segunda-feira, 17 de agosto de 2020

POEMA: SONHO DE HERÓI - MURILO ARAÚJO - COM GABARITO

 Poema: Sonho de Herói

            Murilo Araújo


Com um galho de bambu verde

E dois ramos de palmeira

Eu hei de fazer um dia meu cavalo – com asas!

 

Subirei nele, com o vento, lá bem alto,

De carreira,

Por sobre o arvoredo e as casas.

 

Voarei, roçando o mato,

As copas em flor das árvores,

Como se cruzasse o mar...

E até sobre o mar de fato

Passarei nas nuvens pálidas

Muito acima das montanhas, das cidades, das cachoeiras,

Mais alto que a chuva, no ar!

 

E irei até as estrelas,

Ilhas dos rios de além

Ilhas de pedras divinas,

De ribeiras diamantinas

Com palmas, conchas, coquinhos nas suas praias também...

 

Praias de pérolas e de ouro,

Onde nunca foi ninguém...

Murilo Araújo.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o adjetivo que o poeta empregou, as nuvens do texto:

a)   Estão atemorizadas.

b)   Estão ameaçadoras.

c)   Derramam chuvas.

d)   São claras e fluidas.

02 – Os “rios de além” para o poeta significam:

a)   O céu.

b)   As estrelas.

c)   As montanhas.

d)   Os rios mesmos.

03 – O nosso herói espera nas estrelas:

a)   Seres extraordinários.

b)   Vegetação diferente da que conhece.

c)   Coisas conhecidas e do seu agrado.

d)   Nuvens pálidas, chuva e ar.

04 – “Eu hei de fazer um dia o meu cavalo...”. A frase revela:

a)   Possibilidade.

b)   Dúvida.

c)   Capacidade.

d)   Determinação.

05 – “Subirei nele, com o vento, lá bem alto”:

a)   Apesar do vento.

b)   Graças ao vento.

c)   A partir do vento.

d)   Acima do vento.

06 – Assinale a expressão que se adapta perfeitamente ao tema do poema.

a)   Ficar a ver navios.

b)   Dar asas à fantasia.

c)   Cair das nuvens.

d)   Chover no molhado.

07 – “Sonho de Herói”, Herói por causa do(a):

a)   Espírito aventureiro e desbravador do viajante.

b)   Força de vontade e teimosia do sonhador.

c)   Ambição de conquistar e possuir riquezas.

d)   Curiosidade infantil e ingênua do sonhador.

08 – Qual o tempo de verbo predominante na poesia? Justifique com exemplo do texto.

      O tempo é o futuro do presente.

09 – Assinale a resposta que completa a frase: O menino, em sua fantasia, chama as estrelas de ilhas dos rios de além, porque:

a)   Do alto é possível confundir as ilhas com estrelas.

b)   São geralmente da mesma cor as ilhas e as estrelas.

c)   Os pontos luminosos das estrelas parecem ilhas no céu.

10 – O título do poema demonstra que o menino imagina poder ser herói porque:

a)   Fará um cavalo que voa muito alto.

b)   Será a primeira pessoa a ir às estrelas.

c)   Causará inveja a todas as crianças.

d)   Conseguirá voar num aparelho sem motor.

11 – A linguagem é denotativa ou conotativa?

      A linguagem é a conotativa, haja vista que os elementos estão apresentados em sentido figurado.

12 – Se o sonho do menino se realizasse, ele então deveria encontrar no lugar para onde fosse:

a)   Rios com ilhas cheias de riqueza.

b)   Paisagem totalmente estranha.

c)   Apenas o céu cheio de estrelas.

d)   Paisagem semelhante a que conhece.

13 – Cite palavras do poema que tenham estes significados:

a)   Animal quadrúpede doméstico de montaria cavalo.

b)   Descoradas, sem cor pálidas.

c)   Glóbulo brilhante que se forma em certas conchas estrelas.

d)   Sublime, perfeitas, encantadoras ilhas.

14 – A que gênero discursivo pertence este poema?

      O gênero presente no poema é narrativo, onde o mesmo apresenta enredo, espaço, além de tempo.

15 – Ao atingir as estrelas, o poeta se tornaria:

a)   Indesejável visitante.

b)   Explorador pioneiro.

c)   Marujo curioso.

d)   Mais um astronauta.

16 – Na sequência de ações do poema, percebe-se que o sonho de herói é:

a)   Uma lenta ascensão e uma rápida queda.

b)   Uma viagem de volta ao planeta Terra.

c)   Um mergulho nos abismos marinhos.

d)   Uma constante e progressiva escalada.

17 – O texto é literário ou não-literário?

      O texto é literário, porque apresenta linguagem conotativa, amplo uso de figuras de linguagem, além de elementos emotivos.

18 – Qual a função da linguagem predomina?

      A função da linguagem predominante é a emotiva.

 

2 comentários: