POEMA: Por que deixamos tudo para DEPOIS?
Depois
eu ligo.
Depois
eu faço.
Depois
eu falo.
Depois
eu mudo.
Deixamos tudo para depois, como
se depois fosse o melhor. O que não entendemos é que...
Depois
o café esfria,
Depois
a prioridade muda,
Depois
o encanto se perde,
Depois
o cedo fica tarde,
Depois
a saudade passa,
Depois
tanta coisa muda,
Depois
os filhos crescem,
Depois
a gente envelhece,
Depois
o dia anoitece,
Depois
a vida acaba.
Não
deixe
nada para depois, porque na espera do depois, você pode perder os
melhores momentos, as melhores experiências, os melhores amigos, os maiores
amores, e todas as bênçãos que Deus tem para você. Lembre-se que
o depois pode ser tarde demais. O dia é hoje.
Autor Desconhecido
Entendendo o texto
01. No texto-discurso acima
faz-se uma crítica a um dado comportamento social. Qual comportamento social
está sendo criticado?
a-
o
comportamento de priorizar determinadas ações importantes;
b- o
comportamento de não priorizar determinadas ações importantes;
c- o comportamento
social da distração;
d- o comportamento
social do egoísmo.
02. A quem ou a que se
referem as palavras e as expressões sublinhadas no texto-discurso?
As palavras e expressões
sublinhadas no texto se referem a ações e situações cotidianas que as pessoas
tendem a adiar.
03. Qual a tese defendida
pelo autor do texto?
a- Deve-se pensar que o
melhor está depois; b-
Deve-se pensar que o melhor nunca está depois;
c.Deve-se
pensar que não se pode ficar adiando para viver a vida;
d-
Deve-se aprender esperar as boas oportunidades.
04. Qual o tema central que
está em debate no texto lido?
a-
o melhor momento para se viver é hoje;
b-
o
pior momento para se viver é o depois;
c-
o
ser e o futuro;
d- o ser e o tempo
05. O adjetivo “melhores”
foi usado no último parágrafo do texto caracterizando três substantivos
diferentes. Quais foram esses três substantivos? A caracterização foi positiva
ou negativa?
Os três substantivos
são: momentos, experiências e amigos. A caracterização foi positiva.
06. O substantivo “amores”
no último parágrafo do texto foi qualificado/caracterizado por qual adjetivo? A
caracterização foi positiva ou negativa?
O substantivo “amores” foi qualificado pelo adjetivo “maiores”. A
caracterização foi positiva.
08.A palavra “depois” foi empregada
no texto no sentido de?
a- Lugar
b-
Modo
c-
Tempo
d- Adversidade
09.As reticências foram empregadas no trecho “o
que não entendemos é que...” para sugerir ao leitor que:
a- o
argumento foi concluído
b-
dar uma pausa no argumento.
c-indicar que ainda falta uma série de argumentos a serem
elencados.
d- fazer uma crítica.
10. -Interprete o trecho “O que não entendemos
é que... Depois o café esfria”
Significa que, se deixarmos as coisas para depois, o momento oportuno
pode passar, assim como o café que esfria e perde seu sabor.
11. -Interprete o trecho “Depois a prioridade
muda”
Indica que, ao adiar ações ou decisões, outras questões podem surgir e
mudar a importância daquilo que foi deixado para depois.
12- Interprete o trecho “Depois o encanto se
perde”
Sugere que, ao
adiar experiências ou momentos especiais, a magia e o prazer desses momentos
podem desaparecer.
13- Interprete o trecho “Depois o cedo fica
tarde”
Quer dizer que, ao adiar ações que deveriam ser feitas no momento certo,
pode-se perder a oportunidade e o momento adequado passa.
14- Interprete o trecho “Depois tanta coisa
muda”
Ressalta que, ao adiar, as circunstâncias e condições podem se alterar
significativamente, muitas vezes de forma irreversível.
15- Interprete o trecho “Depois a gente
envelhece”
Indica que, com o passar do tempo, envelhecemos e muitas oportunidades
que tínhamos na juventude podem não estar mais disponíveis.
16- O ponto final foi usado no final do trecho
“Depois a vida acaba.” para sugerir ao leitor que:
a-
trata-se
do argumento mais fraco dentre a série de argumentos apresentados
b-
trata-se do argumento mais conclusivo dentre a série de argumentos
apresentados
c-
trata-se
de um argumento mediano dentre a série de argumentos apresentados
d-
trata-se
de um argumento ainda incompleto dentre a série apresentada
a-
trata-se
de um argumento conclusivo;
b- trata-se um argumento que ainda será acrescido por outros
argumentos;
e-
trata-se
de um argumento fraco;
f-
trata-se
de um argumento que indica crítica
18-Qual o gênero textual?
a-
notícia
b-
artigo
de opinião;
c-
discurso de aconselhamento;
d-
artigo
de divulgação científica
Nenhum comentário:
Postar um comentário