Poema: O Haicai
O Haicai é uma forma fixa de poema surgida no Japão a partir de uma longa tradição, que remonta ao século VII. Em sua forma mais antiga, era a estrofe inicial de uma forma poética mais longa, mas, com o tempo, passou a ser conhecido como estrutura autônoma, independente. Na cultura japonesa, essa composição poética teve seu auge com Matsuo Bashô, poeta que viveu no século XVII e infundiu ao texto a importância da simplicidade e o olhar atento sobre a natureza.
O Haicai japonês é constituído por três
segmentos e 17 fonemas. No Brasil, tornou-se consagrada a forma proposta pelo
poeta Guilherme de Almeida nos anos 1940: um poema de uma estrofe com três
versos, sendo o primeiro e o terceiro compostos por cinco sílabas e rimados
entre si, e o segundo verso composto por sete sílabas poéticas e rima interna
entre a segunda e a sétima sílaba. Dentro de uma forma tão estrita, o haicai deve
registrar a impressão de um momento e toda a reflexão que pode estar contida
nele. Difícil? Veja como se saíram os poetas a seguir na elaboração de seus
haicais.
O
ocaso
Abel Pereira
No rio profundo
O
sol parece outro sol
A
emergir do fundo.
PEREIRA,
Abel. In: GUTTILLA, R. W.; op. cit.
Infância
Guilherme de Almeida
Um gosto de amora
Comida ao sol. A vida
Chamava-se “Agora”.
ALMEIDA,
Guilherme de. In: GUTTILLA, R. W., op. cit.
O Haicai
Guilherme de Almeida
Lava, escorre, agita
A
areia. E enfim, na bateia,
Fica uma pepita.
ALMEIDA,
Guilherme de. op. cit.
Fonte: Livro – Viva
Português 2° – Ensino médio – Língua portuguesa – 1ª edição 1ª impressão – São
Paulo – 2011. Ed. Ática. p. 161-3.
Entendendo o poema:
01 – De acordo com o texto,
qual o significado das palavras abaixo:
·
Bateia: recipiente com fundo em formato de cone, utilizado na
exploração de pedras preciosas.
·
Emergir: aparecer, vir à tona.
·
Pepita: fragmento de metal (em geral, de ouro).
·
Ocaso: 1 – O aparente declínio de um astro no horizonte, do lado
oeste; poente. 2 – O lado do horizonte onde o sol parece esconder-se; ocidente.
3 – Fim, final, limite. 4 – Que se encaminha para a ruína, queda, decadência.
02 – Que movimento aparente
do sol o poema apresenta?
O poema apresenta o pôr do sol.
03 – Como o sol é observado
pelo eu lírico? De forma direta ou indireta?
Indireta, pois
ele o observa por meio de sua imagem refletida no rio.
04 – A palavra responsável
pela ideia de movimento do poema é o verbo emergir. Considere o seu significado
e explique o que o eu lírico vê exatamente.
O eu lírico vê o
movimento do sol refletido na água do rio, o que lhe dá a impressão de que o
astro, em lugar de se pôr, surge, vem à tona de dentro da água.
05 – A visão espelhada do
sol aparece na composição do poema, ou seja, ele está também presente na forma.
Identifique o recurso usado pelo poeta para construir essa imagem.
No segundo verso,
a palavra sol aparece duas vezes: quase no seu início e no seu fim – “o sol
parece outro sol”.
06 – Um dos sentidos da
palavra ocaso, de acordo com o
dicionários, refere-se a fim, final, limite, significado conotativo que enfatiza
a ideia de término, normalmente atribuída a pôr do sol. Ao enxergar o sol a
emergir do rio profundo, que nova interpretação o eu lírico propõe para o ocaso?
Dependendo do
ponto de vista, é possível alimentar a ilusão de que o final pode também
representar um começo.
07 – Releia o poema “Infância”, de Guilherme de Almeida,
observando como a intensidade das experiências da infância foi representada
nesse haicai.
a) O eu lírico destaca três dos cinco sentidos. Quais são eles? Que termos os representam?
Paladar (gosto de amora); visão (sol). Tato (ao sol).
b) Essa intensidade é reforçada, ainda, por uma marca temporal no texto. Identifique-a e dê o significado que ela adquire no contexto.
Trata-se da palavra “Agora”, representando a despreocupação com o futuro
e o envolvimento com as experiências do momento presente.
c) O último verso apresenta um verbo no pretérito imperfeito: “chamava-se”, referindo-se à vida. Se a vida chamava-se “Agora” durante a infância do eu lírico, o que pode fazer parte do seu tempo presente?
As preocupações com o futuro, talvez a incapacidade de viver
intensamente cada momento, de entregar-se de corpo aberto às experiências.
08 – Releia o poema “O Haicai”, de Guilherme de Almeida.
Observe que ele compara a elaboração de um haicai à busca por uma pedra
preciosa. Considere o conteúdo desse poema e a estrutura dos demais haicais
deste estudo e responda: segundo o eu lírico de “O Haicai”, em que consistiria
a elaboração desse pequeno poema?
Resposta pessoal
do aluno.
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