terça-feira, 25 de agosto de 2020

POEMA: O ADOLESCENTE - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

 Poema: O ADOLESCENTE

              Mário Quintana

A vida é tão bela que chega a dar medo,

Não o medo que paralisa e gela,
estátua súbita,
mas

esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz
o jovem felino seguir para a frente farejando o vento
ao sair, a primeira vez, da gruta.

Medo que ofusca: luz!

Cumplicemente,
as folhas contam-te um segredo
velho como o mundo:

Adolescente, olha! A vida é nova…
A vida é nova e anda nua
— vestida apenas com o teu desejo!

Mario Quintana, Apontamentos de história sobrenatural.

Entendendo o poema:

01 – Analise apenas o trecho a seguir, em que Quintana expõe resumidamente: “A vida é nova… / A vida é nova e anda nua / — vestida apenas com o teu desejo!”

      “Ele, finalmente, se sente bem, forte, seguro e não tem medo de experimentar situações novas.”

02 – No poema, qual o significado da expressão “farejando o vento”?

      O autor compara o Adolescente com “um felino” e usa esta expressão para dizer que o jovem deve sair da toca, sem medo de errar, sempre com a cabeça erguida e um sorriso no rosto para enfrentar a vida.

03 – De que se trata o poema?

      Ele retrata de forma poética as mudanças corporais e psicológicas abrangendo temas subjetivos como o medo.

 04. Releia os versos a seguir:

 “esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz

o jovem felino seguir para a frente farejando o vento

ao sair, a primeira vez, da gruta.”

 a)   Algumas palavras provocam a nossa imaginação e nos fazem recordar algo, alguém ou uma situação vivida. Do que a palavra “vento” faz você lembrar? E a palavra “gruta”?

 Resposta pessoal.

 b)   Em sua opinião, quais dos termos a seguir podem ser associados às palavras “vento” e “gruta” no contexto em que foram utilizadas no poema? Justifique suas escolhas.

                     aventura    futuro    medo   mundo    novidade

          Resposta pessoal. Sugestões:

          Aventura: desejo em entrar em novos mundos;

      Futuro: reflexões sobre o que pode acontecer quando forem adultos ou sobre a realização dos desejos de adolescente;

          Medo: o adolescente pode ter receio do que virá;

          Mundo: representação de vastidão, de liberdade;

          Novidade: vontade de experimentar o novo.

 c. Localize, nesses versos, palavras utilizadas de modo figurado. Essas palavras se referem a que tipo de ser?

As palavras “felino”, “farejando” e “gruta”; estão relacionadas ao mundo animal.

 d.   A partir dessa utilização, a que o adolescente é comparado, de maneira figurada?

O adolescente é comparado a um jovem animal que está descobrindo o mundo. Ao sair da gruta, ele busca conhecer o novo e se lança ao mundo cheio de curiosidade, mas ainda com vários receios.

 e.   Você concorda com a comparação proposta pelo poeta? Justifique.

Resposta pessoal.

05.  Há palavras no poema que representam ideias opostas. Veja um exemplo de oposição: velho – nova.

a)    Descubra outras ideias opostas no poema “O adolescente”.

Revelam ideias opostas: paralisa – anda; vestida – nua; estátua – fremente.

 b)    O que essas oposições revelam sobre o sentimento do adolescente

         Elas revelam conflitos e descobertas vividos pelo jovem. Os conflitos que, às vezes, imobilizam o adolescente, outras vezes, o impele para a ação. O fato de a vida ainda estar nua indica que o jovem ainda vai viver muitas coisas, ele é que tratará de “cobri-la” com suas experiências.

 06. Destaque do poema os versos em que o eu poético faz uma comparação.

Explique que sentido você atribui aos versos em que se encontra essa comparação.

“as folhas contam-te um segredo / velho como o mundo:”

Os versos revelam que a vida é nova, mas a sabedoria sobre a vida é algo antigo. As folhas representam aquele que já nasceu e se desenvolveu, aquele que já detém a experiência de ter vivido e compartilha segredos sobre isso. Muitos fatos da vida são segredos para o adolescente, pois ele ainda não viveu muito tempo.

 

 

 

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