sábado, 14 de maio de 2022

MÚSICA(ATIVIDADES): BEATRIZ - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

 Música(Atividades): Beatriz

                                     Chico Buarque

Olha
Será que ela é moça
Será que ela é triste
Será que é o contrário
Será que é pintura
O rosto da atriz.

Se ela dança no sétimo céu
Se ela acredita que é outro país
E se ela só decora o seu papel
E se eu pudesse entrar na sua vida.

Olha
Será que é de louça
Será que é de éter
Será que é loucura
Será que é cenário
A casa da atriz.
Se ela mora num arranha-céu
E se as paredes são feitas de giz
E se ela chora num quarto de hotel
E se eu pudesse entrar na sua vida.

Sim, me leva pra sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz
Aí, diz quantos desastres tem na minha mão
Diz se é perigoso a gente ser feliz.

Olha
Será que é uma estrela
Será que é mentira
Será que é comédia
Será que é divina
A vida da atriz.
Se ela um dia despencar do céu
E se os pagantes exigirem bis
E se o arcanjo passar o chapéu
E se eu pudesse entrar na sua vida.

Edu Lobo / Chico Buarque de Hollanda. O grande circo místico, Marola, 1983.

Fonte: Livro – Viva Português 2° – Ensino médio – Língua portuguesa – 1ª edição 1ª impressão – São Paulo – 2011. Ed. Ática. p. 239-240.

Entendendo a música:

01 – Essa letra mostra que a ideia de mulher inatingível, presente nas cantigas medievais, volta à tona em produções de outras épocas, como no Romantismo, no Simbolismo e nas canções populares da atualidade. Observe a seleção lexical usada pelo compositor para falar da mulher amada e escreva no caderno:

a)   As expressões da canção que, além de se referirem à essência da amada (o que ela é), indicam também dificuldades que impediriam o eu lírico de alcançar o seu amor.

“Será que é pintura”; “Será que é de louça”; “Será que é de éter”; “Será que é estrela”; “Será que é mentira”; “Será que é divina”.

b)   As palavras ou expressões que se referem a lugares inatingíveis possivelmente frequentados pela amada ou imaginados pelo eu lírico.

Sétimo céu, cenário, arranha-céu, paredes de giz, céu.

02 – A amada em alguns momentos torna-se mais humana, isto é, mais próxima de um ser humano comum. Observe a seleção lexical usada em torno da mulher amada e escreva:

a)   Palavras ou expressões que se referem à essência da amada, mas indicando ser ela igual a qualquer outra mulher.

“Será que ela é moça”; “Será que ela é triste”.

b)   Palavras ou expressões que se referem a lugares reais frequentados por essa mulher.

Quarto de hotel, arranha-céu, casa, cenário.

03 – Nessa letra de música, a repetição de palavras e de fonemas é um fator importante para a construção do ritmo. Podemos notar, por exemplo, que a própria construção das estrofes tem uma forma muito semelhante, repetida.

a)   Copie no caderno as palavras ou expressões do início dos versos que se repetem ao longo do texto.

“Olha”; “Será que”; “Se ela”; “E se”.

b)   Observe e copie os pares ou grupos de palavras que formam as rimas, encontradas tanto nos versos do interior de uma estrofe, como entre uma estrofe e outra.

Moça/louça, contrário/cenário, pintura/loucura, chão/mão, céu/arranha-céu/papel/hotel/chapéu, atriz/país/giz/Beatriz/triz/feliz/bis.

c)   A vogal i assume uma importância maior na penúltima e, principalmente, na última estrofe desse texto. Escreva no caderno as palavras que, por terem essa vogal na sílaba tônica, são responsáveis por enfatizar a assonância nas duas últimas estrofes.

Beatriz, ensina, triz, diz, minha, feliz, mentira, divina, vida, atriz, dia, bis.

d)   Identifique e copie no caderno alguns fonemas consonantais que se repetem no texto. Escreva também as palavras responsáveis por essa aliteração. Lembre-se: pode haver mais de um som correspondente a uma mesma letra ou mais de uma letra correspondente ao mesmo som.

Som/sl: será, moça, triste, atriz, sétimo, céu, país, só, se, pudesse, cenário, giz, Beatriz, ensina, triz, diz, feliz, etc.

Som/pl: pintura, papel, pudesse, paredes, pés, perigoso, despencar, pagantes, chapéu, passar, etc.

Grupo consonantal/-tr: triste, contrário, atriz, entrar, Beatriz, triz, desastre.

04 – Em relação ao aspecto temático, compare os últimos versos da letra de música analisada com os seguintes versos do poema “Acrobata da dor”, de Cruz e Sousa:

        Pedem-te bis e um bis não se despreza!

        Vamos! Retesa os músculos, retesa

        Nessas macabras piruetas d’aço...

Releia os versos da canção Beatriz:

        Se ela um dia despencar do céu
        E se os pagantes exigirem bis
        E se o arcanjo passar o chapéu
        E se eu pudesse entrar na sua vida.

O que há em comum entre o bis pedido no poema “Acrobata da dor” e o bis pedido na canção Beatriz?

      Ambos são pedidos de repetição de uma situação desconfortável, humilhante, de dor.

05 – Complete a frase a seguir no caderno:

        Esse fato traduz indiretamente a visão que cada eu lírico tem do sentimento retratado nos versos e da forma como algumas pessoas são capazes de recepcionar esse sentimento. Para essas pessoas, a dor pode ser vista como .....................

·        Sofrimento.

·        Alegria.

·        Prazer.

·        Espetáculo.

·        Doença.

06 – Para o eu lírico da canção “Beatriz” o pedido de bis feito pelos pagantes à sua amada transforma-se em uma oportunidade. Que oportunidade é essa? Explique sua resposta.

      A oportunidade de entrar na vida da atriz. Esse final pode indicar que, mesmo numa situação em que a amada acaba se tornando mais humana, ele ainda desejaria fazer parte da sua vida.

 

 

 

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