Poema: Sonho de Herói
Murilo Araújo
Com um galho de bambu verde
E dois ramos de palmeira
Eu hei de fazer um dia meu cavalo – com asas!
Subirei nele, com o vento, lá bem alto,
De carreira,
Por sobre o arvoredo e as casas.
Voarei, roçando o mato,
As copas em flor das árvores,
Como se cruzasse o mar...
E até sobre o mar de fato
Passarei nas nuvens pálidas
Muito acima das montanhas, das cidades, das cachoeiras,
Mais alto que a chuva, no ar!
E irei até as estrelas,
Ilhas dos rios de além
Ilhas de pedras divinas,
De ribeiras diamantinas
Com palmas, conchas, coquinhos nas suas praias também...
Praias de pérolas e de ouro,
Onde nunca foi ninguém...
Murilo
Araújo.
Entendendo o poema:
01 – De acordo com o adjetivo que o poeta empregou, as
nuvens do texto:
a)
Estão atemorizadas.
b)
Estão ameaçadoras.
c)
Derramam chuvas.
d)
São claras e fluidas.
02 – Os “rios de além” para o poeta significam:
a)
O céu.
b)
As estrelas.
c)
As montanhas.
d)
Os rios mesmos.
03 – O nosso herói espera
nas estrelas:
a)
Seres extraordinários.
b)
Vegetação diferente da que conhece.
c)
Coisas conhecidas e do seu agrado.
d)
Nuvens pálidas, chuva e ar.
04 – “Eu hei de fazer um dia o meu cavalo...”. A frase revela:
a)
Possibilidade.
b)
Dúvida.
c)
Capacidade.
d)
Determinação.
05 – “Subirei nele, com o vento, lá bem alto”:
a)
Apesar do vento.
b)
Graças ao vento.
c)
A partir do vento.
d)
Acima do vento.
06 – Assinale a expressão
que se adapta perfeitamente ao tema do poema.
a)
Ficar a ver navios.
b)
Dar asas à fantasia.
c)
Cair das nuvens.
d)
Chover no molhado.
07 – “Sonho de Herói”, Herói por causa do(a):
a)
Espírito aventureiro e desbravador do
viajante.
b)
Força de vontade e teimosia do sonhador.
c)
Ambição de conquistar e possuir riquezas.
d)
Curiosidade infantil e ingênua do
sonhador.
08 – Qual o tempo de verbo predominante na poesia?
Justifique com exemplo do texto.
O tempo é o
futuro do presente.
09 – Assinale a resposta que
completa a frase: O menino, em sua fantasia, chama as estrelas de ilhas dos
rios de além, porque:
a)
Do alto é possível confundir as ilhas com
estrelas.
b)
São geralmente da mesma cor as ilhas e as
estrelas.
c)
Os pontos luminosos das estrelas
parecem ilhas no céu.
10 – O título do poema
demonstra que o menino imagina poder ser herói porque:
a)
Fará um cavalo que voa muito alto.
b)
Será a primeira pessoa a ir às
estrelas.
c)
Causará inveja a todas as crianças.
d)
Conseguirá voar num aparelho sem motor.
11 – A linguagem é
denotativa ou conotativa?
A linguagem é a
conotativa, haja vista que os elementos estão apresentados em sentido figurado.
12 – Se o sonho do menino se
realizasse, ele então deveria encontrar no lugar para onde fosse:
a)
Rios com ilhas cheias de riqueza.
b)
Paisagem totalmente estranha.
c)
Apenas o céu cheio de estrelas.
d)
Paisagem semelhante a que conhece.
13 – Cite palavras do poema
que tenham estes significados:
a)
Animal quadrúpede doméstico de montaria cavalo.
b)
Descoradas, sem cor pálidas.
c)
Glóbulo brilhante que se forma em certas
conchas estrelas.
d)
Sublime, perfeitas, encantadoras ilhas.
14 – A que gênero discursivo
pertence este poema?
O gênero presente
no poema é narrativo, onde o mesmo apresenta enredo, espaço, além de tempo.
15 – Ao atingir as estrelas,
o poeta se tornaria:
a)
Indesejável visitante.
b)
Explorador pioneiro.
c)
Marujo curioso.
d)
Mais um astronauta.
16 – Na sequência de ações
do poema, percebe-se que o sonho de herói é:
a)
Uma lenta ascensão e uma rápida queda.
b)
Uma viagem de volta ao planeta Terra.
c)
Um mergulho nos abismos marinhos.
d)
Uma constante e progressiva
escalada.
17 – O texto é literário ou
não-literário?
O texto é
literário, porque apresenta linguagem conotativa, amplo uso de figuras de
linguagem, além de elementos emotivos.
18 – Qual a função da
linguagem predomina?
A função da
linguagem predominante é a emotiva.
Vlw
ResponderExcluirEu quero sabe essa RETIRE DO TEXTO DUAS FRASES QUE AS PALAVRAS TENHAM SENTIDO CONOTATIVO
ResponderExcluir