sexta-feira, 14 de agosto de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA ESTRUTURADA - JAIRO BOUER - COM GABARITO

 Artigo de Opinião: A importância da família estruturada

                            JAIRO BOUER

        Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.

        Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.

        É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.

        A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.

        A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.

        E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.

        Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.

Jairo Bouer

Entendendo o artigo:

01 – Releia o trecho a seguir: “A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura.”. Em relação ao uso das aspas nesse trecho, assinale a alternativa CORRETA.

a)   Relativizam um conceito.

b)   Marcam uma transcrição.

c)   Sinalizam ironia por parte do autor.

d)   Destacam uma pausa no texto.

02 – Tendo por finalidade cumprir o objetivo do texto dissertativo-argumentativo, é necessário evitar que:

a)   Ocorra o uso do sujeito indeterminado, o que afetaria a veracidade da proposição defendida no texto.

b)   A primeira pessoa do plural seja utilizada, evitando, deste modo, a subjetividade explícita do autor presente no texto.

c)   Haja exposição de nomes reais como feito no 2° parágrafo do texto “Waldik Gabriel e Ítalo”, substituindo-os por suas iniciais apenas.

d)   As ideias sejam vinculadas de modo pessoal ao autor, utilizando, para isso, a ocultação do agente como em “É certo que”.

03 – Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto:

a)   O resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo.

b)   A falta de limites específicos cerceando o desenvolvimento de jovens e adolescentes.

c)   O fato de cada vez mais menores de 15 anos serem vítimas e estarem envolvidos em crimes.

d)   A deficiente infraestrutura da sociedade para atender às demandas econômicas e afetivas concomitantemente.

04 – Através de uma enumeração, no quarto parágrafo, são citados itens que – na sua falta – operam dificuldades enfrentadas pela família brasileira, especificamente na figura da mãe e avó, cujo sentido de “muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime”.

a)   Expressa uma lógica semântica progressiva ao se sucederem.

b)   É denotativo e está presente em todos os termos que os nomeiam.

c)   Varia entre o denotativo e o conotativo, demonstrando a presença de recurso estilístico de linguagem.

d)   Estabelece entre si determinada ligação semântica de modo a construir a coerência necessária à compreensão da ideia transmitida.

05 – O tipo textual apresentado tem por característica a apresentação e a defesa de uma ideia a respeito do tema abordado. Quanto à sua estruturação: proposição, argumentação e conclusão, é possível afirmar que em sua conclusão:

a)   Há uma retomada da tese defendida e apresentada proposta de solução para o problema discutido.

b)   É feita uma exposição de opiniões contrárias àquela defendida pelo desenvolvimento da tese no texto.

c)   A tese defendida em todo o texto passa a ser definida de forma clara através de uma afirmativa bem delimitada.

d)   São empregados recursos argumentativos tais como exemplos e fatos históricos que permitem o desenvolvimento da argumentação textual.

 

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