para ser criança e
muito novo para ser um homem". O choro é livre. E genuíno.
HERMSDORFF, Renato.
Sete Minutos depois da meia-noite: O choro é livre. E genuíno. AdoroCinema,
[202]. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-227551/criticas-adorocinemaa/.
Acesso em: 23 jul. 2020.
Fonte: Práticas de
Língua Portuguesa/Faraco, Moura, Maruxo. – 1.ed. São Paulo: Saraiva Educação,
2020. p. 295-297.
Entendendo a resenha:
01 – Depois da leitura da
resenha crítica, responda às questões no caderno.
a) Você já havia assistido a esse filme?
Resposta pessoal do aluno.
b) Em caso afirmativo, considera que a sinopse da história (isto é, o resumo do enredo) foi bem apresentada na resenha? Por quê?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A sinopse apresentada na
resenha contém os principais eventos narrados no filme, constituindo um bom
resumo do seu enredo.
c) Em caso negativo, acredita ter formado uma boa noção sobre a história do filme? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
02 – Além do resumo do enredo,
a resenha também presenta comentários apreciativos sobre o filme.
a) Segundo o texto, o autor da resenha considera Sete minutos depois da meia-noite um filme de qualidade, que merece ser visto? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
b) Quais são os pontos fortes do filme, na opinião do resenhista?
Resposta pessoal do aluno.
03 – Sendo um texto marcado
pelo resumo e pela expressão de opiniões, a resenha crítica tem caráter duplo:
ela é explicativo-expositiva e, ao mesmo tempo, argumentativa. Sendo assim,
qual é a tese defendida pelo autor da resenha com relação ao filme resenhado?
Identifique-a com um trecho do texto.
A tese aparece no
trecho: “A produção, que começa como uma história comum de desabrochar da
infância (o tal "coming of age", de que Hollywood tanto gosta), se
revela uma tocante lição de vida sobre como lidar com o luto.”
04 – Tendo em vista os
elementos composicionais mencionados anteriormente, localize na resenha as
partes do texto que correspondem a cada um deles.
A contextualização: o primeiro parágrafo.
A sinopse: o segundo parágrafo. A análise: do terceiro ao último parágrafo.
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