Propaganda: Dengue é fácil combater, só não pode esquecer
Fique atento aos locais que
podem acumular água: mantenha a caixa-d’água fechada. Mantenha a lixeira
fechada. Não tenha água acumulada sobre a laje. Mantenha as calhas limpas.
E não se esqueça: se sentir
febre com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas, pode ser
dengue. Procure uma unidade de saúde.
Fonte: Língua
Portuguesa – Caminhar e transformar – Aos finais do ensino fundamental – 1ª
edição – São Paulo – FTD, 2013. p. 119-122.
Entendendo a propaganda:
01 – Analise os elementos
que aparecem na propaganda, de
acordo com o roteiro a seguir.
a) O que é divulgado pela propaganda?
A prevenção contra a dengue.
b) O que se deseja com ela?
Conscientizar a população sobre a doença.
c) Quem é o responsável pela propaganda?
O Governo Federal.
02 – A propaganda é composta
de elementos verbais (texto escrito) e de elementos não verbais (fotos,
desenhos, etc.).
a) Que elementos não verbais são utilizados nessa propaganda?
Foto do menino em casa, ao lado de um vaso, e ilustrações de ações
de prevenção contra a doença, além do balão de pensamento ligado ao menino.
b) Quais textos estão em maior destaque na propaganda?
“Dengue pode matar. Dengue, é fácil combater, só não pode esquecer.
Elimine os focos do mosquito da dengue”.
c) Se eliminássemos o texto escrito, conseguiríamos entender a propaganda? Explique.
Não, porque na propaganda o texto e a imagem se complementam.
03 – O sinal V
representa uma marca que se faz ao lado de um item de uma lista, para indicar
que aquele item foi resolvido. Na propaganda, por que há a imagem de um vaso
com o sinal V
embaixo?
Porque a água que
fica nos pratinhos dos vasos é foco do mosquito da dengue. O vaso está “ticado”
porque é um foco eliminado.
04 – Quais cores foram
utilizados na propaganda e quais delas mais se destacam?
Cinza, azul,
verde, vermelho e amarelo. O vermelho e o vinho são as cores que mais se
destacam, chamando a atenção para o slogan da campanha e para a frase “Elimine
os focos do mosquito da dengue”.
05 – Quem vê a propaganda
pode se sentir motivado a se conscientizar sobre o tema? Por quê?
Sim. As pessoas
compreendem a importância de cuidar da sua própria saúde por meio de ações
preventivas como as citadas na propaganda.
06 – Observe a forma como o
verbo eliminar foi usado na
propaganda. Em qual modo verbal ele se encontra?
No imperativo.
07 – Converse com os colegas
e o professor sobre as questões a e b.
a) O emprego desse modo verbal é comum em propagandas?
Sim. Seria interessante que dessem exemplos.
b) O que se pretende com o uso desse modo verbal?
Pretende-se que o leitor faça o que é indicado. Ele é usado em
textos desse gênero para persuadir, convencer o leitor a fazer algo.
08 – Há, na propaganda,
outros verbos no modo imperativo. Copie-os.
Não se esqueça,
procure, fique, mantenha, não tenha.
09 – A quem essa propaganda
é endereçada? Assinale a alternativa.
( ) Às crianças.
( ) Às pessoas que têm vasos em casa.
(X) Ao público em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário