domingo, 30 de junho de 2024

NOTÍCIA: GRAFITEIRO CRIA "CASINHA" DE LIVROS PARA CRIANÇAS DE SUA COMUNIDADE NA PB - FELIPE RAMOS - COM GABARITO

 Notícia: Grafiteiro cria “casinha” de livros para crianças de sua comunidade na PB

          Ele disse buscar mudar a realidade social encontrada na região. Casa foi feita com um sofá reciclado e livros usados.

             Felipe Ramos, Especial para o G1 PB

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYvkfk_Ux73aZCKDSLJnjbaxewWmq3OGiFaYxGRSD4wZo_OuC5MpivTb7mzvDJIUbTNTDBlwEyQ7gLuC5xPbRvRwjTOIldE89KyE5_Dlhq5-8y8g0wzB1Epoq3jiX3iGrBleI9VvXWwBV6t2sWvsvq9lkYuBjzNUZulesnl8bbv7d_yANwxNJTADyX9VA/s320/projetooo.jpg

 


Projeto 'Casa dos Contos' é promovido na frente da casa do grafiteiro (Foto: Marcos Cristiano/Acervo pessoal)

        Com o sonho de combater a estatística de violência e outros problemas sociais da Comunidade Renascer I, no barro do Varadouro, em João Pessoa, o grafiteiro e estudante de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Marcos Cristiano, conhecido como “Perfect”, morador do local, criou um projeto literário para crianças utilizando um sofá reciclado e livros usados por seus filhos.

        O grafiteiro então usou dessas duas “armas” para lutar pela garotada. Com as peças do sofá e os livros ele construiu na frente da sua própria casa uma espécie de “casinha de bonecas” onde são guardados diversos livros para a livre leitura das crianças. E assim nasceu o projeto batizado de “Caso dos Contos”, há pouco menos de um ano.

        A ideia surgiu, segundo ele, após uma inquietação ao presenciar, diariamente, a sua comunidade se deteriorar com os diversos problemas sociais, entre eles: tráfico, prostituição, violência, falta de cultura, lazer e esporte. “Vejo jovens e adolescentes sendo arrastados por eles, até hoje. Então me utilizei do conhecimento que tenho pra tentar combater essa realidade”, explicou ele.

        Marcos detalha que o material fica sempre disponível dentro da casinha onde os meninos e meninas podem utilizar numa praça, em frente a sua residência, ou até mesmo para ler em casa. O material também é arrecadado por meio de doações.

        “A proposta do projeto é criar um espaço onde as crianças possam se sentir livre para cuidarem e praticarem não só a leitura, mas a cidadania, a coletividade, o companheirismo, e muitas outras coisas”, contou Marcos, que acrescenta “A leitura é até os dias de hoje a janela mais concreta para obter conhecimento, sem contar que a leitura é algo que o indivíduo se utilizará para o resto de sua vida. Acredito que esta contribuição será valiosa paras estas crianças que participam do projeto com o passar dos anos”.

        O desejo dele é que o projeto seja realizado também em outras localidades da cidade de João Pessoa, futuramente.

        Conto dos desafios

        Para desenvolver o projeto, o grafiteiro e universitário encontrou forças justamente nos desafios apresentados pela realidade social e educacional que enxergava. Segundo ele, uma das realidades que o motivou foi perceber que muitas crianças ficavam na frente de sua casa e dos vizinhos roteando o seu sinal de internet para utilizar as redes sociais e outras opções da internet.  “Aquilo foi me causando uma inquietação”, confessou Marcos.

        Outro fator externo motivador do projeto, conforme Marcos, foi a burocracia nas bibliotecas de escolas onde trabalhou como educador.

        Após a motivação inicial de enfrentar estes desafios, ele precisa, agora, enfrentar outros. Desta vez, na manutenção da “Casa dos Contos”. Entre eles, conforme o grafiteiro, está a falta de apoio financeiro instituições privadas e até mesmo do poder público, há uma grande dificuldade, também, segundo ele, para conseguir a matéria prima: os livros, e como o material fica exposto na rua, às vezes os livros acabam não voltando para a casinha.

        Mas estas não são as únicas. Mais uma barreira precisa ser encarada. "É preciso enfrentar também a falta de entendimento de alguns da comunidade sobre importância deste projeto", ressaltou.

        Para superá-las, Marcos disse ter criado uma página no Facebook onde começou a pedir doações de material literário a amigos, pois o projeto, atualmente, funciona por meio de doações. Quem quiser ajudar pode procurar nas redes sociais o “Projeto literário Casa dos Contos”.

RAMOS< Felipe. Portal G1, 13 ago. 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/08/grafiteiro-cria-casinha-de-livros-para-crianças-de-sua-comunidade-na-pb.html. Acesso em: 24 jul. 2019.

Entendendo a notícia:

01 – Qual é o nome do grafiteiro que criou a "casinha" de livros para crianças na Comunidade Renascer I?

      Marcos Cristiano, conhecido como "Perfect".

02 – Qual é o nome do projeto literário criado por Marcos Cristiano?

      O projeto é chamado "Casa dos Contos".

03 – Com que materiais Marcos Cristiano construiu a "casinha" de livros?

      Ele usou um sofá reciclado e livros usados.

04 – Qual é o principal objetivo do projeto "Casa dos Contos"?

      Combater a estatística de violência e outros problemas sociais na comunidade, além de promover a leitura e cidadania entre as crianças.

05 – Onde a "Casa dos Contos" está localizada?

      Em frente à residência de Marcos Cristiano, no bairro do Varadouro, em João Pessoa.

06 – O que motivou Marcos Cristiano a criar o projeto?

      A inquietação causada pelos problemas sociais da comunidade, como tráfico, prostituição, violência, falta de cultura, lazer e esporte, além de ver crianças usando o sinal de internet na frente de sua casa.

07 – Quais são alguns dos desafios enfrentados pelo projeto "Casa dos Contos"?

      Falta de apoio financeiro, dificuldade em conseguir livros, livros não retornarem para a casinha e a falta de entendimento da importância do projeto por parte da comunidade.

08 – Como Marcos Cristiano arrecada os livros para a "Casa dos Contos"?

      Por meio de doações, solicitadas através de uma página no Facebook.

09 – Quais são alguns dos benefícios que Marcos espera proporcionar às crianças com o projeto?

      Incentivar a leitura, a cidadania, a coletividade e o companheirismo, além de proporcionar uma janela para obter conhecimento.

10 – Quais são os planos futuros de Marcos Cristiano para o projeto "Casa dos Contos"?

      Expandir o projeto para outras localidades da cidade de João Pessoa.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário