Tira: Calvin perdidos
WATTERSON, Bill.
Calvin e Haroldo: e foi assim que tudo começou. São Paulo: Conrad, 2007.
Fonte: Livro – Viva
Português 1° – Ensino médio – Língua portuguesa – 2ª edição 1ª impressão – São
Paulo – 2014. p. 100-1.
Entendendo a tira:
01 – Quais são os tipos de
frases observados na tira? Exemplifique com trechos que aparecem nos
quadrinhos.
Frase declarativa: “A palavra ‘perdidos’
nem existe no nosso vocabulário.” / “Estamos perdidos de novo.”; Frase
interrogativa: “Que tal a palavra ‘mamãe’?”; Frase exclamativas: “Rá! Somos
exploradores corajosos!”; “Mamãããeee!!”.
02 – No segundo quadrinho,
Calvin produz uma frase. Atente ao que ele diz e à sua imagem, depois responda:
a) O que essa imagem nos informa a respeito de Calvin?
Essa frase indica que ele é corajoso.
b) Ao lermos o terceiro e o quarto quadrinhos, o sentido das falas de Calvin nos dois primeiros é alterado. Explique como isso acontece.
Calvin quer parecer corajoso, usando frases de impacto nos primeiros
quadrinhos, mas, na verdade, está com medo e acaba se rendendo à sugestão do
amigo Haroldo de chamar por sua mãe.
03 – No último quadrinho há
só uma palavra, mas podemos dizer que temos uma frase por causa do contexto, já
que é possível deduzir que por trás do significado literal da palavra
“Mãããeee!!” há outro. No caderno, escreva a(s) frase(s) que, em sua opinião,
melhor traduz(em) o que sente a personagem nesse quadrinho. Elabore argumentos
que justifiquem sua resposta.
·
Olá, estamos aqui!
·
Precisamos de ajuda!
·
Estamos perdidos!
·
Socorro!
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: As quatros alternativas são possíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário