Música(Atividades): Beatriz
Chico Buarque
Olha
Será que ela é moça
Será que ela é triste
Será que é o contrário
Será que é pintura
O rosto da atriz.
Se ela dança no sétimo céu
Se ela acredita que é outro país
E se ela só decora o seu papel
E se eu pudesse entrar na sua vida.
Olha
Será que é de louça
Será que é de éter
Será que é loucura
Será que é cenário
A casa da atriz.
Se ela mora num arranha-céu
E se as paredes são feitas de giz
E se ela chora num quarto de hotel
E se eu pudesse entrar na sua vida.
Sim, me leva pra sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz
Aí, diz quantos desastres tem na minha mão
Diz se é perigoso a gente ser feliz.
Olha
Será que é uma estrela
Será que é mentira
Será que é comédia
Será que é divina
A vida da atriz.
Se ela um dia despencar do céu
E se os pagantes exigirem bis
E se o arcanjo passar o chapéu
E se eu pudesse entrar na sua vida.
Edu Lobo / Chico
Buarque de Hollanda. O grande circo místico, Marola, 1983.
Fonte: Livro – Viva
Português 2° – Ensino médio – Língua portuguesa – 1ª edição 1ª impressão – São
Paulo – 2011. Ed. Ática. p. 239-240.
Entendendo a música:
01 – Essa letra mostra que a
ideia de mulher inatingível, presente nas cantigas medievais, volta à tona em
produções de outras épocas, como no Romantismo, no Simbolismo e nas canções
populares da atualidade. Observe a seleção lexical usada pelo compositor para
falar da mulher amada e escreva no caderno:
a) As expressões da canção que, além de se referirem à essência da amada (o que ela é), indicam também dificuldades que impediriam o eu lírico de alcançar o seu amor.
“Será que é pintura”; “Será que é de louça”; “Será que é de éter”;
“Será que é estrela”; “Será que é mentira”; “Será que é divina”.
b) As palavras ou expressões que se referem a lugares inatingíveis possivelmente frequentados pela amada ou imaginados pelo eu lírico.
Sétimo céu, cenário, arranha-céu, paredes de giz, céu.
02 – A amada em alguns
momentos torna-se mais humana, isto é, mais próxima de um ser humano comum. Observe
a seleção lexical usada em torno da mulher amada e escreva:
a) Palavras ou expressões que se referem à essência da amada, mas indicando ser ela igual a qualquer outra mulher.
“Será que ela é moça”; “Será que ela é triste”.
b) Palavras ou expressões que se referem a lugares reais frequentados por essa mulher.
Quarto de hotel, arranha-céu, casa, cenário.
03 – Nessa letra de música,
a repetição de palavras e de fonemas é um fator importante para a construção do
ritmo. Podemos notar, por exemplo, que a própria construção das estrofes tem
uma forma muito semelhante, repetida.
a) Copie no caderno as palavras ou expressões do início dos versos que se repetem ao longo do texto.
“Olha”; “Será que”; “Se ela”; “E se”.
b) Observe e copie os pares ou grupos de palavras que formam as rimas, encontradas tanto nos versos do interior de uma estrofe, como entre uma estrofe e outra.
Moça/louça, contrário/cenário, pintura/loucura, chão/mão,
céu/arranha-céu/papel/hotel/chapéu, atriz/país/giz/Beatriz/triz/feliz/bis.
c) A vogal i assume uma importância maior na penúltima e, principalmente, na última estrofe desse texto. Escreva no caderno as palavras que, por terem essa vogal na sílaba tônica, são responsáveis por enfatizar a assonância nas duas últimas estrofes.
Beatriz, ensina, triz, diz, minha, feliz, mentira, divina, vida,
atriz, dia, bis.
d) Identifique e copie no caderno alguns fonemas consonantais que se repetem no texto. Escreva também as palavras responsáveis por essa aliteração. Lembre-se: pode haver mais de um som correspondente a uma mesma letra ou mais de uma letra correspondente ao mesmo som.
Som/sl: será, moça, triste, atriz, sétimo, céu, país, só, se, pudesse,
cenário, giz, Beatriz, ensina, triz, diz, feliz, etc.
Som/pl: pintura, papel, pudesse, paredes, pés, perigoso, despencar,
pagantes, chapéu, passar, etc.
Grupo consonantal/-tr: triste, contrário, atriz, entrar, Beatriz, triz, desastre.
04 – Em relação ao aspecto
temático, compare os últimos versos da letra de música analisada com os
seguintes versos do poema “Acrobata da dor”, de Cruz e Sousa:
Pedem-te
bis e um bis não se despreza!
Vamos! Retesa os músculos, retesa
Nessas macabras piruetas d’aço...
Releia os versos da canção Beatriz:
Se ela um dia despencar do céu
E se os pagantes exigirem bis
E se o arcanjo passar o chapéu
E se eu pudesse entrar na sua
vida.
O que há em comum entre o bis pedido no poema “Acrobata da dor” e o bis pedido na canção Beatriz?
Ambos são pedidos
de repetição de uma situação desconfortável, humilhante, de dor.
05 – Complete a frase a
seguir no caderno:
Esse fato traduz indiretamente a visão
que cada eu lírico tem do sentimento retratado nos versos e da forma como
algumas pessoas são capazes de recepcionar esse sentimento. Para essas pessoas,
a dor pode ser vista como .....................
·
Sofrimento.
·
Alegria.
·
Prazer.
·
Espetáculo.
·
Doença.
06 – Para o eu lírico da
canção “Beatriz” o pedido de bis feito pelos pagantes à sua amada transforma-se
em uma oportunidade. Que oportunidade é essa? Explique sua resposta.
A oportunidade de
entrar na vida da atriz. Esse final pode indicar que, mesmo numa situação em
que a amada acaba se tornando mais humana, ele ainda desejaria fazer parte da
sua vida.
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